Consulta IMEI celular: como fazer e para que serve?

IMEI é um código formado por quatro grupos de números e é único para cada celular. Saiba mais

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

O IMEI é um código formado por quatro grupos de números e é único para cada celular, servindo quase como uma carteira de identidade para os humanos, ou um número de chassi para os carros. Por causa disso, você deve guardar muito bem este número. Tê-lo em mãos pode ser a única forma para você bloquear o seu aparelho em caso de roubo, furto ou perda.

Um momento importante para fazer a consulta IMEI celular é quando compramos um aparelho usado, já que, com esse número, podemos descobrir se ele é irregular (pirata) ou mesmo se é um smartphone bloqueado (alguns comprados no exterior, por exemplo). Para saber mais sobre o IMEI celular, Dê um Zoom!

Se vai comprar um aparelho, confira as dicas para saber se o celular é original e os riscos de comprar um celular importado. Caso você opte por não comprar um usado e queira algo novo com um bom preço, dê uma olhadinha nesse artigo de melhor celular Samsung barato de 2021 e, nesse outro, caso prefira um smartphone da Motorola.

Também já falamos no Zoom sobre o melhor celular custo-benefício de 2021; celular até 800 reais; e celular até 600 reais. A nossa lista de melhor aparelho de 2020 também pode te ajudar, já que há alguns com bom valor (veja aqui no nosso artigo).

O que é e para que serve o IMEI?

Saiba o que você pode fazer com o número do IMEI

O IMEI serve para você descobrir se o seu celular não é pirata (Foto: Primakov / Shutterstock.com)
O IMEI serve para você descobrir se o seu celular não é pirata (Foto: Primakov / Shutterstock.com)

O IMEI, ou International Mobile Equipment Identity (Identificação Internacional de Equipamento Móvel, em português) é um conjunto de números que servem para fazer a identificação de cada aparelho móvel, entre eles, os celulares. Ele é importante, pois é a única forma de diferenciar os aparelhos, evitando fraudes.

Com o IMEI celular em mãos, você pode fazer o bloqueio de um aparelho que tenha perdido ou roubado. Para isso, você deve ligar para a operadora, com o número do seu telefone ou o IMEI e pedir o bloqueio. Lembrando, que se recuperar o aparelho, é só ligar para a operadora que ela desbloqueia. Outra forma de usar o IMEI, é quando comprar um celular usado, para ter certeza de que o celular é de boa procedência. Além disso, as seguradoras costumam pedir o número do IMEI na contratação de seguros para smartphone.

Como descobrir o IMEI de um celular?

Saiba como encontrar o código IMEI do seu celular

Para descobrir o IMEI, ligue para *#06# (Foto: Arte / Zoom)
Para descobrir o IMEI, ligue para *#06# (Foto: Arte / Zoom)

Mas como descobrir o IMEI do seu celular? Existem quatro formas diferentes, e as quatro são bem simples de encontrar. A primeira é na caixa do celular. O seu IMEI vem impresso em uma etiqueta. Caso seja um usado sem a caixinha, essa não é uma alternativa para você. Outra forma, desta vez só para os celulares em que a traseira é destacável, é procurar o número em uma etiqueta colada atrás da bateria.

Celular com traseira destacável tem etiqueta com IMEI (Foto: senengmotret / Shutterstock.com)
Celular com traseira destacável tem etiqueta com IMEI (Foto: senengmotret / Shutterstock.com)

Você pode ainda encontrar o IMEI em um adesivo colado dentro da bandeja do cartão SIM. E a forma mais fácil de fazer a consulta IMEI celular é ligar para o número *#06#. Após ligar para este número, vai aparecer o IMEI na tela do seu telefone.

Como consultar o IMEI de um celular?

Descubra se o seu celular é pirata ou está bloqueado na Anatel

Entre no site da Anatel e consulte se o seu celular é pirata (Foto: Reprodução / Anatel)
Entre no site da Anatel e consulte se o seu celular é pirata (Foto: Reprodução / Anatel)

​​​​​​​Atualmente, o Brasil conta com um sistema que bloqueia celulares piratas, que são aqueles aparelhos que não têm IMEI registrado. Para saber se o seu telefone não é um destes, ou ainda, se ele está bloqueado, você pode consultar no site da Anatel.

Para isto, você deve entrar neste site e clicar em “Consulte aqui a situação do seu aparelho celular”. Em seguida, você deve digitar o número do IMEI do seu celular e clicar em consultar. Se o seu celular estiver regular, você vai receber a mensagem “Até o momento, o IMEI informado não possui restrições de uso”. Ou seja, uma boa ideia para o caso de comprar um aparelho novo. Antes de fazer a transação, peça o IMEI e consulte no site da Anatel, ou mesmo solicite o print da página do vendedor.

Quer saber mais sobre o IMEI, aprenda a descobrir o IMEI do celular, saiba como bloquear o celular roubado pelo IMEI e como rastrear um celular roubado.