Como fazer um podcast pelo celular?

Tutorial reúne dicas valiosas sobre microfone, apps de edição e até plataforma de hospedagem para seu podcast.

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Criar um podcast pelo celular é uma das formas mais simples de propagar seu conteúdo online. O formato já está em alta desde 2019, e não exige que você gaste muito para começar, basta ter alguns equipamentos básicos e usar os aplicativos certos.

Não importa se o seu smartphone é Android ou iPhone. Você pode gravar o áudio, editá-lo e depois disponibilizar tudo pronto nas principais plataformas de música do mundo, entre elas o Deezer, Spotify e o iTunes.

E aí, pronto para começar? Então, acompanhe o nosso tutorial a seguir e veja como se tornar um podcaster de forma simples.

Leia também: Os 15 Melhores Fones de Ouvido Bluetooth em 2020

O que é um podcast?

Entenda o conceito por trás desse formato de conteúdo

O podcast é como se fosse um programa de rádio, mas que é feito para consumo sob demanda, ou seja, você escolhe o assunto, quando e onde quer ouvir, já que é um programa gravado e disponibilizado em diversas plataformas diferentes. Graças à grande demanda de ouvintes procurando por este tipo de conteúdo, é possível encontrar podcasts dos mais diversos temas, então é bem provável que você consiga achar um do assunto que quer ouvir (ou do qual pretende falar).

Entenda o que é podcast. (Imagem: kubekinair/Shutterstock)
Entenda o que é podcast. (Imagem: kubekinair/Shutterstock)

Um dos diferenciais do podcast é que ele usa o feed RSS para chegar até o seu ouvinte. Ou seja, depois de fazer a assinatura no seu podcast, seu público não precisa sair procurando por novos episódios. Além disso, seria muito trabalhoso você ter que subir o seu podcast manualmente em cada plataforma, sendo que muitas nem dão essa possibilidade – por isso o uso do RSS é obrigatório nesses casos.

Essa tecnologia cria um link a partir de um site de hospedagem que você escolheu, e compartilha esse com todas as plataformas que você fez a integração. Assim, sempre que você gravar um episódio novo, você envia ele para esse site no qual seu podcast está hospedado e, então, o RSS faz a distribuição para todas as plataformas integradas, sempre notificando os ouvintes que assinaram.

Como fazer um podcast pelo celular?

A maneira mais “fácil” e barata de se fazer um podcast é usando o seu próprio celular. No entanto, é preciso que você tenha um aparelho com configurações pelo menos intermediárias, se quiser evitar qualquer tipo de dor de cabeça na hora de editar a sua gravação.

Mas fique tranquilo, não precisa ser um intermediário avançado e caro, modelos que tenham pelo menos 4 GB de memória RAM e um bom processador podem ser achados por preços abaixo de R$ 1.500, e atendem bem às necessidades aqui.

Veja algumas indicações de celulares com bom custo-benefício que são boas escolhas para essa tarefa.

Tenha um bom microfone externo ou fone de ouvido

Agora é hora de gravar o seu podcast, e ter uma boa qualidade de áudio é muito importante. Hoje muitos celulares já possuem microfones bons, mas o ideal é você usar um externo, que vai melhorar consideravelmente a qualidade da gravação.

Já existem diversos modelos de microfones externos para celular, e muitos desses têm um preço bem bacana, então você não precisa investir tanto assim no começo. Em rodas de conversa, é interessante ter um microfone omnidirecional, que capte o som em 360°.

Um dos modelos de microfone externo para celular. (Imagem: Divulgação/Lotus)
Um dos modelos de microfone externo para celular. (Imagem: Divulgação/Lotus)

Outra opção para quem grava apenas a própria voz é um fone de ouvido com microfone de qualidade, e uma recomendação neste caso são os fones TWS, cujos vários modelos possuem a tecnologia de redução de ruído em seus microfones. Você também pode escolher os headsets que tenham compatibilidade com celular, já que eles possuem um microfone com mais qualidade do que os modelos comuns, que são voltados apenas para escutar música.

Não se esqueça de gravar em um local que seja o mais silencioso possível, pois isso vai ajudar na qualidade do áudio, evitar que tenham ruídos e barulhos externos que atrapalhem a experiência do ouvinte.

Aplicativos para gravação e edição de áudio

Você pode optar por gravar diretamente pelos aplicativos de gravação que já vêm instalados no celular de fábrica, ou baixar outros que oferecem mais funções. Também será necessário fazer a edição do seu áudio, para cortar partes que não são necessárias e até inserir algumas músicas de fundo ou mesmo efeitos de áudio durante as conversas, deixando o papo mais descontraído.

O Anchor é um dos aplicativos mais completos para quem quer fazer um podcast. (Imagem: Divulgação/Anchor)
O Anchor é um dos aplicativos mais completos para quem quer fazer um podcast. (Imagem: Divulgação/Anchor)

Existem diversos aplicativos que fazem as funções citadas acima, alguns voltados para a gravação, outros para a edição e opções que já são bem completas, oferecendo ferramentas para todas as etapas, desde a gravação até a publicação do podcast. Veja algumas indicações de aplicativos.

  • Anchor: Permite que você grave, edite, insira efeitos sonoros e já disponibilize o podcast pelo próprio aplicativo. Disponível para Android e iPhones (iOS).
  • Spreaker Podcast Studio: Permite que você já grave, edite, distribua e análise os números de alcance de cada episódio do seu podcast. Disponível para Android e iPhones (iOS).
  • Podbean: Um aplicativo bem completo, desde a parte de você descobrir e escutar novos podcasts até gravar o seu próprio, com edição, efeitos sonoros disponíveis, transmissão ao vivo, integração com outras pessoas e outras funções. Disponível para Android e iPhones (iOS).
  • Bossjack jr: Aplicativo para gravação e mixagem de áudio, com uma interface intuitiva e fácil de usar, possibilitando que você coloque vários efeitos e sons no meio do seu podcast. Também é possível fazer o compartilhamento direto por ele. Disponível para iPhones (iOS).
  • Audio Editor: Aplicativo que entrega várias funções de edição e mixagem de áudio. Disponível para Android e iPhones (iOS).
  • AudioLab: Aplicativo para edição de áudios, com funções de corte, mixagem, adicionar efeitos, filtros, conversão de formatos entre outras. Disponível para Android.

Onde hospedar o podcast?

Por fim, é preciso encontrar um bom site de hospedagem para criar o seu feed RSS e, assim, distribuir o seu podcast pelas plataformas como o Spotify, Deezer, iTunes, entre outras. Você deve estar se perguntando “mas eu não posso criar o meu site e hospedar os arquivos diretamente nele?”. Sim, você pode, mas além de ter mais trabalho, pode acontecer do seu servidor não aguentar tantos downloads caso seu podcast "bombe", e pagar um servidor que aguente isso não é nada barato!

Como já dissemos, é necessário que você tenha um feed RSS, pois é ele quem vai propagar o seu material nas plataformas a partir de uma hospedagem que você escolheu. Esse feed também vai armazenar todas as informações de cada episódio como capa, descrição, título entre outras coisas. Ou seja, você não enviar o seu arquivo de áudio diretamente para o Spotify, por exemplo, é necessário que você faça a conexão por meio desse recurso.

Como funciona a publicação de um podcast. (Imagem: Divulgação/Transistor)
Como funciona a publicação de um podcast. (Imagem: Divulgação/Transistor)

O lado positivo é que existem muitos sites famosos para isso, incluindo um que é totalmente gratuito e foi comprado pelo Spotify, o Anchor. Esse nome vai soar familiar para você, já que o citamos na lista de aplicativos, mas ele é um dos mais completos para quem quer fazer um podcast, pois disponibiliza ferramentas desde a gravação e edição do áudio, até a criação de um feed RSS e uso do site como host.

Veja alguns dos principais sites de hospedagem:

Pode ser que você precise “cadastrar” o seu link de feed RSS manualmente em algumas plataformas, mas não é nada complicado, você apenas irá preencher um formulário com seus dados e seu link. Vamos deixar o endereço de submissão para algumas das principais plataformas, como o Spotify, Deezer, iTunes e Google.

Viu como é simples? Aproveite as dicas para montar seu podcast pelo celular e propagar seu conteúdo online para todo o mundo.