A traseira de um Galaxy A22 azul na mão de uma pessoa com teclado de computador ao fundo

Galaxy A22 vale a pena? Saiba tudo sobre o celular Samsung

O Samsung Galaxy A22 é o novo smartphone intermediário da gigante sul-coreana com bom conjunto de câmeras e bateria resistente

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

O Galaxy A22 é um novo modelo da Samsung. Ele foi lançado recentemente, no final do mês de julho. É um modelo intermediário que conta com bons recursos. Sua câmera versátil, com estabilização de imagem, consegue boas fotos até em condições com pouca iluminação. Seu display infinito com tecnologia Super AMOLED apresenta grande nitidez e clareza.

E não é só isso, o A22 conta ainda com o sistema de pagamento por aproximação Samsung Pay, graças à tecnologia NFC. Tem Bluetooth 5.0, que permite se conectar a mais de um dispositivo ao mesmo tempo. E sua bateria possui autonomia para mais de um dia de uso. Quer saber ainda mais sobre este intermediário da Samsung? Então confira a nossa análise completa e descubra se é o modelo ideal para você.

Design e acabamento

O Samsung Galaxy A22, como de costume nos celulares da marca, conta com belo design, moderno e elegante. O modelo tem bordas finas. E, com isso, um bom aproveitamento da tela. Ainda na parte da frente, possui um pequeno notch em formato de gota. Ele abriga a câmera frontal, algo que não era visto na geração anterior, que tinha um notch de furo na tela.

Já na traseira, o acabamento é em plástico, e a pintura é lisa. Ele chega nas cores violeta, verde, branco e preto. Tem também módulo quadrado para abrigar as suas quatro câmeras. Já o flash fica bem abaixo da moldura. Na lateral, estão os seus botões de energia (com leitor biométrico integrado) e os de volume.

Galaxy A22 tem display infinito

O Samsung Galaxy A22 conta com tela grande de 6,4 polegadas, com display infinito. Este tipo de display tem pequenas bordas e notch discreto. Eles garantem um alto aproveitamento da tela. Ele conta ainda com tecnologia Super AMOLED, com brilho de 600 nits, que garante grande clareza e alta nitidez.

Tela do Galaxy A22 com imagem de mulher deitada em rede com fundo idêntico
Galaxy A22 tem tela com display infinito (Foto: Divulgação / Samsung)

A tela do Galaxy A22 tem resolução HD+. Apesar de não ser das mais avançadas, atinge bons resultados para os menos exigentes. Já outro ponto que chama a atenção é a sua taxa de atualização de 90 Hz, que entrega uma maior fluidez na transição das imagens, principalmente quando comparado a outros intermediários, que costumam ter esta taxa de 60 Hz.

Desempenho esperado para um intermediário

Em relação ao desempenho, ele deve entregar o que promete um intermediário. Ou seja, deve conseguir rodar uma boa parte dos aplicativos da Play Store, até em multitarefas. O A22 conta com o chip Helio G80, um processador de oito núcleos, com velocidade máxima de até 2.0 GHz, proporcionando navegação fluida.

Galaxy A22 em mão de homem com teclado branco ao fundo e tela ligada
Galaxy A22 tem desempenho bom para intermediário (Foto: Shutterstock)

Completam o conjunto os seus 4GB de RAM, que também é o que se espera de um intermediário, e os seus 128 GB de memória interna. Essa capacidade deve ser suficiente para armazenar todos os seus arquivos e aplicativos.

Mas, se não for o caso, ela pode ser expandida para até 1 TB, via cartão MicroSD. O Galaxy A22 sai de fábrica com o Android 11, versão mais recente do sistema operacional, com a interface personalizada da Samsung, One UI 3.1. Confira as novidades do Android 11.

A22 possui conjunto versátil de câmeras

O Galaxy A22 conta com conjunto traseiro com quatro sensores. Eles entregam grande versatilidade de imagens, com bons resultados, independentemente do ambiente ou iluminação do local, graças ao modo noturno.

Ele combina até 12 opções de frames, que deixam a foto mais estável e nítida, em condições ruins de luz. Tem também recurso otimizador de cena que, graças à inteligência artificial, reconhece até 20 tipos de cenas.

Traseira do Galaxy A22 com foco nas suas câmeras em fundo branco
Galaxy A22 tem câmera com quatro sensores (Foto: Divulgação/Samsung)

Se destaca no conjunto o sensor principal de 48 megapixels, com estabilização de imagem (OIS). Já o segundo sensor, de 8 MP, é um ultra-wide, ideal para fotos de ângulos abertos, como paisagens ou imagens de grandes grupos.

Tem ainda dois sensores de 2 MP, um macro, para fotos com o foco próximo a lente, e outra de profundidade, usada para fazer o recorte do modo retrato. Quer saber mais sobre o assunto? Entenda os tipos de lente de celular em nosso artigo.

Gravação de vídeo e câmera frontal

O conjunto traseiro é capaz de fazer filmagens em resolução Full HD a 30 quadros por segundo, com estabilização de imagem e auto-foco, além de filmar em slow motion a 120 FPS. Já a sua câmera de selfies tem 13 MP de resolução, com detecção facial e faz gravações, também em Full HD a 30 FPS.

Samsung Galaxy A22 tem autonomia de mais de um dia

O Samsung Galaxy A22 conta com uma bateria bastante potente, de 5.000 mAh que, segundo a fabricante, gera uma autonomia de até dois dias longe das tomadas. Mas é importante lembrar que isso vai depender do seu tipo de uso. E quando precisar carregar a bateria, não vai ser um problema. Ele é compatível com recarga rápida de 15W, que já vem incluso na caixa.

O A22 conta ainda com alguns outros recursos de destaque, como o Samsung Pay, que faz pagamentos por aproximação, graças à tecnologia NFC, e o Bluetooth 5.0, que permite alternar entre dispositivos de forma mais rápida e leitor biométrico na lateral.

Ficha técnica do Galaxy A22

  • Tela: 6,4 polegadas, com tecnologia Super AMOLED, resolução HD+, display infinito e taxa de atualização de 90 Hz
  • Processador: Helio G80
  • Armazenamento interno: 128 GB (expansível para até 1 TB)
  • Câmeras traseiras: 48 MP + 8 MP ultra-wide + 2 MP profundidade + 2 MP macro + Flash
  • Grava em: Full HD @ 30 FPS
  • Câmera frontal: 13 MP
  • Bateria: 5.000 mAh
  • Carregamento rápido: Suporta carregadores de até 15W
  • Carregamento sem fio: Não
  • Cores disponíveis: violeta, verde, branco e preto

Samsung Galaxy A22: preço e custo benefício

O Galaxy A22 conta com ficha técnica compatível com a categoria e tem inclusive bons recursos, como o seu conjunto de câmeras e a sua tela. No momento do seu lançamento, ele teve preço indicado de R$ 1.899, o que é um valor alto para as suas configurações, mas como atualmente o seu preço está bem mais em conta, sendo encontrado por até R$ 1.175*, ele vale a pena, principalmente para quem busca um celular com boa câmera e bateria, sem precisar gastar muito.

Já se o que busca é um celular um pouco mais completo, ou com recursos que este não possui, como o suporte à rede 5G, e não liga de pagar um pouco mais, conheça também o Moto G 5G e o Galaxy A32 5G (ofertas abaixo). Já se você gosta de celulares Samsung, mas não se decidiu por algum desses modelos, veja nosso artigo com tudo sobre celulares Samsung e a nossa lista com os melhores Samsung baratos de 2021.