Celular para idoso na mão de homem de óculo e fones de ouvido

Celular para idoso: 5 modelos para comprar em 2021

Venha conhecer com a gente o melhor celular para idoso de 2021. Selecionamos diferentes modelos com recursos interessantes que vão agradar os idosos

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Muitos idosos estão na fase de “transição” para os smartphones, que são ótimos aparelhos para eles poderem se comunicar com toda a família de forma rápida e fácil. Para muitas dessas pessoas, não é necessário um modelo super potente, por isso o Zoom preparou uma lista com boas escolhas de celular para idosos que são baratos e entregam bom desempenho no uso básico.

Separamos cinco modelos de telefone para idoso que podem ser usados com aplicativos como o WhatsApp, Facebook, entre outros, e um “convencional”, sem acesso a essas funções, apenas para aquelas pessoas que buscam um aparelho apenas para ligações, por exemplo.

Veja a seguir a nossa seleção com o que o mercado tem de melhor em celular para idosos de 2021.

Mulher de camisa azul escuta música em seu celular para idoso
Veja os melhores modelos de celular para idoso (Foto: Shutterstock)

Como escolher um celular para idoso

Senhor de casaco azul sentado em sofa usando celular para idoso
Veja dicas de como escolher um celular para idoso (Foto: Shutterstock)

Para escolher um celular para idoso, nós devemos ter atenção em alguns detalhes. Idosos têm necessidades específicas, que precisam ser levadas em conta. Diferente dos mais jovens, que buscam os recursos mais avançados, os idosos buscam mais em um celular, funções que contribuam com a sua rotina e que sejam fáceis de usar.

Para te ajudar nesta missão, nós separamos algumas dicas que são essenciais para escolher um bom telefone para idoso. Confira com a gente:

  • Tela grande: A maior parte dos idosos, devido à baixa visão, tem problemas com letras e números pequenos. Então uma boa dica para comprar um celular para idoso, é optar por telas grandes. Mas não basta isso, outra dica é configurar o telefone para idoso para usar fontes maiores.
  • Botões grandes: Outra dificuldade que alguns idosos têm é na hora de digitar em modelos com tela de touch e botões muito pequenos. A dica de ouro é optar por modelos de touch com teclas grandes ou ainda um modelo com teclado físico. Esses, com certeza, serão boas opções de smartphone para idoso.
  • Botão de emergência: Outro aliado dos idosos é o botão de emergência. Com ele, você cadastra um número de telefone de um parente, que pode ser acessado diretamente através deste botão. Ele é perfeito para situações de emergência em que o idoso precise de socorro.
  • Interface limpa: Mais um problema que atrapalha os idosos são celulares cheios de acplicativos ou com muitas informações. A dica é optar por um celular para idoso com o mínimo de aplicativos (apenas os importantes). No caso de celulares Android uma boa opção é o uso de um aplicativo (Big Launcher, clique para baixar) que altera a interface, exibindo ícones grandes aumentando a acessibilidade.
  • Bateria: Um bom celular para idoso precisa ter uma bateria resistente. Nada de aparelhos que precisam de carregamentos constantes. Dê preferência para modelos com o mínimo de um a dois dias de autonomia.
  • Recursos Extras: Existem ainda outros recursos, que apesar de não serem essenciais, ajudam o dia a dia dos idosos. Os que mais se destacam são a lanterna, o rádio FM e uma câmera de qualidade. Procure essas ferramentas ao investir num smartphone para idoso.

Galaxy A10s

Apesar de não ser um celular para idoso especificamente, o Galaxy A10s é uma ótima opção para eles. Possui uma tela grande, de 6,2 polegadas com resolução HD e notch em formato de gota, um detalhe de design comum nos modelos mais recentes. Sua bateria tem 4.000 mAh e promete um dia completo de autonomia.

Seu processador é o Helio P22, que junto aos 2 GB de RAM, é indicado para rodar apps leves do dia a dia, como redes sociais, aplicativos mensageiros, navegadores de internet, entre outros. Esse aparelho tem 32 GB de armazenamento interno para guardar arquivos, mas aceita cartão de memória para expandir esse espaço.

