Mão segurando celular com filtros do Instagram em destaque

Como criar filtro no Instagram

Aprenda como criar filtro no Instagram para deixar seus Stories mais apelativos e veja celulares com boas câmeras para arrasar no app

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 7 min. de leitura.

Compartilhe:

Os filtros de Instagram são tão populares que tem até quem não consiga mais postar uma foto sem um deles. O próprio Instagram já tem filtros básicos, mas também dá para criar e compartilhar as suas próprias versões - desde maquiagens e decorações para selfies até jogos e imagens engraçadas para representar o humor. Quer saber como criar filtro no Instagram? Aprenda agora o passo a passo e as melhores dicas para começar a fazer as suas criações!

Duas mulheres jovens de óculos escuros tirando uma selfie com o celular em um dia de sol
Os filtros de Instagram colocam efeitos ou decorações nas suas fotos e vídeos (Foto: Shutterstock/Foxy burrow)

Como criar um filtro no Instagram: o que eu preciso?

Para começar, você precisa saber que não tem como criar filtro para Instagram direto na rede social. Por isso é necessário usar um software para computador chamado Spark AR Studio. Ele é legítimo e usado amplamente para a criação de filtros.

Mas, por causa disso, ainda não tem como criar filtro no Instagram pelo celular diretamente. Você pode até testá-lo pelo celular, mas vai precisar de um computador ou notebook para usar o programa. E é importante ressaltar que, apesar de o site estar em português, o software está em inglês.

Parte de um celular com o aplicativo Instagram mostrando os círculos dos stories e um fundo amarelo
Os filtros do Instagram são muito usados nos stories (Foto: Shutterstock/PixieMe)

Outro detalhe essencial é saber como os filtros de Instagram funcionam. A grande maioria usa a realidade aumentada, uma tecnologia que coloca imagens virtuais em cima do cenário real através da câmera. É por causa dessa tecnologia que você pode mexer o rosto ou a câmera e o filtro continuar acompanhando.

Isso significa que você precisa criar um filtro que se adapte a um cenário em movimento e a rostos, se for o caso. Então leve isso em consideração ao planejar o design do seu filtro. Felizmente o Spark AR ajuda a tornar o seu filtro possível mesmo que não tenha experiência na área.

Passo a passo de como criar filtro no Instagram

Passo 1: Baixe o Spark AR Studio

Entre no site oficial do Spark AR Studio e clique em “baixar”. Após o download, clique no arquivo que foi baixado e siga as instruções para começar a instalação. Esse processo leva alguns minutos.

Passo 2: Faça login com a sua conta do Facebook

Abra o programa e faça login com o Facebook. Como ele faz parte do Facebook e os filtros passam por processo de verificação antes de ir para o Instagram, você precisa usar o cadastro na rede para criar filtros.

Passo 3: Comece um novo projeto

Para iniciar o processo de como criar filtro no Instagram, você precisa clicar em “Create Project”. No projeto, vá até o painel “Scene” e clique em “Add Object”.

Tela de exemplo do software Spark AR Studio de criação de filtro do Instagram
Para começar um projeto, você precisa clicar em “Add Object” (Foto: Divulgação/Spark AR)

Passo 4: Escolha o tipo de filtro

Na nova janela que abrirá, você poderá escolher entre fazer filtro para rosto ou para um plano ou cenário. Para fazer um filtro de selfie que acompanha o rosto da pessoa, clique em “Face Tracker”. Em seguida vá em “Add” e então em “Plane”. O programa vai localizar o rosto no modelo e usar isso de referência para movimentar seu filtro de Instagram.

Tela de exemplo do software Spark AR Studio de criação de filtro do Instagram marcando ferramenta Face Tracker
Face Tracker é a ferramenta para criar filtros para selfies (Foto: Divulgação/Spark AR)

Passo 5: Adicione a imagem do filtro

Clique no botão escrito “Add Asset”, localizado no canto inferior esquerdo. Ele vai abrir um novo menu com opções para colocar elementos no seu filtro de Instagram. A melhor maneira para iniciantes é seguir em “Material” e depois em “Import From Computer”.

Aqui você precisa já ter a imagem para seu filtro pronta e no computador. Você pode fazer uma palavra, frase ou desenho através de um programa de edição de imagem e então só importar o aquivo salvo para o Spark AR.

Tela de exemplo do software Spark AR Studio de criação de filtro do Instagram com foco na parte debaixo do programa
Você deve importar a imagem do computador para o seu filtro (Foto: Divulgação/Spark AR)

Passo 6: Selecione a imagem

Uma linha chamada “material0” vai aparecer no painel “Assets”. Clique nele. No painel no lado direito, selecione “Texture” e escolha o arquivo que acabou de importar.

Passo 7: Vincule o elemento ao filtro

No painel “Scene”, clique em “Plane0”. Essa ação vai mudar novamente o que aparece no lado direito do programa. Vá na opção “Materials” e escolha “material0”, que contem a imagem do seu filtro. Agora você conseguirá ver como a sua imagem aparece no filtro.

Caso queira ajustar a posição do elemento, você faz isso em “Transformations”. “Position” muda a posição, “Rotation” permite girar a imagem e “Scale” aumenta ou diminuiu seu tamanho. Quando estiver satisfeito, é hora de exportar seu filtro de Instagram.

Passo 8: Exporte seu filtro

No canto inferior esquerdo, clique no ícone de seta apontando para cima para exportar seu filtro. Uma nova janela abrirá com informações da publicação, como o tamanho do arquivo para vários dispositivos e plataformas.

Tela de exemplo do software Spark AR Studio de criação de filtro do Instagram com foco no canto com ícone de publicação
Quando terminar seu filtro, você deve exportar o arquivo para poder publicá-lo (Foto: Divulgação/Spark AR)

Passo 9: Publique o filtro no site

Para seu filtro ir para o Instagram, você precisará enviá-lo pelo site do Spark AR. Assim que a exportação terminar, um pop up de confirmação vai aparecer. Clique no botão “Open Spark AR Hub” para abrir no navegador. Para facilitar, o site está em português.

Clique em “Começar” e siga as instruções, preenchendo os campos de acordo com seu tipo de filtro. Marque se é conta pessoal ou comercial, se é para Instagram e/ou Facebook, defina um nome e assim por diante. Faça upload do filtro e também de uma miniatura que o represente e vá em “Avançar”.

Passo 10: Teste o filtro

Na próxima página você poderá visualizar como seu filtro ficaráno Instagram. Se estiver tudo de acordo, siga para a próxima página, escolha uma categoria e faça upload de um vídeo de até 15 segundos usando ele.

Passo 11: Envie para análise

O processo ainda inclui mais algumas páginas para definir quando o filtro de Instagram ficará disponível e incluir a descrição dele. No final você poderá checar todas as informações e então enviar para análise. Segundo o Spark AR, eles tem até cinco dias para analisar e dar umretorno. Se aprovado, estará feito e disponível na sua aba de filtros no perfil do seu Instagram!

Agora você sabe como criar filtro no Instagram e pode fazer filtros diferentes seguindo esses passos. Depois de se acostumar com o programa você poderá explorar outros tipos de filtros mais complexos.

Mãos segurando celular com Instagram aberto na página de perfil do usuário, com um notebook ao fundo
Após ser publicado, o seu filtro fica público no seu perfil (Foto: Shutterstock/AngieYeoh)

Dicas de como criar filtros para o Instagram

Usar os seus próprios filtros de Instagram já é legal, mas melhor ainda quando outras pessoas passam a utilizá-los também. Ainda mais se seu objetivo for criar um filtro para representar ou divulgar a sua marca. Por isso, separamos algumas dicas para você fazer bons filtros.

Planeje antes de começar

Pode ser frustrante ter muitas ideias de como criar filtro no Instagram e não saber por onde começar. Então planeje como você quer que seu filtro seja antes de tudo. Faça rascunhos, teste no programa de edição de imagem e tente variações da sua ideia original até encontrar a melhor ideia.

Aproveite tendências e memes

Memes, frases e tendências são pilares nas redes sociais. Aproveitar um elemento que está popular no momento no Instagram pode ser uma ótima ideia para fazer seu filtro ser mais usado. Não é para fazer igual, mas você pode se inspirar no que está na moda para fazer a sua leitura e criar um filtro popular.

Explore as ferramentas do Spark AR Studio

O Spark AR Studio é um software bem completo para criar filtros de Instagram. A princípio pode ser confuso de usar e o ideal é realmente começar com o básico. Mas não tenha medo de explorar os recursos do programa de vez em quando. Porque é justamente tentando e errando que você aprende quais ferramentas pode usar para fazer um filtro de Instagram exatamente como queria.

Faça testes

Nem sempre o filtro vai sair como quer de primeira, mas não se desanime. Faça testes dentro e fora do software movimentando os modelos e gravando vídeos. Verifique todos os ângulos e busque por falhas. Com isso verá o que tem que corrigir para ter sucesso e saber como criar filtro no Instagram de qualidade.

Divulgue seu filtro

Se você quer que seu filtro de Instagram seja usado, entãoprecisa divulgar. Mostre-o em comunidades de criadores de filtros, use você mesmo nos seus stories para demonstrá-lo em ação e mande para seus amigos.

Se inspire em outros filtros

Como criar filtro no Instagram não é tão trivial, principalmente na primeira vez, você usar filtros de outros usuários de inspiração para fazer o seu. Para encontrar filtros direto no aplicativo, abra o stories, clique em um dos efeitos que já tem e então na seta que aparece abaixo da tela. Vai aparecer um botão de “procurar efeitos”. Basta clicar e navegar pela galeria, podendo escolher até entre temas, como selfies, engraçados e jogos.

Reprodução de tela de celular do aplicativo Instagram na página de galeria de efeitos e filtros de Instagram
Conhecer os filtros de Instagram de outros usuários é ótimo para se inspirar (Foto: Reprodução)

Sugestões de celulares para criar conteúdo no Instagram

O Instagram é uma boa plataforma para criar conteúdo e divulgar uma habilidade, uma ação ou uma empresa. Mas dificilmente vai chegar lá sozinho. É preciso ter estratégias para ganhar seguidores, como entender seu público e fazer sorteios conforme cresce na rede. E, principalmente, precisa ter um conteúdo de qualidade.

Saber como criar filtro no Instagram é um diferencial para incrementar suas imagens. Mas você também precisa de um celular com uma boa câmera para fazer as fotos e vídeos para a sua página. Leia nosso artigo de melhor câmera de celular de 2021 para ver as melhores opções e confira abaixo algumas ofertas.