Como cuidar do celular no verão? 4 dicas para proteger o aparelho do calor

Veja as dicas que preparamos para você curtir o verão e proteger o seu celular do calor

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

Compartilhe:

Para muitos o verão é uma das melhores épocas do ano, já que é possível aproveitar o dia na praia ou na piscina. O celular acaba sendo acessório indispensável para registrar os momentos de “férias”, mas é necessário tomar alguns cuidados especiais com os aparelhos nessas ocasiões.

Problema com superaquecimento, areia no celular, água estragando os componentes internos são alguns dos mais comuns no verão, por isso, o Zoom preparou algumas dicas para você poder curtir o verão numa boa e não ter problemas com o celular. Veja a seguir as nossas recomendações.

Quer trocar de celular? Celulares Samsung baratos: 7 modelos para comprar em 2021

Veja algumas dicas para cuidar do seu celular no verão (Foto: Shutterstock)
Veja algumas dicas para cuidar do seu celular no verão (Foto: Shutterstock)

Evite deixar o aparelho exposto ao sol

Um erro que muitos cometem é deixar o celular exposto ao sol. Isso pode causar problemas de superaquecimento no celular e, além de deixá-lo lento e com desempenho reduzido, ainda pode estragar seus componentes internos, justamente pela alta temperatura.

Outro problema é a bateria, que ficará com temperaturas mais altas, o que pode ser prejudicial tanto para a autonomia, quanto para a própria saúde e integridade do componente.

Evite mergulhar o celular na água do mar ou da piscina de propósito

As proteções contra água não garantem efetividade contra água salgada (Foto: Shutterstock)
As proteções contra água não garantem efetividade contra água salgada (Foto: Shutterstock)

Hoje já é normal que muitos celulares cheguem com proteção contra água, mas é importante lembrar que essas certificações não envolvem água salgada. A água do mar pode causar danos nos componentes de celulares do mesmo jeito, por isso não é recomendado mergulhá-los nessas ocasiões.

Apesar de a proteção ser contra água doce, as fabricantes não recomendam que se mergulhe os celulares “de propósito”, e sim apenas em acidentes ou emergências. Se você quer tirar fotos embaixo d’água, existem alguns acessórios próprios para isso. O Zoom preparou algumas dicas desses acessórios e até mesmo alguns truques para tirar a melhor foto.

Cuidado para não superaquecer o celular nos dias de calor

Ainda falando sobre superaquecimento, não é só a exposição ao sol que pode causar problemas com a temperatura do celular. O próprio clima quente já pode proporcionar isso, por isso tome cuidado e verifique sempre se o aparelho não está quente demais, ou mesmo apresentando problemas de lentidão.

Se você quer evitar esses problemas, o Zoom preparou algumas dicas para te ajudar a identificar problemas de superaquecimento e como resolvê-los.

A areia da praia pode arranhar e danificar o aparelho

A areia da praia pode danificar o celular, tanto externamente quanto internamente (Foto: Shutterstock)
A areia da praia pode danificar o celular, tanto externamente quanto internamente (Foto: Shutterstock)

Apesar de fininha, a areia de praia pode deixar o celular todo marcado com pequenos arranhões, tanto na tela quanto na parte traseira ou lente da câmera. Celulares que possuem chassi liso são os mais propícios a isso, por isso, se você pretende levar o celular para a praia, use capas protetoras para evitar esses problemas.

Além disso, pode acontecer de a areia entrar no telefone, o que gera problemas maiores ainda, pois além de não ser simples para tirar, ela ainda pode danificar componentes internos. Leia também: 5 aplicativos para fazer o sorteio do amigo oculto online