Zoom indica em Celular e Smartphone

Compare e escolha: BlackBerry Bold 9780 ou Nokia E6

A disputa dos smartphones corporativos.

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Se sua rotina profissional é agitada não tem nada mais frustrante do que ter um celular nas mãos difícil de operar, que oferece pouca mobilidade profissional e dificuldade de compartilhar documentos, por exemplo. Para isso, você precisa de um telefone celular eficiente, que não deixe você na mão durante o trabalho. Os celulares corporativos precisam ter muita mobilidade, confiabilidade , segurança e agilidade.

Dois smartphones corporativos reúnem exatamente todas essas características: BlackBerry Bold 9780 e Nokia E6. Comparamos os dois para ajudar você a escolher!

 

 

BlackBerry Bold 9780

Nokia E6

Ergonomia

Tela

Bateria

Conectividade

Produtividade

Armazenamento

 

Ergonomia

Como um produto da RIM (Research in Motion), o BlackBerry Bold 9780 tem arquitetura sólida e bem desenhada que resulta em um smartphone corporativo pequeno e leve. O comprimento do aparelho é bem menor do que os smartphones mais avançados. Fica fácil de colocá-lo no bolso da calça, camisa ou paletó. O design, assim como a maioria dos produtos da marca, é extremamente ergonômico.

A RIM é famosa por fazer teclados de excelente qualidade e o Bold 9780 não é exceção. Ele é um celular QWERTY, que tem o mesmo padrão de teclas encontrado nos teclados de PC. A "pegada" dos dedos nas teclas é infinitamente superior a muitos celulares à venda no mercado. Dá pra redigir e-mails com extrema facilidade.

Já o Nokia E6 é um pouco maior em comprimento, mas tem praticamente a mesma largura e é bem mais pesado. Mas se você gosta de celulares finos, o E6 é pra você: ele só tem 10,5 mm de espessura, 3,5mm a menos do que o Bold 9780. Ah, e também conta com teclado QWERTY.

Tela

A maior vantagem do Nokia sobre o concorrente da RIM é que a tela do Nokia E6 é sensível ao toque, ou seja, ele é um celular touchscreen. E, como ele tem o teclado QWERTY, você fica com o melhor dos mundos: escreve os e-mails com ele, mas usa os dedos para navegar na web com muito mais facilidade.

Fica um alerta: as teclas, porém, não são comparáveis ao Bold. Como os demais celulares da marca Nokia, as teclas são muito grudadas entre si, o que dificulta um pouco a digitação.

Bateria

Neste quesito, o BlackBerry Bold 9780 perde. A bateria dura apenas 6 horas de conversação, o que é frustrante, ao passo que o Nokia E6 conta com 10 horas de uso. Você vai ter que colocá-lo toda hora na tomada ou comprar uma bateria extra.

Conectividade

Entre os celulares BlackBerry, o BlackBerry Bold 9780 acessa a rede wireless e ainda é um celular 3G, o que dá uma ampla gama de uso de Internet. Uma desvantagem é que ele só lê dois tipos de rede sem fio: a "b" e a "g". Esses dois são os mais comuns tipos de rede, mas há um novo padrão chamado "n" e o 9780 não dá suporte a ele. Já o Nokia E6 acessa as redes de padrão "n", ao contrário do rival. E ele tem também as mesmas ferramentas de conexão à redes corporativas e boa configuração de múltiplas contas de e-mail, o que dá menos dor de cabeça para usá-lo na empresa. Contudo, não conta com a conexão 3G, um ponto muito negativo se você deseja adquirir um pacote de dados da sua operadora e ter uma internet mais estável.

A diferença sobre o celular da RIM é que você pode usar a rede 3G para criar um ponto de acesso pessoal, hotspot, distribuindo o sinal de Internet para outros aparelhos que acessam a rede sem fio. Dessa maneira, você não depende apenas da rede da empresa e pode compartilhar sua Internet com outros tipos de eletrônicos, como um notebook.

Produtividade

O Bold 9780 já vem com ferramentas de produtividade embutidas, como suporte a múltiplas contas de e-mail e ao Microsoft Exchange, para contas corporativas. Tem inclusive um bom aplicativo de teleconferências. O Bold ainda tem um serviço de comunicação instantânea invejavelmente sólido: o BlackBerry Messenger (BBM), o MSN da RIM. Como muitos profissionais usam BlackBerrys, o que você economiza de mensagem de texto não dá pra calcular. E ele chega a ser viciante de tão bom que é seu uso.

Mas se você precisa de mais sofisticação, como calculadoras científicas, gerenciador de tarefas e reuniões, pode procurá-los na loja de aplicativos da RIM, a BlackBerry App World, que os oferece por um preço confortável, a partir de US$ 1.

Uma grande desvantagem do Nokia E6 em relação ao Bold 9780 é seu sistema operacional. Como os computadores, os smartphones têm um software dedicado para a interação entre você e o celular. O E6 conta com o Symbian da Nokia, que é considerado um sistema truncado, fechado e um pouco instável. Nesse quesito, o sistema da RIM é mais bonito, elegante e certamente mais confiável.

Armazenamento

A memória do aparelho da RIM é de 512MB e ele já vem com um cartão de memória Micro SD de 2 GB. Como o cartão Micro SD é fácil de ser encontrado em outros aparelhos, você pode usá-los para aumentar sua capacidade até 32GB de memória. O suficiente para armazenar milhares e e milhares documentos de Word, Excel e PowerPoint, que inclusive podem ser abertos nos anexos de e-mail, editados e compartilhados com quem quiser.

Entre os celulares Nokia, o Nokia E6 vem com mais memória interna do que o celular da RIM: 8 GB. Com o mesmo cartão Micro SD do Bold, dá para aumentá-la até 32GB. Você pode inclusive usar o celular como pen drive, guardando documentos importantes do escritório e os levando para trabalhar em casa.

Conclusão

O Bold 9780 é um celular mais adequado às suas necessidades profissionais. Ele é mais elegante, tem mais recursos e um teclado excepcional. Isso sem contar os aplicativos da BlackBerry, que são muito melhores do que os da Nokia. Perde apenas por não ter uma bateria com grande autonomia e não possuir a opção de tela touch.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone