Facebook Live Audio Rooms: conheça o novo rival do Clubhouse

Conheça melhor o Facebook Live Audio Rooms, novidade lançada para fazer frente ao Clubhouse.

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 2 min. de leitura.

Compartilhe:

Assim como o Spotify com o Greenroom, o Facebook também está apostando em uma plataforma semelhante ao Clubhouse. Nesta segunda (21/06), a rede social anunciou o lançamento do Facebook Live Audio Rooms (sala de áudios ao vivo em português). Neste primeiro momento, ele funciona apenas para iOS e nos Estados Unidos.

Além disso, só figuras públicas verificadas e alguns grupos terão autorização para abrir sessões e convidar participantes para o bate-papo. O lançamento para outros países e diferentes sistemas operacionais, como o Android, ainda não foi divulgado.

Leia mais: tudo sobre o Spotify Greenroom

Além da estreia da plataforma de salas de áudio ao vivo, o Facebook também contará com podcasts. A rede social ainda terá mais uma alternativa de uso da voz. Serão os Soundbites. A ideia é a criação de áudios curtos, uma espécie de TikTok com sons.

Quer entender um pouco melhor sobre como vai funcionar o Facebook Live Audio Rooms na prática? Então confira as principais novidades abaixo!

Como vai funcionar o Facebook Live Audio Rooms?

O Facebook Live Audio Rooms vai funcionar de maneira similar ao rival Clubhouse. Haverá um anfitrião do evento (host). Ele será responsável por iniciar a sala e terá controle total sobre ela.

Os locutores, por sua vez, são pessoas que poderão participar do evento de forma livre e estarão destacadas no topo da rede social. Enquanto isso, os ouvintes ficarão no ambiente apenas consumindo o conteúdo de áudio.

Tela do Facebook Live Audio Rooms, disponível nos Estados Unidos (Foto: Reprodução/Facebook)
Tela do Facebook Live Audio Rooms, disponível nos Estados Unidos (Foto: Reprodução/Facebook)

Diferentemente do Clubhouse, o Facebook vai permitir que os anfitriões possam enviar convites para os locutores antes da sala iniciar. Ouvintes poderão virar locutores durante a realização da conversa.

Limites do Live Audio Rooms

Segundo a rede social, o limite de locutores na página será de 50 simultaneamente. A critério de comparação, o Twitter Spaces aceita somente 10. O número de ouvintes, por sua vez, será ilimitado.

Agendamento de salas de bate papo entre moderador e anfitrião do evento. (Foto: Reprodução/Facebook)
Agendamento de salas de bate papo entre moderador e anfitrião do evento. (Foto: Reprodução/Facebook)

Além disso, os anfitriões que desejarem também poderão apoiar campanhas de financiamento coletivo diretamente das salas de áudio. Se uma causa for escolhida, os outros participantes - ouvintes e locutores - poderão doar na tela do evento. Um contador dirá qual montante foi arrecadado e quanto falta para alcançar a meta traçada.

Primeiros participantes do Live Audio Rooms

Entre as primeiras pessoas que terão o Facebook Live Audio Rooms liberado para testes e construção de salas de bate papo ao vivo estão o músico TOKiMONSTA, o atleta de futebol americano Russel Wilson e uma das principais estrelas do podcast americano, Joe Budden.

Quer aproveitar para consumir o conteúdo do Facebook Live Audio Rooms? Então confira algumas alternativas de fones de ouvido e caixas de som para melhorar a sua experiência!

Confira ofertas de fones de ouvido e caixas de som: