Como fazer vídeo no TikTok

Saiba como fazer vídeo no TikTok e usar todos os recursos dessa rede social para arrasar nos clipes.

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

Chegou a hora de entrar na onda e aprender como fazer vídeo no TikTok. Com tantas redes sociais que contam com diversas ferramentas, ninguém esperava que mais uma chegaria para fazer tanto sucesso. E o TikTok veio para atrair um público muito grande. Ele tem muitos recursos para a produção e postagem de vídeos curtos e dinâmicos.

Essas ferramentas fizeram com que as redes mais famosas, como o Instagram, Facebook e Twitter, precisassem se adaptar a esse novo formato. O sucesso do TikTok é muito grande e revolucionou o jeito que os usuários fazem e assistem a vídeos. Quer saber ainda mais sofre a plataforma de vídeos? A gente já explicou tudo sobre o TikTok e toda a história dessa rede social chinesa!

Chegou a hora de aprender algumas coisas básicas para começar a usar a sua conta. Aproveite ao máximo os recursos que ela oferece! Neste artigo, você vai saber:

  • Primeiros passos no TikTok
  • Dicas de como fazer vídeo no TikTok;
  • Como postar um vídeo que você fez para o TikTok;
  • Dicas para melhorar a produção de vídeos no TikTok.

Primeiros passos no TikTok

Uma pessoa cria o interesse pelo TikTok quando passa muitos minutos (ou muitas horas, talvez) arrastando o feed e assistindo a vídeos curtos dos mais variados temas no smartphone. Para começar a ver vídeos no TikTok, basta baixar o aplicativo na Play Store, para celulares Android, ou na App Store, para quem tem iPhone.

Depois disso, basta criar uma conta na plataforma. O processo é rápido e gratuito. Pessoas com idade a partir de 13 anos podem se cadastrar, de acordo com as políticas de uso da rede social. Usuários não cadastrados também podem assistir os conteúdos do TikTok. Mas eles não podem fazer interações, como curtir e comentar em um vídeo.

Agora, é só colocar na página inicial que os vídeos estarão na sua timeline. Para passar de um vídeo para o outro, o usuário deve ir arrastando para cima. Para encontrar vídeos de usuários específicos, seja eles amigos ou contas famosas, você deve clicar na lupa de "Descobrir" na parte inferior da tela do celular e pesquisar pelo nome de usuário da pessoa.

Como fazer vídeo no TikTok: produção e postagem

Agora que você entrou e se cadastrou, o próximo passo é aprender como fazer vídeo no TikTok. Você vai perceber que não tem segredo nenhum. Na tela do aplicativo, basta clicar no botão "+" e abrir a página de gravação para começar a fazer o vídeo.

Como fazer vídeo no TikTok: o primeiro passo é clicar em "+" (Foto: Reprodução/TikTok)
Como fazer vídeo no TikTok: o primeiro passo é clicar em "+" (Foto: Reprodução/TikTok)

Nessa tela de gravação, você terá acesso a todos os recursos. Na parte inferior, você pode selecionar a duração do seu vídeo, que pode ser de 15 segundos ou até 60 segundos. Em "Status", você encontra mensagens de diversos assuntos para estarem nos vídeos. Você também pode selecionar os "Efeitos" para estilizar os clipes com as máscaras e filtros mais populares da rede social.

Na barra do canto direito, o TikTok oferece as funções de inverter a câmera para usar a frontal ou a traseira, diminuir ou aumentar em até três vezes a velocidade do vídeo, usar filtros e efeitos de maquiagem, colocar o temporizador para iniciar uma gravação e acionar o flash.

Como fazer vídeo no TikTok: segure o botão para gravar até 15 ou 60 segundos (Foto: Reprodução/TikTok)
Como fazer vídeo no TikTok: segure o botão para gravar até 15 ou 60 segundos (Foto: Reprodução/TikTok)

Como postar vídeo no TikTok feito por você

Depois de gravar um vídeo segurando no botão vermelho de gravação, para publicá-lo na sua conta, o primeiro passo é clicar no botão vermelho do lado direito do botão principal.

Clique no botão vermelho à direita e siga para os útlimos retoques do vídeo (Foto: Reprodução/TikTok)
Clique no botão vermelho à direita e siga para os útlimos retoques do vídeo (Foto: Reprodução/TikTok)

Antes de postar, você ainda pode fazer novos ajustes de filtros, efeitos de voz e imagem. Dá para incluir sons, textos e adesivos e até fazer uma locução para narrar o que você pretende dizer com o vídeo já gravado. Depois de pronto, basta tocar em "Avançar", em vermelho no canto direito inferior da tela.

Coloque filtros, efeitos e os outros recursos para deixar o vídeo mais divertido (Foto: Reprodução/TikTok)
Coloque filtros, efeitos e os outros recursos para deixar o vídeo mais divertido (Foto: Reprodução/TikTok)

Agora, é possível escrever uma descrição do vídeo, colocando hashtags e marcando amigos na legenda. Dá para adicionar uma foto de capa, definir as permissões de vídeos e escolher em quais redes quer compartilhar o clipe. Depois de tudo pronto, basta clicar em "Publicar" e seu vídeo estará no feed dos tiktokers.

Compartilhe o vídeo com os seus amigos para começar os engajamentos (Foto: Reprodução/TikTok)
Compartilhe o vídeo com os seus amigos para começar os engajamentos (Foto: Reprodução/TikTok)

Como fazer vídeo com fotos no TikTok

Clicando em "MV" na tela de gravação, o TikTok abrirá diversas opções para você incluir fotos da galeria do seu celular no vídeo que você vai postar. Com ele, você pode seguir todas as principais tendências de compartilhamento de fotos com os efeitos que estão fazendo sucesso entre os usuários do TikTok.

Veja outras dicas para editar vídeos no TikTok e também no Kwai:

Como ficar famoso no TikTok

Agora que você já sabe o básico e também como fazer vídeo no TikTok, vamos te mostrar como melhorar seus clipes. A ideia é que você possa engajar cada vez mais pessoas nessa rede social. Não necessariamente você ficará famoso com isso, mas certamente vai produzir conteúdo de maior qualidade e aproveitar a ferramenta ao máximo:

  • Siga o que é tendência: Durante seu uso no TikTok, vai perceber que toda semana aparecem novas "trends". O que significa isso? São novos vídeos que se tornam tendência, e os usuários vão repetindo a ideia por um tempo. Se você participar da brincadeira, estará produzindo um tipo de conteúdo que está em alta na rede e pode aumentar o engajamento;
  • Use os filtros: Os filtros do TikTok muitas vezes dão o tom cômico que as pessoas buscam nos vídeos curtos. Usá-los é sempre uma forma divertida de usar a rede social;
  • A trilha sonora importa: Você pode incluir músicas e sons em seu vídeo. Já mostramos que é possível incluir e misturar sons na parte superior da tela de gravação. Mas é possível também usar músicas de outros vídeos, clicando no disco que roda no canto direito inferior da tela;
  • Faça "Duetos": Se você gostou de um conteúdo e quer mostrar a sua reação assistindo ao vídeo, o TikTok tem um recurso de dueto que faz você dividir a tela com o vídeo. Basta clicar no botão de compartilhar o vídeo desejado e checar se a opção "Dueto" está disponível;
  • Edite seus vídeos: O TikTok já vem com vários recursos básicos para edição. Contudo, você pode caprichar ainda mais com ferramentas de edição específicas para essa rede social. O Adobe Spark Video é uma alternativa;
  • Melhore seus equipamentos: Uma dica para o seu conteúdo ficar melhor é ter um bom equipamento. Ou seja, é importante ter um smartphone com um bom conjunto de câmeras. Eles poderão gravar bons vídeos para qualquer plataforma na internet. Imagens bonitas são melhores no engajamento nas redes. Celulares como o Motorola Moto G100, Samsung Galaxy A72 e iPhone 12 Pro Max podem ser bons para você. Veja ofertas abaixo!

Os três smartphones acima estão na lista que mostra os melhores celulares para comprar em 2021. Ela traz quais são as melhores opções de modelos desde os mais básicos até os top de linha.

Se você está procurando um novo celular para fazer vídeos no Tik Tok, crie um Alerta de Preço. Você vai receber a notificação quando ele chegar ao preço que cabe no seu bolso. O vídeo abaixo te mostra como é fácil!