Entenda antes de comprar em Celular e Smartphone

Celular com teclado físico ou virtual?

Descubra o melhor teclado para o seu próximo celular.

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

A escolha entre um celular com teclado físico ou com teclado virtual com certeza pesa na compra de um novo aparelho. Antes de fazer a sua opção, é necessário saber os prós e contras de cada um deles e o que você deve pensar para eleger o preferido.

Celular com teclado qwerty ou touch screenImportante destacar que muitos celulares hoje já usam o teclado QWERTY, tantos nos teclados físicos como nos virtuais, que significa a ordem da primeira fileira de letras do teclado. É o mesmo utilizado nos teclados de computadores e notebooks. Eles substituíram os teclados alfanuméricos, aqueles que eram feitos apenas de números, com três letras juntas em cada tecla.

A maior diferença entre os celulares com telado físico ou virtual é o tamanho deles. Os aparelhos com teclados físicos são normalmente maiores ou pelo menos mais pesados do que os que não possuem o teclado. Se não forem tão grandes, o tamanho da tela acaba diminuindo. Mesmo com teclados deslizantes (slider), a grossura do aparelho (e consequentemente o peso) acaba aumentando consideravelmente.

Ainda, celulares com teclados físicos podem se tornar desconfortáveis para dedos muito grossos ou mulheres que usam suas unhas longas, que acabam tocando mais de uma letra ao mesmo tempo.

Já os teclados virtuais estão presentes em celulares touchscreen com tela maior, design mais fino e modelos mais leves. Eles aparecem na tela somente quando você precisa digitar algo. Apesar dessa vantagem, muitos usuários não conseguem utilizar os teclados virtuais na hora de digitar textos maiores, como e-mails, em função da dificuldade de sensibilizar a tela no local correspondente ao caracter desejado. Também é importante dizer que, se o aparelho não tiver uma sensibilidade boa na tela de toque, utilizar o teclado virtual pode ser difícil. Vale lembrar que existem teclados virtuais alfanuméricos também, normalmente encontrados em celulares com telas menores.

Ainda existem aparelhos que possuem teclados físicos deslizantes, slider. Ou seja, eles possuem teclados físicos que, quando fechados, o usuário pode usar apenas o teclado virtual. Esses tipos de celular ainda sofrem com o peso, mas são uma boa opção para quem prefere teclado físico para textos longos e não se importa em usar o virtual para pequenas mensagens.

Finalmente, a melhor opção é testar o celular e ver qual teclado é mais confortável para seus dedos. Ainda leve em conta se o peso e tamanho do aparelho são importantes para você. Atualmente os fabricantes fazem modelos com diversos formatos, com teclados de diversas formas, e por isso, é possível encontrar algum que você consiga se adaptar.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone