Entenda antes de comprar em Celular e Smartphone

Como recuperar fotos apagadas do celular?

Para tudo na vida tem um jeito. Até para fotos apagadas do seu celular!

como recuperar fotos apagadas do celular
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

A gente entende, a situação é mesmo desesperadora. Quem nunca apagou do celular aquelas fotos da viagem inesquecível ou da festa com a galera? E quem nunca precisou de um espaço a mais no smartphones e saiu limpando tudo quanto é arquivo?

Mas não "criemos" pânico, estamos aqui para ajudar. Tanto para Android, quanto para iOS, existem algumas maneiras bem práticas e simples para recuperar fotos apagadas no celular. E a gente garante, você não precisa ser hacker pra isso. Chega mais e confira abaixo:

Leia também: Como mudar a senha do Gmail

Como recuperar fotos no Android?

Nos smartphones Android, o processo normalmente se dá via aplicativos externos, mas seguros. O Google Play está cheio deles e separamos 2 bem bacanas para vocês entenderem o processo.

Como usar o DiskDigger para recuperar fotos?

Provavelmente o mais famoso e mais usado, o DiskDigger funciona como um backup de HD, resgatando arquivos "mortos". Ele faz uma varredura geral no celular, mostrando em miniatura todas as fotos já tiradas no aparelho.

Ao selecionar uma delas, você já tem a opção de recuperá-la direto para a sua pasta de fotos normal. Vale lembrar ainda que o DiskDigger recupera outros formatos de arquivos, como vídeos ou até mesmo apps excluídos acidentalmente.

Como usar o DigDeep para recuperar fotos?

Outro app bem fácil de usar e ótimo para recuperar fotos apagadas no celular é o DigDeep Image Recovery. Ele também tem uma interface muito amigável e não pesa tanto na memória do seu smartphone Android.

O funcionamento padrão é bem parecido com o DiskDigger, pois o app faz uma varredura geral de arquivos e separa as fotos em pastas. Você pode acessar as miniaturas disponíveis e escolher quais arquivos deseja recuperar para o rolo de câmera.

E como recuperar fotos em iPhones e iPads?

Nos smartphones da Apple você tem algumas opções nativas para resolver esse problema. A mais simples é que os iPhones tem uma pasta chamada "Apagadas Recentemente", com uma latência de 30 dias.

Ou seja, mantém fotos e vídeos excluídos durante estes 30 dias intactos. Com isso, você pode recuperá-los com apenas 1 clique.

Pasta "Apagadas Recentemente" do iPhone

Como recuperar fotos no iPhone com backup?

Caso o problema seja mais antigo, ainda existe a opção dos backups via iCloud. O programa de armazenamento em nuvem da Apple mantém os arquivos do smartphone constantemente atualizados e você pode restaurar backups antigos para recuperar fotos apagadas do celular.

Lembre-se, contudo, que esse processo precisa ser feito via iTunes (notebook ou desktop) e você substitui todos os arquivos atuais pelo backup, o que pode ser bem chato.

No final das contas, é tudo simples assim mesmo?

Sim, não tem muito segredo. Todos os aplicativos são muito fáceis de usar e bastante intuitivos.

Contudo, lembre-se que aqui não existe milagre, recuperar um arquivo depois de muito tempo (mais de 1 ou 2 anos, por exemplo) pode não ser tão fácil mesmo com esses programas. Mas pode ter certeza que eles vão funcionar bem para a maioria dos casos de fotos apagadas no celular.

Não quer ter mais dores de cabeça com memória lotada? Encontre os melhores preços para celulares com muito espaço para arquivos:

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone