Como desativar o Instagram pelo celular e pelo computador

Veja como desativar o Instagram pelo celular e pelo PC. O procedimento é temporário e você pode voltar a qualquer momento. Confira!

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

É possível desativar Instagram pelo celular de forma fácil, se você estiver cansado de postar fotos ou fazer Stories na rede social. O procedimento pode ser feito a qualquer momento e, caso se arrependa, basta fazer login no app para ativar a conta novamente.

O usuário que decidir fazer o processo de como desativar o Instagram temporariamente não precisa ter pressa para reativar a conta, pois a rede social não irá excluir o perfil sem autorização do dono, mesmo que ele fique mais de um ano sem usar. Inclusive, é importante ressaltar que o processo para excluir sua conta permanentemente é diferente. Se esse é o seu objetivo, veja esse outro sobre como excluir Instagram.

Caso esteja buscando desativar o Instagram simplesmente por não ter espaço para usar muitos apps em seu celular, vamos indicar boas opções de celulares sem gastar muito no fim do artigo.

Como desativar o Instagram: veja passo a passo pelo celular e PC (Foto: Shutterstock)
Como desativar o Instagram: veja passo a passo pelo celular e PC (Foto: Shutterstock)

Como desativar o Instagram temporariamente pelo celular

Com as atualizações recentes, agora não é mais possível desativar a conta do Instagram dentro do próprio aplicativo. Para realizar o procedimento é preciso abrir um navegador no celular e entrar na rede social. Veja, a seguir, como desativar o Instagram temporariamente.

Passo a passo de como desativar conta do Instagram pelo smartphone

Passo 1. Acesse instagram.com. Depois de fazer login, vá no seu perfil do Instagram. Então, clique na opção "Editar Perfil".

Como desativar o Instagram: acesse seu perfil para desativar o Instagram (Foto: Arte/Zoom)
Como desativar o Instagram: acesse seu perfil para desativar o Instagram (Foto: Arte/Zoom)

Passo 2. Role a tela para baixo e toque em "Desativar minha conta temporariamente". Na página seguinte, é preciso dizer o motivo de estar desativando a conta e inserir a senha novamente. O próprio Instagram dá opções de respostas. Quando acabar de preencher, clique em "Desativar conta temporariamente".

Como desativar conta do Instagram: explique o motivo e confirme que deseja desativar Instagram (Foto: Arte/Zoom)
Como desativar conta do Instagram: explique o motivo e confirme que deseja desativar Instagram (Foto: Arte/Zoom)

Só é possível fazer esse procedimento de como desativar o Instagram uma vez por semana. Caso se arrependa, basta fazer login no app novamente para recuperá-la. Quando a conta for desativada, ninguém mais poderá ver o seu perfil. No entanto, se for reativada, todas as fotos e seguidores ainda estarão lá.

Como desativar o Instagram pelo computador

O procedimento de como desativar o Instagram pelo PC é semelhante ao passo a passo no celular: você deve acessar o site e definir o motivo pelo qual deseja dar um tempo da rede social. A ação também é reversível, basta fazer login no app para voltar a usar a conta. Veja como desativar o instagram temporariamente pelo computador.

Passo a passo de como desativar conta do Instagram pelo PC

Passo 1. Acesse o site instagram.com/accounts/remove/request/temporary/ no navegador do seu PC. Então, faça login com o seu perfil do Instagram. Agora, selecione o motivo pelo qual você decidiu fazer o procedimento de como desativar conta do Instagram.

Como desativar Instagram: também é possível fazer procedimento pelo PC (Foto: Reprodução/Zoom)
Como desativar Instagram: também é possível fazer procedimento pelo PC (Foto: Reprodução/Zoom)

Passo 2. Por fim, preencha sua senha e confirme a ação em "Desativar conta temporariamente".

Como desativar conta do Instagram: confirme a ação no PC (Foto: Reprodução/Zoom)
Como desativar conta do Instagram: confirme a ação no PC (Foto: Reprodução/Zoom)

Desativar Instagram: como voltar para a rede social

Se você fez o procedimento de como desativar o Instagram, mas resolveu voltar a usar a rede social, saiba que é muito simples. Para acessar novamente sua conta, basta abrir o aplicativo no seu smartphone e fazer login utilizando seu nome de usuário e senha. Todos os seus posts, seguidores e contas que você segue ainda estarão lá.

Aproveite e veja outras dicas sobre o Instagram:

Como desativar o Instagram de maneira definitiva pelo celular

Se você quer desativar Instagram permanentemente, o procedimento é bem simples, mas um pouco diferente. Nesse caso, tenha certeza de que você deseja realmente excluir o Instagram, pois não é possível desfazer o procedimento e você vai perder todas as informações da sua conta.

Passo a passo de como desativar conta do Instagram para sempre e excluir o perfil

Primeiro, acesse o seguinte endereço pelo navegador do celular: instagram.com/accounts/remove/request/permanent/. Depois, faça login no perfil que deseja deletar e, então, selecione o motivo pelo qual você quer desativar o Instagram permanentemente. Por fim, digite a sua senha e confirme a ação tocando no botão "Excluir". Então, a rede social irá te informar a data em que a conta será deletada.

Ação para desativar Instagram para sempre (Foto: Arte/Zoom)
Ação para desativar Instagram para sempre (Foto: Arte/Zoom)

Se você quiser conhecer outras redes sociais, enquanto dá um tempo do Instagram, aproveite para conferir nossos artigos sobre o app de vídeos curtos TikTok e sobre o Clubhouse, que permite apenas conversas por voz. Outra dica interessante é Skoob, rede social para leitores.

Celulares com boa memória interna para usar muitos apps

Se o motivo pelo qual você buscou descobrir como desativar o Instagram é não ter espaço em seu celular para usar muitos apps, fique tranquilo. Temos opções de aparelhos com boa capacidade de armazenamento interno sem que você tenha que gastar tanto. Confira as ofertas abaixo e também a lista de melhor celular intermediário.