Mulher usa celular deitada na cama com luzes apagadas e apenas a tela do aparelho acesa

Filtro de luz azul: para que serve e como ativar no celular e PC

Recurso que serviria para melhorar qualidade do sono de usuários de celulares e PCs, filtro de luz azul gera discórdia sobre eficácia

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Já ouviu falar do filtro de luz azul ou "luz noturna" presentes em alguns celulares e PCs, mas não sabe o que isso significa? Esse é um recurso que promete diminuir o impacto da luz azul emitida pela tela de aparelhos eletrônicos na vista do usuário. Ele tem se tornado cada vez mais comum entre os dispositivos, mas gera opiniões conflitantes entre fabricantes de aparelhos e cientistas.

A seguir, entenda o que é o filtro de luz azul, para que serve o recurso e como ativá-lo em smartphones e computadores de diferentes marcas. Veja também o que os especialistas dizem sobre a tecnologia.

Mulher usando celular na cama com a mão apoiada no queixo
O que é filtro de luz azul? Entenda como funciona o recurso em celulares e PCs (Foto: Shutterstock)

O que é filtro de luz azul?

O filtro de luz azul é um recurso que aumenta a temperatura da tela do dispositivo, como celular ou notebook. Assim, o display fica em um tom mais quente, amarelado. A ideia por trás da tecnologia é proteger os olhos do excesso de luz azul emitido por esses aparelhos.

Para que serve o filtro de luz azul?

Usar o celular à noite pode prejudicar a qualidade do sono, já que a luz azul emitida pela tela de alguns aparelhos eletrônicos atrapalha a produção de melatonina, hormônio responsável pelo sono. Segundo as fabricantes de aparelhos eletrônicos, o filtro de luz azul serviria para minimizar esses efeitos, já que deixa a tela com uma temperatura mais quente.

Assim, ele poderia ser útil, principalmente, à noite, para evitar prejuízos ao sono do usuário.

Filtro de luz azul funciona mesmo?

Há controvérsias sobre a eficiência do filtro de luz azul. Enquanto as fabricantes de aparelhos garantem que a tecnologia funciona, sim, alguns estudos científicos sugerem o contrário.

É o caso de uma pesquisa realizada por especialistas da Universidade Brigham Young, em Utah, nos EUA, que indica que o filtro de luz não traz nenhum benefício à saúde dos usuários.

Os estudos compararam a qualidade de sono de três grupos em diferentes condições. O primeiro usou o filtro de luz azul do iOS (Night Shift) antes de dormir. Já o segundo grupo utilizou o celular sem o filtro de luz azul, enquanto o terceiro grupo apenas não usou o celular ou outras telas.

Chad Jensen, professor de psicologia que fez parte do estudo, destacou que não foram detectadas diferenças significativas na qualidade de sono dos candidatos dos três grupos, um total de 167 adultos, entre 18 a 24 anos, monitorados para avaliar os estágios do sono.

Já outro estudo realizado pela Universidade de Manchester, diz que filtro de luz azul pode ser mais nocivo para o sono que a própria luz azul.

Nesse caso, os pesquisadores expuseram ratos à iluminação com diversas temperaturas de cor. Ao final, foi possível observar que as células sensitivas à cor, no olho, são mais responsivas ao amarelo do que ao estímulo da luz azul. Ou seja: o filtro de luz azul pode te deixar mais alerta do que a própria luz azul.

Contudo, o estudo não chegou a uma conclusão definitiva, já que foi feito apenas com ratos, e não com seres humanos.

Menina coçando os olhos enquanto segura o celular
Alguns estudos questionam a eficácia do filtro de luz azul para a saúde dos usuários (Foto: Shutterstock)

Paninho da Apple de R$ 219 que virou meme: vale tudo isso para polir seus aparelhos?

Como ativar o filtro de luz azul

No Celular

iOS Segundo a Apple, há duas maneiras de ativar e desativar o filtro de luz azul, também chamado Night Shift, no iPhone, iPad e iPod Touch:

  • Abra a Central de Controle. Pressione o ícone do controle de brilho com firmeza e toque no botão "Night Shift) para ativar ou desativar o recurso.
  • Acesse Ajustes > Tela e Brilho > Night Shift. Na mesma tela, é possível definir um horário para o Night Shift ser ativado automaticamente e ajustar a temperatura da cor.

Por padrão, o Night Shift é ativado entre o pôr do sol e o nascer do sol.

Android

Nos celulares Android, a opção pode variar conforme o aparelho.

Nos aparelhos Samsung, por exemplo, o filtro de luz azul pode ser ativado tanto pela Central de Notificações, quanto pelas configurações.

  1. Acesse as Configurações;
  2. Toque em "Visor";
  3. Selecione "Filtro de luz azul" para abrir as opções adicionais;
  4. Faça os ajustes necessários de opacidade e agendamento.

Já nos modelos da Xiaomi, o recurso é conhecido como "Modo de Leitura”:

  1. Abra as Configurações do telefone;
  2. Toque em "Tela";
  3. Selecione a opção "Modo de Leitura";
  4. Ative ou agende para que o recurso do seja acionado automaticamente.

Por fim, nos telefones da Motorola, o recurso é chamado de "Modo Noturno":

  1. Acesse as Configurações;
  2. Toque na opção "Tela";
  3. Selecione "Modo Noturno";
  4. Ative o recurso e ajuste conforme suas preferências.

No PC

Windows

  1. Para ativar o filtro de luz azul no PC com Windos, primeiro, abra o menu Iniciar. Em seguida, insira "Configurações" na caixa de pesquisa. Selecione Configurações > Sistema > Exibir > Luz noturna. Se a alternância de luz noturna estiver esmaecida, talvez seja necessário atualizar o driver de vídeo. Nesse caso, consulte "Atualizar drivers no Windows".
  2. Depois, vá na opção "Ativar a luz da noite agendada". Em seguida, selecione "Do pôr do sol ao nascer do sol" ou "Definir horário" e insira horários personalizados em que a luz noturna será ativada e desativada.

Mac

Cerifique-se de que o Mac atende aos requisitos do sistema para o Night Shift e siga estas etapas:

  1. Selecione o menu Apple > Preferências do Sistema;
  2. Clique em "Monitores";
  3. Clique na aba "Night Shift".

Confira ofertas de celulares que possuem filtro de luz azul

Se você estiver em busca de um celular que possua o recurso de filtro de luz azul, o iPhone 13, novo celular da Apple, é uma ótima opção. Aproveite para conferir outras funcionalidades do iPhone 13. Veja também dicas de smartphones com boa câmera e baratos para 2022.

A seguir, confira algumas ofertas de celulares com filtro de luz azul, dentre elas o iPhone 13 citado acima: