Entenda antes de comprar em Celular e Smartphone

Como comprar um celular para fotos e vídeos?

Dicas para tirar boas fotos e filmagens.

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Muita gente acha que não é possível tirar boas fotos com celulares. Isso não é verdade. Porém, para que você consiga bons resultados, é necessário antes ter atenção em alguns detalhes nos celulares com câmera. Qual é a resolução da câmera embutida? É um celular com flash? Consegue gravar vídeos com quantos frames por segundo? Se você ainda está confuso quanto a isso, pode ficar tranquilo. É só acompanhar as dicas a seguir para conseguir bons resultados.

Flash: Este recurso tem se tornado bastante comum nos celulares disponíveis hoje no mercado, embora esteja mais presente nos modelos mais caros. Geralmente, os celulares com flash são feitos a partir de um Led branco extremamente luminoso, ele permite que a cena seja levemente iluminada enquanto você fotografa, evitando assim borrões durante o disparo. Alguns modelos permitem ainda o seu uso durante filmagens, o que é ideal para ambientes com pouca ou nenhuma luz disponível.

Resolução

É complicado comparar celular com câmera até mesmo com uma câmera compacta. O tamanho reduzido muitas vezes resulta em perda de resolução ou quantidade muito grande de ruído nas imagens capturadas. Tudo isso ocorre graças à grande redução do tamanho do sensor usado. Por isso, é ideal procurar celulares com 5 megapixels ou mais de resolução. Assim, fica mais fácil reduzi-las na hora de postar na Web ou até mesmo imprimi-las, fazendo com que os ruídos fiquem menos aparentes, ao mesmo tempo que o nível de detalhes se mantém.

Gravação de vídeos

Não tão requisitada quanto as fotos, o sistema de gravação de vídeos também está bastante presente nos celulares. Em alta qualidade, principalmente nos smartphones. Só que neste caso, existem alguns poréns semelhantes a serem seguidos para que o resultado final seja de qualidade. Em primeiro lugar, temos a resolução, tão importante quanto no caso das fotos. Porém, é necessário ter atenção quanto à quantidade de frames por segundo podem ser gravados pela câmera. Alguns modelos conseguem capturar uma taxa reduzida de frames, resultando em filmagens "puladas" ou borradas. O ideal é que a câmera consiga capturar imagens com no mínimo 25 frames por segundo. Menos que isso, é pedir para ter problemas. Um celular HD, ou seja, que faça vídeos em alta resolução, já não é tão caro e pode ser uma ótima opção se você gosta de fazer vídeos em qualquer lugar.

Memória

Hoje é comum encontrar celulares com câmera que possuam memória interna de 2, 4, 8GB de armazenamento disponível, mas ainda assim, é bom contar com um equipamento capaz de armazenar fotos e vídeos em um cartão externo. Primeiro porque geralmente é muito mais fácil e rápido retirar o cartão do celular e plugar em uma porta USB qualquer do seu computador com a ajuda de um adaptador. Segundo porque é preferível ter sempre memória extra à sua disposição do que perder algum momento especial por falta de espaço. E como os cartões de memória são baratos, é uma maneira simples de dar um bom upgrade no armazenamento da câmera.

Tirar boas fotos em um celular com câmera e fazer filmagens aproveitáveis não é impossível, desde que você siga algumas destas dicas. No fim, tudo isso serve de parâmetro para quem deseja comprar um modelo de smartphone com foco neste tipo de uso. Pode até sair um pouquinho mais caro, mas os resultados certamente falarão por si só.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone