Entenda antes de comprar em Celular e Smartphone

Como economizar a energia do celular?

Reduzir o brilho de tela e desativar conexões que não estão em uso ajudam a economizar energia. Veja mais dicas!

como economizar a energia do celular
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Quem nunca saiu correndo para um tomada com o celular nas mãos, que atire o primeiro carregador portátil. Economizar bateria no celular é quase uma lição de sobrevivência nesses tempos conectados.

Mas algumas dicas simples podem deixar o seu smartphone ligado por mais tempo e acabar com "meu celular morreu, chama um Uber para mim?".

Veja 11 dicas para te ajudar a economizar energia no celular:

1. Diminuir o brilho de tela

A tela do smartphone é um dos elementos que mais consomem bateria do celular, e, quanto maior o tamanho e a resolução, maior o gasto de energia. Mas você pode economizar um pouco da carga ao reduzir a intensidade do brilho da tela nas configurações.

2. Reduza a duração de luz de fundo

Ainda sobre a tela, sabe aquele tempinho que o celular fica com a tela acesa depois que você coloca ele de lado? Então, essa luz de fundo pode ficar ligada por poucos segundos ou até um minuto. Coloque esse tempo mais curto e ganhe mais em duração de bateria!

3. Deixe de lado os planos de fundo animados

Os planos de fundo animados podem ser muito bonitinhos e divertidos, mas também são uma ótima maneira de gastar mais bateria do celular. Dê preferência a planos de fundo paradinhos e mais escuros, especialmente se você usar um celular com tela Super AMOLED.

4. Desativar Wi-Fi, GPS e Bluetooth

Mesmo que seu smartphone esteja paradinho do seu lado, ele está buscando sinal de Wi-Fi, conexões de Bluetooth e a localização. Então, se você não está em um local com sinal Wi-Fi disponível, não está transferindo informações por Bluetooth e não precisa dos serviços de localização, desative-os!

Normalmente os aparelhos têm atalhos para voltar com esses serviços rapidinho quando você precisar postar uma foto no Instagram e marcar o local, chamar um Uber ou quando chegar no Wi-Fi conhecido.

5. Desative a sincronização automática dos aplicativos

Outro recurso que faz o seu smartphone gastar bateria mesmo dentro do bolso é a sincronização automática de alguns aplicativos, que tentam enviar arquivos para a nuvem a todo momento. Para economizar bateria do celular, você pode marcar a opção de sincronização manual.

6. Faça a configuração dos aplicativos que rodam em segundo plano

Além da sincronização automática, alguns aplicativos ficam rodando em segundo plano, ou seja, continuam trabalhando (e consumindo bateria) mesmo quando fechados. Vá em configurações e escolha quais apps devem estar sempre em funcionamento, e lembre sempre de fechar os aplicativos que você não está usando.

7. Apague os aplicativos que você não usa

Mesmo que você não abra vários aplicativos ao mesmo tempo, ou nem lembre que alguns deles estão instalados, eles aumentam o consumo de energia do smartphones, que precisa trabalhar com mais informações armazenadas.

Então, veja quais são os aplicativos que você realmente utiliza e apague aqueles que você baixou e nunca mais entrou.

8. Escolha bem os Widgets

Isso também vale para os widgets, aquelas janelinhas da área de trabalho com informações sobre clima ou anotações do bloco de notas. Deixe apenas os que são realmente importantes e ajude na economia da bateria.

9. Configure volume de toque, alertas e o Modo Vibrar

Cada notificação, seja por som ou alerta de vibração, é um tantinho de bateria que diminui. E em tempos de grupos de Whatsapp, de e-mails que não param de chegar e das infames mensagens das operadoras, isso pode fazer uma diferença bem grande no gasto de energia.

Você pode reduzir esse gasto ao desativar o Modo Vibrar quando o telefone estiver com som, configurar quais aplicativos podem enviar notificações ou até silenciar algumas delas, como mensagens de texto ou avisos em grupos de mensagens online. Além de economizar bateria do celular, você também vai ter menos distrações do longo do dia.

10. Faça bom proveito do modo Economia de Energia

Muitos smartphones já chegam com o recurso Economia de Energia, com configurações automáticas que reduzem o gasto de energia em momentos críticos ao desativar alguns recursos, mas deixa as funções principais ligadas.

Você também tem a opção de configurar manualmente quais funções são desligadas e quais permanecem em funcionamento.

11. Desligue a internet do celular ou coloque o aparelho no Modo Avião

Mesmo com todos esses cuidados, pode acontecer do seu smartphone chegar muito próximo da temida bateria descarregada. Se você quiser guardar o que resta para uma emergência, desligue a internet, para que você possa usar as função de chamada e mensagens de texto, ou coloque o smartphone em Modo Avião.

Ele vai ficar sem sinal por um tempo, mas não vai te deixar na mão quando você mais precisar!

 

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone