Foto exibe parte traseira do A52 5G, que está em cima de um tecido jeans

Galaxy A52 5G vale a pena? Conheça o modelo da Samsung

Samsung Galaxy A52 5G é uma opção de intermediário com internet 5G; conheça em detalhes sua ficha técnica

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

O Galaxy A52 5G é uma versão do celular intermediário premium da Samsung que oferece compatibilidade com as redes 5G. Apesar de a tecnologia ainda não ter sido implementada no Brasil, várias fabricantes já estão investindo em smartphones com o recurso para "preparar o terreno" aqui. Por isso, o modelo surge como uma alternativa para quem quer, no futuro, poder contar com a conexão mais rápida, mas não está disposto a investir em um top de linha.

A ficha técnica é praticamente a mesma do Galaxy A52 convencional, com o diferencial de usar um processador otimizado para o 5G, o Snapdragon 750, e da tela com maior taxa de atualização. No entanto, o preço do aparelho não é nada barato. Isso faz surgir a seguinte dúvida: vale a pena investir no A52 5G mesmo sem a tecnologia ter estreado no Brasil?

Design e tela

Em comparação com o Galaxy A52 convencional, a Samsung optou por manter o mesmo design no A52 5G. Com isso, temos um visual moderno e que lembra outros modelos da marca, como os da linha S. A parte traseira adota uma pintura lisa e sem detalhes. As câmeras ficam em um módulo retangular. A propósito, conheça mais modelos da linha A e também da linha S.

Foto exibe a traseira de dois celulares A52 5G com respingos de água
Design do Galaxy A52 5G, que tem proteção contra água (Foto: Shutterstock)

Como diferencial, temos a proteção IP67 contra água e poeira. O recurso não é comum nos intermediários da Samsung e confere uma proteção extra para os usuários mais desastrados. Na parte frontal, a empresa segue a "receita" de outros modelos, com bordas finas e apenas um pequeno furo para o sensor de selfies. O acabamento principal do A52 5G é feito em plástico, o que ajuda a reduzir o custo final do aparelho.

O Galaxy A52 5G possui alto-falantes estéreos. Ao contrário do A52 tradicional, ele é vendido apenas em duas cores: preto e violeta.

Celular A52 5G com parte frontal voltada para cima
Os 120 Hz de taxa de atualização são o diferencial da tela do A52 (Foto: Shutterstock)

Sua tela tem 6,5 polegadas e usa a tecnologia Super AMOLED, cujas características são boas cores, brilho alto e um excelente contraste de preto. Ele também adota a resolução Full HD+ para imagens em alta resolução.

No entanto, o destaque é a taxa de atualização de 120 Hz, que deixa a navegação ainda mais natural e fluida, já que as imagens se atualizam mais rápido. Inclusive, essa é uma das diferenças em relação ao A52, que tem taxa de atualização de 90 Hz. Em nosso artigo, saiba mais sobre celular com tela que tem taxa de atualização de 120Hz.

Desempenho

Para não decepcionar quanto ao seu desempenho, o Galaxy A52 usa o processador Snapdragon 750G, um modelo octa-core que alcança até 2,2 GHz. Mesmo sendo um chip intermediário, o usuário não terá problemas ao rodar os apps e jogos da Play Store.

O destaque aqui é o suporte às redes 5G, recurso que por algum tempo ficou exclusivo aos aparelhos mais caros da fabricante. No entanto, a empresa não informa se o celular é compatível com as redes DSS. Por enquanto, esse é o 5G "improvisado" do Brasil. No momento da publicação desta matéria, as redes 5G ainda não estão disponíveis no país.

Celular A52 5G com parte frontal voltada para cima exibindo um jogo
O A52 5G tem um excelente desempenho no dia a dia e em jogos (Foto: Shutterstock)

Ao todo, são 6 GB de memória RAM. Então, problemas de engasgos e travamentos não deverão aparecer no aparelho da Samsung. O armazenamento interno é de 128 GB, mas você pode aumentar o espaço usando um cartão de memória de até 1 TB.

O Samsung A52 5G já chega com o Android 11 instalado de fábrica, versão mais recente do sistema operacional do Google. Além disso, ele usa a interface personalizada One UI 3.1, que adiciona recursos exclusivos de navegação e usabilidade. Saiba aqui as novidades do Android 11.

Câmeras do Galaxy A52 5G

O Galaxy A52 5G possui conjunto quádruplo de câmeras traseiras. A principal tem 64 MP, foco automático por estabilização de fase e estabilização óptica. A secundária tem 12 MP e lente ultra-wide, para fotos de ângulos abertos. Já as outras duas possuem 2 MP cada, uma com lente macro, para fotografar detalhes, e a outra um sensor de profundidade, para o modo retrato.

Imagem mostra mão exibindo parte traseira do A52 5G, com seu conjunto quádruplo de câmeras
É esperado que o Galaxy A52 5G consiga excelentes fotos (Foto: Shutterstock)

A empresa destaca que as fotos ficam ricas em detalhes, mesmo em ambientes com baixa iluminação, já que o sensor principal consegue receber mais luz. Além disso, outro fator positivo é a versatilidade do conjunto fotográfico do celular, já que o usuário também pode tirar fotos com enquadramento maior (lente ultra-wide), ou bem próximas ao objeto (macro).

A câmera frontal do Galaxy A52 5G tem 32 MP e HDR, que melhora as cores e ajuda a controlar a luminosidade da cena. Ela também tira fotos no modo retrato, que desfoca o fundo e deixa a pessoa em evidência.

O Galaxy A52 5G faz vídeos em resolução 4K, tanto com a câmera traseira quanto com a frontal. Esse é um excelente recurso para os criadores de conteúdo. Além disso, o aparelho conta com a "super estabilização", ideal para momentos de mais ação.

Bateria do Galaxy A52 5G

O Galaxy A52 5G possui bateria de 4.500 mAh, cuja autonomia pode passar de um dia de uso, segundo a Samsung. Com a ajuda de inteligência artificial, o celular se ajusta aos hábitos do usuário para prolongar o tempo de duração da bateria. Ele tem suporte aos carregadores turbo de até 25 W, por isso carrega 50% de sua carga em apenas 30 minutos.

Ficha técnica do Samsung Galaxy A52 5G

  • Tela: 6,5 polegadas, com painel Super AMOLED, resolução Full HD+ e 120 Hz de taxa de atualização
  • Processador: Snapdragon 750G (octa-core de até 2,3 GHz)
  • Memória RAM: 6 GB
  • Armazenamento: 128 GB (expansível)
  • Câmera: quádrupla traseira de 64 MP (f/1.8) + 12 MP (ultra-wide) (f/2.2) + 5 MP (macro) (f/2.4) + 5 MP (sensor de profundidade) (f/2.4)
  • Grava em até 4K a 60 fps
  • Câmera frontal: de 32 MP
  • Bateria: 4.500 mAh com carregamento rápido de 25 W
  • Conectividade: 3G, 4G, Bluetooth 5.0 e GPS
  • Sistema operacional: Android 11
  • Cores: preto e violeta
  • Dimensões: 159,9 x 75,1 x 8,4 mm
  • Peso: 189 g

Galaxy A52 5G: preço e custo-benefício

A ideia da Samsung com o Galaxy A52 5G é atrair os consumidores que buscam um aparelho intermediário já com suporte ao 5G. Entretanto, isso acaba sendo pouco efetivo aqui no Brasil. A tecnologia ainda não foi implementada e sequer tem datas concretas para ser.

Dessa forma, o celular acaba custando caro e seu principal recurso não pode ser aproveitado pelos consumidores. Seu valor parte de *R$ 2.635, o que é muito alto considerando o restante da ficha técnica.

Por outro lado, se você tem planos de permanecer com o smartphone por um longo período, pode ser interessante comprar o modelo. Assim, quando o 5G estiver funcionando no Brasil, você já terá um aparelho compatível.

Ao nível de comparação, pelo mesmo preço, o consumidor pode comprar o Galaxy S20 FE. O modelo é superior em todos os aspectos, apesar de não ter o 5G. Veja o review completo do Galaxy S20 FE.

Se você gostou da ficha técnica do Galaxy A52 5G e não vê necessidade no recurso 5G, vale invistir no Galaxy A52 convencional. O modelo custa mais barato e tem a mesma ficha técnica (com exceção do processador e da tela de 120 Hz):

Por fim, se quiser conhecer outras opções, vale dar uma olhada na lista de melhores celulares de 2021. Para quem quer economizar, a dica é conferir os melhores intermediários. Se você gosta da marca sul-coreana, aproveite para conhecer os melhores smartphones da Samsung.

*Valores coletados no dia 11/08/2021.