Já cansou de apagar fotos ou arquivos importantes porque a memória do seu smartphone estava cheia? Ou nem conseguiu tirar foto de um momento importante por conta disso?

Agora você não precisa mais se preocupar com esse pequeno detalhe. Com um cartão microSD é possível mover todas as imagens e arquivos do seu aparelho. Ao realizar o procedimento abaixo, você não precisa escolher entre os documentos que deveria ou não excluir.

Compare os preços de cartões microSD:

O cartão microSD guarda todos os seus arquivos e, quem desejar, pode usar mais de um cartão – um de cada vez – para armazenar os documentos.

Vale lembrar que os dois passos abaixo só funcionam em celulares Android. Usuários de iPhone não tem alternativa de aumentar sua memória com cartão externo, somente comprando um novo aparelho com memória interna maior.


Leia também: Como recuperar fotos apagadas do celular?

Como passar fotos para o cartão de memória pelo sistema Android

Antes de fazer o procedimento, confira se o cartão de memória está inserido de forma correta. Em seguida, vá nas "Configurações" do aparelho e clique na opção "Armazenamento". Depois, toque em "Armazenamento interno compartilhado".

Como passar fotos para o cartão de memória passos

No meio do "Menu", clique em "Imagens" e, logo em seguida, em "Câmera". Agora defina as fotos que serão movidas e, depois de fazer a seleção, toque no ícone de três pontinhos no canto direito superior. Feito isso, aparecerá um Menu e será preciso clicar em "Mover para".

Selecione o cartão de memória para que a página de armazenamento dele se abra e escolha uma pasta para mover as fotos. Para finalizar, toque em "Mover" e pronto. Todas as fotos selecionadas serão movidas para essa pasta criada.

Como passar fotos para o cartão de memória passo a passo

Caso você tenha selecionado a opção "Copiar para" anteriormente e não "Mover para", as imagens serão apenas copiadas para o cartão e ficarão no HD do Android.

Como passar fotos para o cartão de memória com o aplicativo File Manager

Após baixar o aplicativo File Manager, confira também se o cartão microSD está inserido da forma correta. Em seguida, abra o app. As pastas de armazenamento irão aparecer ao lado esquerdo, clique em "Internal Storage" para ter acesso aos arquivos salvos no seu celular ou tablet.

Depois, localize as fotos que deseja mover e, quando encontrá-las, selecione-as e clique em "Copy" (caso ainda queria mantê-las no device) ou clique em "Cut" (para excluí-las após a transferência).

Como passar fotos para o cartão de memória terceiro passo

Na barra lateral esquerda, toque em "MicroSD" e escolha a pasta onde você deseja guardar as imagens. Aperte em "Paste" e veja se o arquivo foi movido para o seu microSD. Caso haja algum erro, faça o procedimento novamente.

Ao finalizar, você pode tirar o seu cartão microSD e utilizar o seu smartphone normalmente.

Como passar fotos para o cartão de memória último passo

Agora você não precisa mais se preocupar com a memória interna do seu celular, usando um cartão microSD é possível gerar mais espaço e deixar o celular com bom funcionamento.


Leia também: