Como recuperar fotos apagadas do celular?

Fez uma limpeza nos arquivos do celular e acabou apagando suas fotos? Saiba que é possível recuperar fotos apagadas de forma fácil com a ajuda de alguns aplicativos. Veja as dicas para Android e iPhone.

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Se você fez a limpa nos arquivos do smartphone e agora quer saber como recuperar fotos apagadas do celular, saiba que esse processo é bem simples. Tanto em smartphones Android, como nos iPhones (iOS) existem maneiras práticas de restaurar imagens que foram deletadas sem querer.

Para te ajudar, o Zoom preparou este artigo com todas as dicas sobre como recuperar fotos apagadas do celular. Vale ressaltar que algumas plataformas não conseguem resgatar imagens mais antigas. Por isso, tente executar o procedimento assim que você perceber que deletou o arquivo sem querer. Dessa forma, as chances de recuperar as fotos são maiores.

Se você é do tipo que gosta de tirar muitas fotos no celular, vale conferir os aparelhos com melhores câmeras em 2021. Aproveite para ver também como montar um estúdio de selfie em casa e essas dicas para tirar fotos embaixo d'água.

Deletou fotos do celular sem querer? Veja como recuperar fotos apagadas (Foto: Shutterstock)
Deletou fotos do celular sem querer? Veja como recuperar fotos apagadas (Foto: Shutterstock)

Como recuperar fotos apagadas no Android

Nos smartphones Android, normalmente, o processo de como recuperar fotos apagadas se dá via aplicativos externos. A Google Play está cheia de opções e nós separamos algumas boas opções. Vale ressaltar que os aplicativos presentes na loja oficial são seguros e não devem trazer problemas para o dispositivo do usuário. Além disso, eles costumam ser gratuitos, embora tenham alguns anúncios.

Como recuperar fotos apagadas com o DiskDigger

O DiskDigger é um dos mais famosos e mais usados aplicativos para recuperar fotos apagadas. O app funciona como um backup de HD, resgatando arquivos "mortos". Ele faz uma varredura geral no celular, mostrando em miniatura todas as fotos já tiradas no aparelho.

Ao selecionar uma delas, você já tem a opção de recuperá-la direto para a sua pasta de fotos normal. Vale lembrar ainda que o DiskDigger recupera outros formatos de arquivos, como vídeos ou até mesmo apps excluídos acidentalmente.

Como recuperar fotos apagadas? DiskDigger restaura vários tipos de arquivos (Foto: Arte/Zoom)
Como recuperar fotos apagadas? DiskDigger restaura vários tipos de arquivos (Foto: Arte/Zoom)

Já imaginou como será o celular do futuro? Confira na nossa reportagem especial o que as fabricantes estão preparando para os próximos anos.

Como recuperar fotos apagadas com o DigDeep

Outro app bem fácil de usar e ótimo para recuperar fotos apagadas é o DigDeep Image Recovery. O programa também tem uma interface amigável e não pesa na memória do seu smartphone Android.

O funcionamento é bem parecido com o do app anterior, pois o DigDeep faz uma varredura geral de arquivos e separa as fotos em pastas. Você pode acessar as miniaturas disponíveis e escolher quais arquivos deseja recuperar para o rolo de câmera.

Como recuperar fotos apagadas? App DigDeep é uma opção gratuita (Foto: Arte/Zoom)
Como recuperar fotos apagadas? App DigDeep é uma opção gratuita (Foto: Arte/Zoom)

Como recuperar fotos apagadas com o Photo Recovery

O Photo Recovery é outro bom aplicativo para fazer o procedimento de como recuperar fotos apagadas. A ferramenta oferece dois métodos de recuperação, que são executados por algoritmos diferentes capazes de restaurar imagens tanto da memória interna do celular, como do cartão microSD.

Depois que a varredura for concluída, as fotos recuperadas aparecerão em uma pasta e você pode selecionar quais deseja mover para o dispositivo. Além disso, o aplicativo recomenda reiniciar o celular ao final do processo.

Como recuperar fotos apagadas? Photo Recovery tem dois modos de recuperação (Foto: Arte/Zoom)
Como recuperar fotos apagadas? Photo Recovery tem dois modos de recuperação (Foto: Arte/Zoom)

Como recuperar fotos apagadas do Google Fotos

No caso dos celulares Android, é muito comum que os usuários utilizem o aplicativo Google Fotos para armazenar as imagens produzidas no smartphone. O serviço, que é gratuito, permite guardar as fotos na nuvem e se torna uma alternativa mais segura se você perder o aparelho, por exemplo.

Se você excluir alguma imagem acidentalmente do Google Fotos, tem até 60 dias para recuperar a foto na lixeira do aplicativo. Para isso, basta acessar a pasta "Lixeira", selecionar o item que deseja salvar e tocar em "Restaurar". Após esse período, os arquivos são excluídos permanentemente.

Como recuperar fotos apagadas? Google Fotos tem pasta com itens deletados (Foto: Arte/Zoom)
Como recuperar fotos apagadas? Google Fotos tem pasta com itens deletados (Foto: Arte/Zoom)

Veja outras dicas para seu celular Android:

Como recuperar fotos apagadas no iPhone ou iPad

Nos dispositivos da Apple, não é fácil encontrar aplicativos externos para recuperar fotos apagadas. No entanto, existem algumas opções nativas para resolver esse problema no iPhone ou iPad.

Em busca de um celular novo? Conheça os melhores modelos para comprar em 2021 e os aparelhos que se destacam pelo custo-benefício.

Como recuperar fotos apagadas pela galeria do iPhone

A principal dica de como recuperar fotos apagadas no iPhone é acessar a pasta "Apagados". Ela armazena todos os arquivos que foram deletados do smartphone nos últimos 30 dias. Para encontrar essa pasta, basta acessar o app "Fotos", que é nativo do iOS. Depois, vá na seção "Álbuns" e role a tela até chegar em "Apagados". Então, é só selecionar as fotos que deseja restaurar e tocar em "Recuperar".

Como recuperar fotos apagadas? Galeria do iPhone tem pasta com itens deletados (Foto: Arte/Zoom)
Como recuperar fotos apagadas? Galeria do iPhone tem pasta com itens deletados (Foto: Arte/Zoom)

Como recuperar fotos apagadas no iPhone com backup

Por fim, outra opção de como recuperar fotos apagadas no iPhone é pelo backup do iCloud. O programa de armazenamento em nuvem da Apple mantém os arquivos do smartphone constantemente atualizados e você pode restaurar backups antigos para recuperar fotos apagadas do celular. Essa solução é mais indicada para problemas restaurar imagens mais antigas, com prazo acima dos 30 dias.

A parte negativa, no entanto, é que, ao fazer esse processo, você substitui todos os arquivos atuais pelo backup, o que pode ser bem chato. Além disso, o procedimento para recuperar fotos apagadas precisa ser feito pelo iTunes, no computador ou desktop.

Melhores ofertas de celulares

Agora que você já aprendeu como recuperar fotos apagadas do celular, vale dar uma olhadinha em algumas ofertas de bons aparelhos para tirar fotos:

Se você não quer ter problemas com falta de espaço na memória do celular, a dica é apostar em um modelo com, pelo menos, 128 GB de armazenamento. Confira algumas das melhores ofertas disponíveis no Zoom:

Leia também:

Quer economizar na compra de um celular novo? Crie um alerta de preço que o Zoom te avisa quando ele estiver mais barato!