Mão com luvas roubando o celular de uma bolsa vermelha

Como rastrear um celular roubado

Passo a passo ensina como como rastrear um celular Android ou iOS e encontrar sua localização

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 7 min. de leitura.

Compartilhe:

É possível rastrear celular roubado ou perdido com a ajuda dos serviços da Apple e do Google, como o "Encontre meu dispositivo". O procedimento é simples e, ao contrário do que muita gente pensa, não é preciso descobrir o IMEI do telefone para realizar a busca. Para o rastreamento de celular, basta saber o login e a senha da sua conta Google (usada no Android) ou da Apple ID (a mesma conectada ao iPhone).

No entanto, vale lembrar que essas ferramentas para localizar celular só funcionam se o telefone estiver com acesso à internet e com o recurso de localização ligado. Pronto para começar? Então, siga as dicas a seguir e aprenda como rastrear celular roubado ou perdido, seja Android ou iPhone. Além disso, veja também uma dica sobre como localizar meu dispositivo pelo número. Esse procedimento é possível desde que seja configurado previamente.

Celular caído no chão enquanto homem sai andando no fundo
Encontre meu dispositivo: veja como rastrear um celular perdido ou roubado (Foto: Shutterstock)

Antes de começar o processo para rastrear celular roubado, é importante ressaltar que, mesmo que você descubra a localização do smartphone, não deve tentar ir ao local. Nesse caso, a melhor coisa a fazer é entrar em contato com a polícia. Por fim, se você não conseguir encontrar dispositivo, também pode usar as ferramentas abaixo para apagar seus dados do aparelho.

Como rastrear celular pelo Google

O Google oferece um recurso de rastrear celular que permite localizar aparelhos Android com facilidade. Para isso, você deve entrar no site "Encontre meu dispositivo" e fazer login com a conta Google usada no smartphone. Como já falamos, o aparelho deve estar com acesso à internet e com o GPS ativado.

Vale ressaltar que a ferramenta "Encontre meu dispositivo" também está disponível como um aplicativo para celulares Android. Seus recursos são os mesmos da versão web e você pode baixá-lo em um aparelho diferente daquele que você está tentando localizar.

Você pode fazer o download do app "Encontre meu dispositivo" aqui.

Rastrear celular Android no 'Encontre meu dispositivo'

Para rastrear celular Android roubado, basta acessar o site "Encontre meu dispositivo" (google.com/android/find) do Google pelo seu navegador web. Primeiro, certifique-se de que você está logado na mesma conta Google associada ao smartphone. Para isso, basta tocar sobre o avatar no canto superior direito da tela. Em seguida, ative a permissão para acessar a localização do seu smartphone.

Print da tela do site "Encontre meu dispositivo" para rastrear celular
"Encontre meu dispositivo" possibilita rastrear celular roubado (Foto: Reprodução)

Rastrear celular pelo Google no mapa

Caso o GPS do seu aparelho esteja ligado, você poderá localizar celular no mapa que será aberto na tela. A localização atual aparece destacada em verde. Uma característica interessante é que o "Encontre meu dispositivo" mostra mapas internos de shoppings, aeroportos e prédios grandes, o que pode ajudar o usuário a rastrear celular perdido nesses locais.

Localizar celular pelo som

Na barra à esquerda do mapa, clique em "Reproduzir som" para que o celular toque por cinco minutos, mesmo que esteja no modo silencioso. Essa dica é indicada para quem perdeu o telefone dentro de casa, por exemplo, e não consegue encontrar dispositivo com o serviço de mapa.

Proteger o aparelho

Ainda na barra do lado esquerdo da tela, vá em "Proteger dispositivo" para bloquear a tela do celular com PIN, padrão ou senha já utilizado. Se você não tiver um bloqueio, pode cadastrar na hora. Além disso, há a opção de sair da sua conta Google. Assim, você garante que a pessoa que está com seu aparelho não terá acesso às suas informações. Outra possibilidade é exibir uma mensagem ou número de telefone na tela de bloqueio para ajudar a pessoa a te devolver o celular.

Restaurar o celular para os padrões de fábrica

Por fim, uma medida mais radical é o recurso "Limpar dispositivo", que permite apagar todos os dados da memória interna do celular e restaurar os padrões de fábrica. A ação é mais indicada para casos de roubo, quando a vítima não tem mais chances de recuperar o smartphone. Inclusive, ao executá-la, você deixa de ter acesso à localização do aparelho.

Homem com a mão na cabeça e aparência de preocupado mexendo no celular
Rastrear celular pelo Google é possível para modelos Android (Foto: Shutterstock)

Dois de executar esta ação, você vai precisar de um novo celular. Uma dica é a nossa lista com os melhores celulares Samsung do momento. Nela, você vai ter acesso a muitas opções de diferentes preços e categorias. Com certeza você vai se identificar com algum.

