Galaxy A21s: análise da ficha técnica e preço do celular da Samsung

Veja a análise completa do Galaxy A21s, intermediário com ótimo custo-benefício

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Lançado em julho de 2020, o Samsung Galaxy A21s é uma das apostas da Samsung na linha de intermediários. Sendo um celular que lembra bastante os modelos mais potentes da linha A, o A21s se destaca e está entre os melhores no segmento custo-benefício da marca.

Aqui no Brasil, o aparelho custa em torno de R$ 1.300 e traz algumas melhorias em design, câmera, desempenho e bateria, quando comparado ao seu antecessor, o Samsung Galaxy A20s. Analisamos as principais características do Galaxy A21s com base em sua ficha técnica. Confira cada detalhe e descubra se esse smartphone intermediário é ideal para o seu tipo de uso.

Leia também: Samsung oficializa Galaxy A21s com câmera de 48 MP e bateria 'gigante'

O Galaxy A21s está disponível nas cores preta, branca e azul (Foto: Divulgação/Samsung)
O Galaxy A21s está disponível nas cores preta, branca e azul (Foto: Divulgação/Samsung)

Ficha técnica do Galaxy A21s:⦁ Tela: LCD PLS de 6,5 polegadas, resolução HD+ (1600 × 720) e proporção 20:9⦁ Processador: octa-core Samsung Exynos 850 de 2 GHz⦁ Memória RAM: 4 GB⦁ Armazenamento: 64 GB, expansível por cartão microSD de até 512 GB⦁ Câmeras traseira:⦁ principal: 48 MP (f/2.0) + 8 MP (f/2.2) ultrawide + 2 MP (f/2.4) macro + 2 MP (f/2.4) sensor de profundidade⦁ Câmera frontal: 13 MP (f/2.2)⦁ Bateria: 5.000 mAh, carregamento rápido de 15 W⦁ Conectividade: NFC, bluetooth, 4G e Wi-Fi⦁ Recursos: leitor de digitais, reconhecimento facial, acelerômetro e giroscópio⦁ Sistema operacional: Android 10 (One UI Core 2.1)

Design

Com design mais atual, o A21s apresenta cores vivas e revestimento todo em plástico. Na parte traseira, está alocado um leitor biométrico tradicional e um leve efeito cromático na pintura. Em sua lateral esquerda, há três slots que você pode inserir tanto o nano-SIM, como o MicroSD. Já no lado direito, ficam os botões de desbloqueio e de controle do volume.

A espessura de 8,9 mm e a proporção de 20:9 da tela - que confere um visual mais esticado - contribuem para o conforto, tanto ao segurar o celular, quanto na experiência com filmes e jogos.

Vale a pena ressaltar que a entrada tradicional P2 para fones de ouvido ainda está presente no A21s. Além disso, ele vem com um alto-falante e entrada USB-C. O smartphone está disponível nas cores: preta, branca e azul.

O conjunto quádruplo de câmeras traseiras confere mais versatilidade (Foto: Divulgação/Samsung)
O conjunto quádruplo de câmeras traseiras confere mais versatilidade (Foto: Divulgação/Samsung)

Tela e Som

O Galaxy A21s conta com display LCD simples e resolução HD+, o que costuma ser padrão em aparelhos mais básicos. Ele também não possui um sensor de luminosidade, o que impede que a intensidade de brilho seja controlada automaticamente. Sua proporção é de 20:9, com resolução de 1600 × 720 pixels. O tamanho da sua tela auxilia na entrega de uma boa experiência nos filmes, séries e jogos.

A saída de som desse smartphone Samsung entrega uma boa qualidade para áudios e vídeos. Mas, para escutar músicas, a qualidade do áudio não é tão boa, pois os volumes mais altos podem distorcer as canções, impactando negativamente na experiência.

Desempenho

Seu processador é o Samsung Exynos 850, apto para rodar apps do dia a dia - como redes sociais e aplicativos leves - com tranquilidade. Seus 4GB de RAM também ajudam a não encontrar travamentos no uso cotidiano, mas o uso multitarefa pode ser prejudicado com muitos aplicativos abertos ao mesmo tempo.

Alguns jogos também rodam no A21s, mas ele não está livre de alguns travamentos com aplicativos mais pesados. Seu processador intermediário age com fluidez evitando grandes imprevistos. O aparelho tem 64GB de armazenamento, que podem ser expandidos em até 512GB via cartão MicroSD.

O Galaxy A21s tem 5.000 mAh de bateria, para durar mais de um dia (Foto: Divulgação/Samsung)
O Galaxy A21s tem 5.000 mAh de bateria, para durar mais de um dia (Foto: Divulgação/Samsung)

Câmeras

O Samsung A21s traz um conjunto de quatro câmeras com o objetivo de entregar fotografias mais vivas e enriquecidas em detalhes. Sua lente principal tem 48 MP com abertura de (f/2.0) e a segunda é uma lente ultrawide de 8 MP com abertura de (f/2.2). Ele também tem um sensor macro e um sensor de profundidade, ambos com 2 MP.

Essa variedade de lentes é ideal para quem curte fotografias, já que permite capturar imagens com mais versatilidade, seja de perto, em paisagens ou para fazer retratos. Sua câmera de selfies traz um sensor de 13 MP com abertura de f/2.2, com resultado parecido com o da câmera principal traseira. Ela entrega cores vivas, mas outro ponto de atenção: o desfoque talvez não funcionará se o fundo do cenário tiver muita informação.

Bateria

Em relação ao seu antecessor, o A21s 64GB traz melhorias em duração de carregamento e autonomia de bateria. Com duas horas para obter a carga máxima, esse celular de 2020 chega tranquilo a mais de um dia de uso moderado. Sua capacidade é de 5.000 mAh, maior até que a de alguns smartphones da linha intermediário premium.

Custo-benefício

O Samsung Galaxy A21s é adequado para aquele consumidor que procura um modelo mais atual com desempenho intermediário. Mesmo com a ausência de algumas tecnologias, o A21s apresenta um destaque positivo em tela e bateria. Além disso, seu conjunto de quatro câmeras entrega boas fotografias.

Se você está pensando em comprar um celular atual com preço abaixo de R$ 1.500, o A21s é uma boa opção. Agora, se procura por melhorias em tecnologias, processador mais potente e alta fluidez com apps mais exigentes, o Galaxy A51 e A71 podem ser mais indicados.

Encontre os melhores preços para o Galaxy A21s no Zoom. Fique por dentro do nosso histórico de preços e crie um alerta para ser informado quando o smartphone chegar no valor desejado.

Leia também: Celular até 800 reais em 2020: qual smartphone comprar no Brasil?