O lançamento de aplicativos de streaming de áudio, como o Spotify, mudou a forma como o mercado consome música nos últimos anos. Se antes os lançamentos de CD's em mídia física eram ansiosamente aguardados pelos fãs, hoje é possível acessar discografias inteiras pelo celular.

O Spotify é um dos serviços de streaming mais utilizados no mundo. Com uma das maiores bibliotecas do mercado, conta com quase 200 milhões de usuários ativos todos os meses, sendo que quase metade são pagantes. E um dos recursos para assinantes é a possibilidade de ouvir músicas no modo offline. Quer saber como baixar músicas no seu Spotify? Continue lendo!

Quem pode baixar músicas no Spotify?

O recurso de músicas offline do Spotify é voltado apenas para os que aderem ao plano Premium do aplicativo. O plano individual custa R$16,90 por mês, mas também é possível assinar um plano familiar, de R$26,90 mensais, que dá direito a seis contas cadastradas no mesmo endereço.

Se você é novo no Spotify, pode experimentar o Premium gratuitamente por 30 dias antes de se decidir pela assinatura. Agora, se você já sabe que quer acesso ao recurso, saiba que estudantes universitários têm 50% de desconto na assinatura.

Como funciona o recurso de músicas offline?

Se há alguns anos o hábito de baixar músicas significava adquirir arquivos ilegais no formato MP3, hoje é possível escutar álbuns completos de maneira legal e facilitada. O recurso offline do Spotify permite que você selecione álbuns e playlists, além de episódios de podcasts, para fazer o download dentro da própria plataforma.

Diferente de antigamente, quando era preciso montar pastas de músicas e escolher um player para reproduzi-las, o Spotify utiliza a memória do seu celular (ou computador) para armazenar os arquivos. A grande diferença é que só é possível escutar as músicas dentro do aplicativo do Spotify, já que os arquivos são particionados em dezenas de pastas diferentes.

Assim, ao selecionar uma playlist, podcast ou álbum para ouvir offline, você só conseguirá reproduzi-los dentro do próprio Spotify. Isso, na verdade, está longe de ser um problema, já que a plataforma do aplicativo é extremamente organizada e é fácil e rápido encontrar o que você quer.

Como habilitar o recurso de músicas offline do Spotfy?

Se você já tem a sua conta Premium ativada no Spotify, é muito fácil habilitar o download de músicas offline. Veja!

No computador

No aplicativo para computador, vá até o player e acesse a lista de reprodução, álbum ou podcast que deseja baixar. No canto direito, há uma opção de "Disponível offline" ou "Baixar", como é possível ver abaixo:

Como baixar músicas no spotyfi passo 1

Ao ativar a opção de Download, o aplicativo automaticamente baixa as músicas, permitindo que você as escute mesmo se não tiver conectado na internet.

Esse recurso, no computador, é muito útil para notebooks utilizados em viagens, já que a maioria dos computadores desktop estão praticamente todo o tempo conectados na internet.

Como baixar músicas no spotyfi passo 2

No smartphone

Se você quer ativar o recurso de músicas offline no seu smartphone, saiba que o processo é muito semelhante e fácil de ser feito.

Basta acessar o conjunto de músicas que você quer baixar, como álbuns, playlists e podcasts, e acionar o interruptor "Disponível offline" (ou "Baixar", nas versões mais atualizadas), como é possível ver abaixo:

Como baixar músicas no spotyfi passo 3

Lembre-se que o Spotify baixará os arquivos na memória do seu telefone. Portanto, é essencial que você tenha espaço suficiente para as músicas escolhidas. A possibilidade de utilizar esse recurso faz com que muitas pessoas baixem músicas para viajar (quando não há sinal de celular) ou mesmo para simplesmente poupar os dados móveis do pacote de internet.

Por isso, é grande a chance de você acabar habilitando várias playlists diferentes no modo offline e comprometendo a capacidade de armazenamento do seu smartphone.

Geralmente, as músicas são baixadas apenas em conexões Wi-Fi, pois consomem muitos dados da internet. Entretanto, se você tem um plano ilimitado ou precisa fazer o processo com urgência para algumas músicas, é possível habilitar essa função facilmente:

  • Toque em "Sua Biblioteca";
  • Vá em "Configurar";
  • Toque em "Qualidade da Música";
  • Na seção de Download, habilite a opção "Baixar Pela Rede Celular".

Como colocar o Spotify em modo offline?

O Spotify também tem um recurso que coloca todo o aplicativo em Modo Offline. Nesse modo, só é possível escutar as músicas que você já baixou previamente.

No Mac, é só seguir os passos abaixo:

  • Abra o aplicativo do Spotify;
  • Clique em "Spotify" no menu Apple do seu Mac, no canto superior da tela;
  • Selecione o "Modo Offline".

Já no Windows, o processo é parecido, seguindo os passos:

  • Abra o aplicativo do Spotify;
  • Clique em "Arquivo" no menu Windows, no canto superior da tela;
  • Selecione o "Modo Offline".

No smartphone ou tablet:

  • Toque em "Sua Biblioteca";
  • Vá na opção "Configurar";
  • Toque em "Reprodução";
  • Ative a chave da opção Offline.

Onde baixar o aplicativo?

Gostou das dicas de como baixar músicas no Spotify? Então, para ter o aplicativo no seu PC ou Mac, é só clicar neste link. Já para os smartphones, o Spotify está disponível na Play Store, para dispositivos Android, e na App Store, para iPhone. É só baixar e prosseguir com o cadastro, que pode ser feito por e-mail ou até mesmo pela conexão direta com o seu Facebook.

Aproveite o download do Spotify e também garanta já o seu aplicativo do Zoom, disponível para Android e iOS! Com ele você consegue comparar os preços e descobre as melhores ofertas disponíveis do produto que você quer nas mais de 300 lojas confiáveis em todo o Brasil!


Leia mais: