Entenda antes de comprar em Celular e Smartphone

Como ajustar horário de verão no celular?

Horário de verão em 2018 terá início em novembro, saiba como ajustar seu relógio!

como ajustar horário de verão no celular
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

O horário de verão 2018 tem início no dia 18 de novembro, quando os relógios brasileiros devem ser adiantados em 1 hora nos estados em que é válido a regra (São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal).

Vale ressaltar que o fim ho horário de verão acontecerá no dia 16 de fevereiro de 2019 às 0h.

Apesar de ser algo comum na rotina de grande parte dos brasileiros, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como ajustar tal horário no celular. Neste artigo, explicaremos melhor sobre as características dele e também como configurar seu dispositivo móvel corretamente. Confira!


Leia também: Como cancelar mensagens no Whatsapp?

O horário de verão no Brasil

O horário de verão é um ajuste no sistema de horas, que faz com que o relógio seja adiantado, visando o melhor aproveitamento da luz do sol e a economia de energia elétrica, por meio da diminuição do uso de lâmpadas.
Ele coincide justamente com o fenômeno de solstício de verão, época em que um dos hemisférios está recebendo a luz do sol por mais tempo.

Atualmente, os estados no Norte e Nordeste não participam dessa variação. Isso porque eles estão mais próximos da Linha do Equador, o que faz com que o dia e a noite tenham a mesma duração.

A alteração do horário de verão no celular

Na maioria dos celulares, a alteração para o horário de verão acontece de maneira automática, pois os aparelhos já vêm configurados assim de fábrica. Especialmente nos casos dos aparelhos iOS e Android, se o horário estiver automaticamente configurado, você terá que desabilitá-lo.

Para ter mais controle e não ter uma mudança automática, é possível configurar o seu celular. Confira a seguir como fazer isso.

iOS

No caso dos aparelhos com iOS é preciso ir nos ajustes e acessar a configuração "Geral" seguida pela "Data e Hora". Para isso, desmarque a opção "Automaticamente" e selecione o Fuso Horário em que você está. Depois desmarque novamente a opção "Automaticamente", pois ela voltará devido à mudança no fuso.

Android

No Android, vá até as "Configurações", acesse o "Sistema" seguido pela "Data e hora". Ao acessá-la, desmarque o "Fuso Horário Automático" e selecione o fuso horário em que você está. Antes de finalizar a configuração, desmarque a caixa de "Data e hora automáticas".

Como mostramos, o horário de verão 2018 não se aplica a todas as regiões do país. Por isso, especialmente se for viajar entre locais com essas diferenças de horário, configure o seu celular para não haver confusão.

Aliás, falando em configurações para celular, você sabia que é possível economizar a energia do seu aparelho? Descubra no nosso artigo como fazer isso!

Leia também: Saiba como escolher um relógio social

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone