Bloquear um celular pelo IMEI – espécie de CPF que identifica o smartphone – é um dos procedimentos imediatos indicados em caso de roubo ou perda do aparelho. Fazendo isso, você trava o telefone, o que dificulta o acesso de pessoas não autorizadas a informações pessoais armazenadas, como senhas, documentos e fotos.

Cabe ressaltar que já existem táticas usadas por criminosos para desfazer o bloqueio do IMEI. Por isso, é recomendável apagar os dados do smartphone o mais rápido possível por meio de ferramentas de acesso remoto, como o "Encontre o meu dispositivo" em celulares Android, e o "Buscar meu iPhone" nos aparelhos com iOS.

E aí, pronto para descobrir o IMEI do seu smartphone? Então, fique ligado nas dicas abaixo!

1. Como descobrir o IMEI do celular

É possível encontrar o IMEI de um smartphone digitando o código *#06# no app de chamadas, como se fosse ligar para alguém. Caso você não tenha mais o celular em mãos, olhe a caixa do produto – o IMEI costuma ficar próximo ao código de barras.

Donos de Android também podem acessar o serviço "Encontre meu dispositivo", do Google (https://www.google.com/android/find), e fazer o login com a mesma conta vinculada ao smartphone. Depois, é só tocar no ícone "i" ao lado do nome do celular, para ter acesso ao IMEI.

Se o seu aparelho perdido é um iPhone, entre em https://appleid.apple.com/ e insira as credenciais da sua Apple ID para continuar. Por fim, siga até a seção "Dispositivo" e toque sobre o ícone do celular do qual deseja descobrir o IMEI. O número será exibido em um balão pop-up.

2. Ligue para a sua operadora

Com o IMEI em mãos, entre em contato com a sua operadora pelos canais oficiais de atendimento, como o telefone ou site. Além do IMEI, também é possível pedir para bloquear o chip SIM do aparelho. Assim, ninguém terá acesso ao seu número e às contas vinculadas a ele.

A operadora pode pedir a confirmação de documentos do dono da linha telefônica, como RG e CPF, além do Boletim de Ocorrência, em caso de roubo ou furto.

Sabemos que situações de perda o roubo são desagradáveis. Mas, se você acabou de passar por isso, não desanime! A vida continua e aqui no Zoom você encontra as melhores dicas para encontrar seu celular novo.


Leia também: Os Melhores Celulares Custo/Benefício do Momento