Por que o A10s é um bom smartphone para idoso?

  • Conta com tela grande com boa resolução
  • Espaço suficiente para os apps básicos e arquivos
  • Bateria com autonomia para pelo menos um dia
  • Câmeras traseira e frontal para boas fotos

Positivo P70

Alguns idosos ainda não se acostumaram com a tecnologia de touchscreen, por isso o P70 é uma excelente opção, pois usa o sistema de um smartphone e possui teclado físico. Esse telefone celular para idoso está equipado com Android, então você pode baixar apps populares como o próprio WhatsApp.

Este celular simples para idoso tem conexão 3G e memória interna expansível via cartão de memória, mas um ponto negativo é que sua tela é pequena, o que pode dificultar para alguns idosos na hora de enxergar o conteúdo.

Razões para o Positivo P70 ser um bom telefone para idoso:

  • Teclado físico facilita o uso de idosos
  • Tem rádio FM
  • Conta com acesso à internet
  • Possui sistema Android para aproveitar os apps como o WhatsApp

Multilaser MS50X (16 GB)

O MS50X é um smartphone para idoso da Multilaser excelente para quem gosta de aparelhos pequenos. Ele usa processador quad-core e tem apenas 1 GB de memória RAM, por isso não deve ser usado para aplicativos ou jogos pesados. Seu armazenamento interno é de apenas 16 GB, mas ele aceita cartão microSD para expansão desse espaço.

Esse aparelho é dual-chip e tem suporte a redes 4G, para que o usuário possa usar os dados móveis com melhor desempenho. Esse celular para idoso possui tela de 5,5 polegadas, mas tem resolução 480 x 960, não sendo a mais indicada para boa experiência ao assistir vídeos.

O que faz o Multilaser MS50X ser um bom celular de idoso?

  • Usa sistema Android com acesso aos principais apps
  • Suporta a rede 4G para melhor conexão a internet
  • Desempenho suficiente para apps leves
  • Memória interna pode ser expandida para salvar as fotos

Semp Toshiba Go! 3e

Baratinho, o Semp Toshiba Go! 3e é uma ótima opção de celular para idoso. Ele possui tela de 5 polegadas, um tamanho que agradará aqueles que ainda não se acostumaram com os celulares grandes. Esse modelo usa o Android 8.1, então você pode instalar apps da Play Store como o WhatsApp, Facebook, entre outros.

O telefone celular para idoso tem GPS integrado, entrada para dois chips e 8 GB de armazenamento interno, com espaço para cartão de memória.

Por que o Semp Toshiba Go! 3e é um bom telefone celular para idoso?

  • Tela de 5" que vai agradar os idosos
  • Desempenho satisfatório para os apps do dia a dia
  • Câmera deve entregar boas fotos
  • Android pra usar o WhatsApp, Facebook e outros apps

DL Eletrônicos YC 130 2 Chips

Se você não precisa de um smartphone para idoso, o YC 130 é um celular flip baratinho que é ótimo para essa faixa etária. Ele possui um grande botão na sua parte externa para ser usado como função SOS, podendo enviar mensagens ou fazer chamadas SOS de forma rápida e prática.

Esse modelo possui teclado físico de fácil visualização, é dual-chip e tem rádio FM, além de entrada para fone de ouvido. Ele também conta com lanterna e bateria de longa duração. Sua interface é totalmente em português, o que facilita o uso para quem não tem experiência.

O que faz do DL Eletrônicos YC 130 um ótimo celular para idoso?

  • Conta com botão de emergência
  • Possui rádio FM para ouvir as melhores estações
  • Tem lanterna
  • Bateria promete durar bastante tempo

Quer conhecer outros modelos de celular com mais recursos? Então confira a nossa lista com os melhores celulares de 2021 e esta outra com os smartphones com melhor bateria, que devem ser boas opções de celular para idoso por durarem bastante longe da tomada.