Como rastrear celular iPhone

Vimos diversas dicas sobre como rastrear celular Android. Mas, se você tem um iPhone, pode estar pensando: "Como localizar meu dispositivo da Apple?". Saiba que o processo de rastrear celular roubado ou perdido da maçã é bem parecido com o anterior.

Nesse caso, a diferença é que, em vez de usar o "Encontre meu dispositivo", você deve acessar o "Buscar meu iPhone". As ferramentas são semelhantes e oferecem funções parecidas. Veja como rastrear celular roubado, caso seja um iPhone.

'Buscar meu iPhone'

No caso do iPhone, para localizar celular roubado ou perdido, o usuário deverá abrir o navegador web e acessar o site "Buscar meu iPhone" (icloud.com/find). Ao abrir a página, será necessário fazer o login com as credenciais da Apple ID associada ao aparelho.

Print de tela do site "Buscar meu iPhone"
iCloud permite rastrear celular iPhone e descobrir localização (Foto: Reprodução) 

Localizar celular no mapa

Para localizar dispositivo, a ferramenta vai exibir um mapa com a localização do seu iPhone. Nesse caso, o site mostra todos os dispositivos associados à sua conta da Apple, como iPad, MacBook e AirPods.

Localizar meu dispositivo pelo som

Na aba "Dispositivos", escolha o aparelho perdido e clique em "Reproduzir Som". Dessa forma, o iPhone vai fazer um barulho para que você possa encontrá-lo, caso esteja por perto. Vale ressaltar que só será possível rastrear celular se o dispositivo estiver conectado à Internet.

Modo Perdido

A opção "Marcar como perdido" permite bloquear o iPhone com um código de acesso. Dessa forma, suas informações ficam seguras e não poderão ser acessadas pela pessoa que está com o smartphone. Para usar o recurso, basta acessar a aba "Dispositivos", rolar a tela para baixo e ativar "Marcar como perdido".

Além disso, seu telefone desaparecido passará a enviar as informações sobre o histórico de localização do aparelho para sua conta da Apple. Também é possível exibir uma mensagem na tela de bloqueio com informações para ajudar a devolução do celular.

Apagar iPhone

Essa opção é a última saída para quem perdeu o celular. Ainda na aba de Dispositivos, selecione o iPhone perdido e clique em "Apagar iPhone" caso você não tenha mais esperança de encontrá-lo. A ação apaga remotamente todos os dados armazenados no celular. Dessa forma, é possível evitar que o conteúdo pessoal caia na mão de desconhecidos. Mas não será mais possível localizar dispositivo.

Celular deixado em um banco enquanto uma mulher anda no fundo da foto
App grátis promete ajudar a localizar celular pelo número de telefone (Foto: Shutterstock)

Neste caso você vai precisar de um novo smartphone. Para te ajudar nesta missão, conheça a nossa lista com os melhores iPhones do momento e escolha o seu. São muitas opções de diferentes gerações, escolha a que mais lhe agrade.

Como rastrear celular pelo número

Existe um aplicativo gratuito chamado "Rastreador de celular pelo número" que promete ajudar no processo de como rastrear celular pelo número de telefone. A solução é mais indicada para pais que desejam saber onde seus filhos estão, mas também pode ser útil para quem perdeu o aparelho e quer localizá-lo.

Nesse caso, o usuário precisa enviar um convite para os membros da família previamente. Assim, se todos concordarem, ele terá acesso à localização de todos os outros. Caso alguém perca o aparelho, basta acessar o aplicativo pelo smartphone de um integrante da família para rastrear celular pelo número.

Melhores ofertas de celulares

A gente espera que você tenha conseguido rastrear seu celular e encontrá-lo depois dessas dicas. Mas se isso não aconteceu, não desanime, viu? Aqui no site você encontra aparelhos tão bons quanto o que foi perdido ou roubado. Se precisar comprar um smartphone novo, vale dar uma olhada na lista dos celulares mais vendidos do momento. Lá você vai encontrar várias opções incríveis, como estas a seguir:

Mas se ainda assim não encontrar o aparelho que deseja, não desanime, temos outras listas com muitas opções. Se não pensa em gastar muito, conheça os melhores celulares até 2 mil reais, os melhores smartphones barato de 2022 e os celulares baratos com WhatsApp.

Ferramentas Buscapé

Para te ajudar a encontrar um celular pelo melhor preço, instale a extensão para navegador do Buscapé. Ela te dá acesso ao Cashback Buscapé, que te devolve parte do valor investido para comprar outro produto. Conheça o Histórico de Preços para saber tudo sobre as últimas variações de valor do produto, e também o Alerta de Preço que te notifica quando o produto chega no preço que está disposto a pagar.

O Buscapé ainda tem cupons de desconto que ajudam a economizar ainda mais, e os nossos especialistas Buscapé que tiram as suas dúvidas antes de finalizar a compra.