Produtos e novidades em Celular e Smartphone

Celular com 5G: quais serão os primeiros smartphones com a tecnologia?

Próxima geração de redes móveis pode ser até 50 vezes mais rápida do que o 4G.

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Embora a cobertura 4G ainda não esteja completamente estabelecida no mundo, a internet 5G já é uma grande promessa. Com a notícia do lançamento do Qualcom Snapdragon 855 — o primeiro processador compatível para celulares com essa tecnologia —, os rumores de que o 5G já integrará novos smartphones começaram a despontar.

Entre os fabricantes que anunciaram o desenvolvimento de celular com 5G estão a Huawei, a Motorola, a Samsung e a Xiaomi. Continue a leitura do artigo e confira quais possíveis modelos terão compatibilidade com a quinta geração da conexão móvel, que promete ser até 50 vezes mai rápida do que a quarta geração.

Motorola

Em agosto de 2018, a Motorola anunciou o novo Moto Z3. O smarthone top de linha já está sendo comercializado em alguns países. No entanto, os modelos compatíveis com a internet 5G só começarão a sair em 2019. Apesar no passo à frente, o Moto Z3 não será capaz de integrar à nova tecnologia sozinho.

A compatibilidade dependerá de um Moto Snap, um acessório modular que poderá ser fixado nas costas do celular magneticamente. Os smartphones que receberão o sinal de internet 5G sem a necessidade de um acessório periférico já estão sendo desenvolvidos.

Lançamento da Motorola em 2018 tem Moto Snap que dá compatibilidade ao 5G

Xiaomi

A marca chinesa Xiaomi não ficou para atrás e revelou o lançamento de um novo modelo do Mi Mix, o Mi Mix 3. O smartphone terá conectividade com a internet 5G por meio do modem Snapdragon X50. O aparelho será, também, o primeiro a ser lançado com o processador Qualcom Snapdragon 855.

Além disso, os rumores são de que o Mi Mix 3 terá um display ocupando quase 94% da parte frontal do aparelho e memória RAM de 10 GB, superior ao modelo Galaxy Note 9, da Samsung.

Ainda não há previsão de chegada no Brasil, principalmente porque a empresa não comercializa oficialmente em nosso território há alguns anos, mas deve ir para as lojas de alguns países ainda em 2019.

Huawei

A Huawei já anunciou o fechamento contrato com mais de 20 países para fazer o uso do 5G. Desso modo, a fabricante chinesa promete ser a número um no mercado de smartphones em alguns anos.

Atualmente, a empresa é uma das gigantes de tecnologia e a terceira maior fabricante de celulares do mundo, mas sofre boicote por alguns países da Europa e pelos Estados Unidos devido a uma suspeita de espionagem junto ao governo Chinês.

Huawei fechou acordo com 20 países para uso do 5G

LG

Junto à Sprint, uma operadora norte-americana, a LG também anunciou o desenvolvimento de um celular com 5G, com previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2019. As possíveis especificações técnicas do smartphone não foram reveladas, mas provavelmente será um aparelho com configurações top de linha.

Samsung

Assim como os outros grandes fabricantes, a gigante Samsung confirmou que lançará dois smartphones compatíveis com a tecnologia 5G ainda no primeiro trimestre de 2019. Os modelos são fruto de parcerias com as operadoras norte-americanas Verizon e AT&T.

É possível que a tecnologia faça parte de uma nova linha, e não do Galaxy S10, como algumas especulações apontavam. A ideia por trás disso seria permitir que os novos dispositivos servissem para testes de estabilidade da internet 5G para, somente com resultados mais maduros, integrar a linha Galaxy S.

 

Leia também:

 
O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone