Evernote: o que é e como usar o app de anotações

Saiba tudo sobre o Evernote, o aplicativo de anotação e organização, e conheça tablets e celulares para usá-lo

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Se você é daqueles que não abre mão de manter todas as ideias e tarefas diárias organizadas, então precisa conhecer o Evernote. O aplicativo disponível para Android, iOS e computador permite que você organize seus projetos, tarefas diárias e ideias de maneira prática, sem a necessidade de ter papel e caneta mão ou internet, já que ele funciona mesmo sem estar conectado.

O Evernote permite que você crie notas, anexe documentos, imagens e até notas escritas à mão. Dessa forma, você consegue manter a sua organização em um só lugar, facilitando a busca e sem a necessidade de ter um caderno para cada projeto. Quer saber mais sobre esse aplicativo de organização? Confira nosso artigo e aproveite para conhecer tablets e celulares para usar essa plataforma no fim do texto!

Neste artigo, você vai ler os tópicos a seguir. Se quiser ir diretamente para um deles, basta clicar nos respectivos links.

  • O que é o Evernote
  • Como usar o Evernote
  • Evernote Premium e Business, as versões pagas
  • Produtos indicados para usar o Evernote

O que é Evernote?

O Evernote foi criado em 2008. Ele já atingiu mais de 11 milhões de usuários pelo mundo. A ferramenta é um bloco de notas aprimorado que permite que você organize textos, imagens, planilhas, áudios em um só local. Conta com opções de organização em pastas, os chamados "cadernos" e etiquetas para facilitar. Além disso, tem uma busca muito eficaz, opção de compartilhamento com outras pessoas e lembrete de datas e horários.

A ferramenta possui versões gratuita e paga e pode ser usada tanto em smatphones Android quando iOS, além de também contar com uma versão para computador. Ele é um grande aliado daqueles que prezam pela organização ou mesmo para quem tem dificuldade de achar aquela anotação importante que escreveu em um dos milhares de cadernos ou post it por aí.

Depois de ler sobre o Evernote, não deixe de conferir também nosso artigo com 5 apps grátis para criar lista de tarefas online.

Como usar o Evernote

Ícone do Evernote na tela inicial de um celular
Evernote está disponível para iOS ou Android (Foto: Shutterstock)

O Evernote é uma ferramenta bastante simples e intuitiva de ser usada. Ela conta com um menu que fica sinalizado por três linhas no canto esquerdo inferior da tela com as opções de ínicio, atalho, notas, tarefas, cadernos, etiquetas, compartilhados comigo e lixeira. São através delas que você poderá organizar as suas informações, seja criando uma lista de coisas a fazer em tarefas, onde você pode incluir datas e prazos, seja criando cadernos para agrupar uma série de notas sobre o mesmo assunto.

Menu lateral do aplicativo Evernote no celular
Menu do Evernote oferece vários opções para organização. (imagem: reprodução)

Evernote: download para Android e iOS

Tela do Evernote para download na biblioteca de aplicativos de um celular
Legenda: Veja como fazer download do Evernote nos dois sistemas (Foto: Sharaf Maksumov / Shutterstock)

O Evernote está disponível tanto para aparelhos da com sistema operacional iOS quanto para Android. Confira como baixar a seguir.

Em aparelhos com sistema iOS

  • Passo 1. Acesse a App Store no seu iPhone.
  • Passo 2. Busque pelo aplicativo Evernote.
  • Passo 3. Clique na opção Evernote, em seguida, "instalar" ou "baixar".
  • Passo 4. Faça login com a sua conta ou crie uma nova.

Em aparelhos com sistema Android

  • Passo 1. Acesse a Play Store no seu aparelho.
  • Passo 2. Busque pelo aplicativo Evernote.
  • Passo 3. Clique na opção Evernote - organizador de notas e, em seguida, "Instalar" ou "baixar".
  • Passo 4. Faça login com a sua conta ou crie uma nova.

Evernote Web: usando no PC

Para acessar o Evernote pelo computador, basta abrir seu navegador, digitar https://evernote.com/ e clicar na opção baixar no canto superior direito da página.

Print do Evernote Web, a versão para desktop do aplicativo
O Evernote também pode ser usado no computador (imagem: reprodução)

Faça o download e instale o Evernote aceitando os temos de uso. É rápido e não ocupa muito espaço no seu computador.

Caso você já tenha uma conta, clique em entrar e preencha seus dados. Mas, se esse for seu primeiro acesso, clique em "Criar conta" e preencha com as informações solicitadas. Você também pode optar por entrar com a sua conta Google.

Evernote Premium e Business

Além da versão grátis, o Evernote também disponibiliza versões pagas. Por uma mensalidade R$ 9, o cliente premium pode acessar suas notas sem internet, gerar PDFs, personalizar o aplicativo. No entanto, os principais benefícios são o limite de upload de documentos e tamanho máximo da nota.

Enquanto na versão gratuita é possível criar notas de até 25MB e fazer uploads de no máximo 60MB, na versão premium você conta com 200MB (tamanho máximo para notas) e limite de upload de 10GB.

Se o seu uso for corporativo, vale dar uma olhadinha no Evernote Business. Dá para criar notas de até 200MB e o limite de upload é de 20 GB + 2 GB por usuário (compartilhado entre todos os usuários do business). Por exemplo, se há cinco usuários que compartilham uma conta nessa categoria, ela tem 30 GB de uploads compartilhados por mês. O custo desse plano é de 24 reais por mês.

Dispositivos para usar o Evernote

Se antes de baixar o Evernote você pensa em trocar de celular, não deixe de conferir nosso artigo com os melhores aparelhos para comprar em 2021. Talvez a nossa listagem de tablet para estudar te ajude no que você busca também.

Leia também: