Entenda antes de comprar em Celular e Smartphone

Entenda tudo sobre celulares antes de comprar o seu

Dê um Zoom nos celulares para saber escolher o seu próximo aparelho.

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Quando você consegue utilizar seu celular para realizar várias tarefas ao mesmo tempo, como navegar na internet, redes sociais e visualizar ou editar documentos e planilhas, o aparelho pode ser chamado de smartphone. Isso porque, para ser multitarefa, ele precisa de um sistema operacional semelhante ao do seu computador.

Os celulares mais simples até acessam a internet ou redes sociais, contudo, você não consegue abrir dois aplicativos de uma vez sem ter que fechar um ou outro. Estes aparelhos não possuem sistema operacional como os smartphones, e são indicados para quem precisa de um aparelho apenas para fazer ligações e trocar mensagens SMS.

Os sistemas operacionais possibilitam rodar tanto aplicativos mais simples, como jogos, documentos e planilhas, e editores de foto e vídeo. No geral, quando não vêm instalados no smartphone, os aplicativos podem ser baixados através de Lojas de Aplicativos. Alguns são gratuitos, outros pagos.

Em função disso, para que um smartphone cumpra seu papel, é preciso contratar um bom plano de dados em sua operadora. Assim, você pode contar com acesso à internet pela rede 3G, por meio de smartphones 3G, caso você não tenha uma rede de internet Wi-Fi (acesso à Internet sem fio), disponível para conexão. Nos celulares tradicionais, o acesso à internet é feito pela rede 2G, mais lenta.

Outro item muito importante na escolha do seu telefone celular ou smartphone é o teclado. Nos celulares tradicionais, temos apenas o teclado convencional, chamado também de teclado alfanumérico. Com ele, você vai digitar os números para realizar as ligações e trocar mensagens de texto.

Muitos aparelhos são celulares QWERTY, com teclado QWERTY que é mais completo e indicado para quem troca mensagens e e-mails o dia todo. Mas, é bom saber: nem todo celular com esse tipo de teclado é um smartphone. Existem também os teclados virtuais, presentes nos celulares touchscreen, que são aqueles que aparecem na própria tela de toque. Crianças o acham intuitivo e são mais práticos para mulheres com unhas longas.

Fique atento a diferenciais que podem combinar com o seu perfil de uso. Existem celulares e smartphones com recursos bem interessantes, como TV Digital, GPS e até a capacidade de usar dois chips de operadoras diferentes - os famosos celulares dual chip.

Outra informação útil é saber que nem todos os aparelhos são compatíveis com todas as operadoras. Já aconteceu com você, quando você viajou para outro estado ou país, e seu celular ficou sem sinal? Então, isso depende da frequência de sinal utilizada em cada região e por cada operadora, chamada de banda (ou "band").

Por isso, se quiser usar chips de operadoras diferentes no mesmo aparelho ou precisar usar o celular ou smartphone em viagens nacionais e internacionais, escolha aparelhos quadriband.

Depois de todas essas informações, você ainda está na dúvida sobre qual aparelho comprar? Não perca mais tempo: encontre no Zoom o celular ideal!

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone