Entenda antes de comprar em Celular e Smartphone

Como imprimir do seu celular para a impressora

Entenda como imprimir arquivos e fotos do celular para a impressora, diretamente.

imprimir do celular para impressora
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Diversas fabricantes de impressoras possuem aplicativos que facilitam a impressão de algum documento ou foto que está em um celular ou tablet. Esses arquivos vão direto do celular para a impressora, sem a necessidade de usar um computador para realizar essa atividade.

Essa é uma forma mais conveniente e rápida para melhorar a sua produtividade. É uma boa opção também para quem prefere ler textos físicos do que em meios digitais ou, até mesmo, precisa de uma cópia de um arquivo que está na internet.

A configuração para a impressão de arquivos que estão em smartphones ficou mais fácil. Isso porque as fabricantes desenvolveram aplicativos para essa necessidade. É possível imprimir direto do seu aparelho – celular ou tablet – e também da nuvem do seu computador.

 

Leia também: As Melhores Impressoras do Momento

COMPARE PREÇOS DE IMPRESSORAS

Como imprimir do celular para impressora com aplicativos da fabricante

Fabricantes de impressoras como HP, Epson, Canon, Brother e Samsung já oferecem aplicativos gratuitos que permitem a impressão direta de arquivos que estão em aparelhos móveis. Para isso, basta fazer o download do aplicativo no smartphone (digite o nome do fabricante da impressora e "aplicativo de impressão" na busca do seu aparelho).

 

Configurar impressão pelo celular com aplicativos das fabricantes

Pode parecer difícil configurar a impressão no seu celular, mas não é. Depois de baixar o aplicativo da fabricante no seu aparelho, abra-o no seu dispositivo.

Ligue a sua impressora e conecte à sua rede. Normalmente, só as impressoras sem fio ou com Bluetooth são compatíveis com os aplicativos, porém uma impressora conectada a uma rede também pode ser compatível com o app.

Com o aplicativo aberto, procure o nome da sua impressora para sincronizá-los. Se essa etapa não aparecer para você, pule para a próxima.

Agora, escolha o arquivo que deseja imprimir, toque na opção "compartilhar" ou "imprimir". E pronto. Lembre-se que o aplicativo no seu celular deve ser o da fabricante da impressora que você deseja imprimir o documento.

Imprimir do celular com aplicativos da nuvem

O Dropbox e OneDrive são aplicativos que guardam seus arquivos na nuvem e facilitam o processo de impressão. Basta ter o app no seu celular e no seu computador (eles ficarão sincronizados automaticamente) e escolher o que deseja imprimir. Feito isso, o aplicativo vai pedir uma confirmação de impressão no seu pc e vai enviá-la para a impressora.

Mas fique atento! Esse procedimento pode ser diferente nos aplicativos (vai depender de qual fabricante a sua impressora é).

Imprimindo do celular pelo de e-mail

Alguns fabricantes de impressoras também possuem a opção de imprimir arquivos remotamente pelo e-mail associado à uma impressora. Mas, para isso, é preciso verificar o manual ou o site do fabricante para obter informações sobre como configurar estes serviços, pois cada um funciona de uma maneira. Normalmente é uma opção que está no menu da impressora.

Usando o próprio celular para enviar a impressão

Alguns celulares produzidos nos últimos anos já possuem suporte nativo ao envio direto para impressão. Mas vale lembrar que a impressora deve ser compatível para receber essas impressões (precisam ter conexão sem fio ou bluetooth).

Imprimir pelo Google Cloud Print

O Google Cloud Print é um aplicativo para Android que permite imprimir documentos de maneira remota. Para isso, é preciso abrir o Google Chrome no seu computador e ir até as "Configurações". Em seguida, procure por "Configurações Avançadas", pela seção "Google Cloud Print" e aperte em "Adicionar impressoras".

Na página seguinte, escolha a impressora que deseja usar e clique em "Adicionar impressora(s)" novamente. Ao final, aparecerá a confirmação da instalação da impressora. Feito isso, quando quiser imprimir, basta abrir o arquivo no Google Drive e mandar para impressão. Lembre-se que a impressora precisa estar online no momento.

 

Fácil, né? Agora você pode escolher qual a melhor maneira de imprimir arquivos ou documentos do seu celular sem precisar acessar um computador.

 

Leia também: Qual a diferença entre impressora e multifuncional?

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone