A Consumer Eletronics Show (CES) já está chegando. De 8 a 12 de janeiro de 2019, os fãs de tecnologia de todo o mundo voltam suas atenções para a cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos, e descobrem quais os projetos e lançamentos das maiores empresas de tecnologia do mundo.

O evento é conhecido por apresentar as mais novas tendências em notebooks, smartphones, áudio e vídeo, gadgets, drones e tudo aquilo que adoramos. E, embora as notícias concretas sobre alguns dos lançamentos só sejam divulgadas nas entrevistas coletivas marcadas para os dias anteriores ao evento, alguns rumores e expectativas podem dar a dimensão do que esperar da próxima edição.

Painel da LG na CES 2018

Samsung pode apresentar "tela falante"

A Samsung já marcou sua tradicional conferência pré-CES para o dia 07 de janeiro. No evento, a fabricante sul-coreana promete anunciar as novas tecnologias que serão expostas na feira de Las Vegas.

Um dos rumores que cercam a apresentação é a respeito de uma possível tecnologia para emitir som através da tela. Ainda não se sabe ao certo se essa seria uma solução encontrada pela Samsung para evitar o notch ou furo na tela em seus próximos smartphones, uma vez que a saída de áudio na parte superior frontal seria desnecessária.

Outros palpites seriam a adoção da tecnologia em uma TV ou notebook, porém há receio quanto à qualidade do som, uma vez que as experiências prévias com esse tipo de display se mostraram pouco satisfatórias em relação às frequências mais graves.

Samsung pode apresentar celular com tela falante em 2019

Smartphone flexível ou Samsung Galaxy S10

Essa expectativa dos smartphones com tela dobrável também recai na Samsung, que costuma fazer bom uso do evento com a apresentação de suas maiores inovações. Porém, o pesquisador sênior da IHS Merkit, Tom Morrod, também atenta para a possibilidade de lançamento do novo Galaxy S10, que promete inovações como internet 5G – mais uma tecnologia bem esperada do evento, e câmera tripla.

O lançamento do S10 seria uma surpresa, no final das contas. A fabricante geralmente opta por lançar seu flagship em fevereiro (durante a MWC ou em uma data próxima).

Samsung pode apresentar smartphone dobrável na CES 2019

TVs para todos os gostos e ambientes

As linhas de Smart TVs Samsung também costumam aparecer entre os destaque do evento, e a fabricante já anunciou as novas The Frame e SERIF TV. Os modelos, que parecem quadros, têm foco em estética, mas no próximo ano, a intenção da marca é ampliar o público desses produtos para além dos profissionais e entusiastas de arquitetura e design de interiores.

A TV transparente da Samsung também pode dar as caras na CES 2019. Não há muitas informações sobre esse lançamento, mas a fabricante registrou a patente com o nome de "Window", o que dá a entender que realmente se trata de um aparelho com cara de janela, ou seja, através do qual podemos enxergar o outro lado.

TV Samsung transparente pode aparecer na CES 2019

TV enrolável da LG pode chegar aos consumidores

Espera-se que a LG aumente a gama de produtos da linha LG ThinQ, que apostam na inteligência artificial para aprender os hábitos de uso e prever ações, como já é visto nas Smart TVs LG ThinQ de 50" e 43".

E, por falar em Smart TVs, a marca também deve anunciar a sua TV enrolável. A tecnologia já foi apresentada em um protótipo em 2018 e é baseada no display OLED que, devido à sua construção, pode ser maleável como uma rede, ao contário das TVs LCD.

TV pode lançar TV enrolável na CES 2019

Você deve estar se perguntando: "Para que eu vou querer enrolar uma TV?". Bom, as aplicações podem ser diversas. Essa capacidade de adaptação pode permitir guardar o aparelho quando não estiver sendo usado (o que é ótimo para quem tem uma sala pequena, por exemplo). Também é possível adequá-la para o formato do conteúdo exibido, uma vez que estamos presenciando a transição entre o 16:9 e o 21:9.

A LG também deve apresentar o novo processador Alpha 9 (segunda geração), que será responsável pelo funcionamento das TVs OLED da LG em 2019.

Outro suspense fica por conta de um possível smartphone LG com tela dobrável, já que a marca é uma das cotadas para apresentar a novidade mais esperada da CES 2019.

Internet 5G também é aguardada nos smartphones Sony

Caso a internet 5G não venha da Samsung, a tecnologia pode ser um dos destaques da Sony, com um possível Xperia compatível com a nova geração de redes móveis. É possível que o smartphone seja um dos contemplados com o processador Qualcomm Snapdragon 855.

Também é provável que a marca realize o lançamento do smartphone intermediário premium Xperia XA3 de 5,9" e do intermediário Xperia L3 de 5,7".

Novos processadores e placas de vídeo da AMD e NVIDIA

A AMD pode aproveitar a CES 2019 para apresentar a 3ª geração de processadores Ryzen e outros produtos gráficos, como a nova placa Navi 10 de 7 nanômetros, baseada na séries RX-3000. O objetivo é competir com o poderoso modelo RTX 2080 da NVIDIA.

Por sua vez, a concorrente também não fica parada. Espera-se que a NVIDIA chegue ao CES 2019 com novas versões das placas RTX para notebooks RTX 2070 e RTX 2070 Max-Q, além das placas 2060, 2050 Ti e 2050.

AMD pode lançar placa de vídeo para concorrer com NVIDIA 2080

Canon PowerShot com novo sensor

Sensores otimizados e maior alcance de zoom são as novidades esperadas na Canon, já que a expectativa é que a marca lance as câmeras PowerShot G7 X Mark III e G9 X Mark III durante o evento.

Asus e Chrome OS

Uma das muitas fabricantes de notebooks que já tem a presença confirmada na CES 2019 é a Asus. Algumas notícias falaram que suas novidades devem focar no sistema operacional Chrome, com a chegada de um tablet Chrome de 10" e de novos modelos de notebooks com o sistema operacional, aumentando a geração de Chromebooks.

Resta descobrir se os lançamentos são direcionados para as categorias mais simples ou se a marca vai apostar em modelos mais avançados.

Com informações: BGR, Verge, Digital Trends e CNET

Leia também:

Mais sobre o /deumzoom: