Celular Samsung A52 em frente e verso

Galaxy A52 é bom? Veja tudo sobre o celular da Samsung

Veja quais são as principais características do Samsung Galaxy A52 e se esse celular vale a pena para você

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

O Galaxy A52 é um dos celulares intermediários premium da Samsung. Ou seja, ele está no último degrau da empresa antes de chegarmos nos mais “tops”, que são da linha S. Dessa forma, o aparelho traz uma ficha técnica completa e funções robustas, que só encontramos nos modelos mais caros.

Ele é uma excelente opção para quem busca um celular moderno e com boa ficha técnica, mas não deseja gastar tanto quanto um modelo da linha S. No entanto, será que o Galaxy A52 vale a pena? Veja a nossa análise completa do aparelho da Samsung e confira se ele é o modelo para você!

Design moderno e tela de 6,5 polegadas

O Galaxy A52 adota um visual moderno, que inclusive é semelhante a modelos da linha S da Samsung. Sua parte traseira é toda lisa e conta com um módulo retangular para as câmeras, essas que possuem lentes em destaque. Na parte frontal, o A52 tem bordas finas e apenas um furo na tela para a câmera de selfies.

Mão segurando celular A52 e exibindo parte traseira do smartphone
Design do Galaxy A52 (Foto: Jack Skeens/Shutterstock)

O aparelho tem construção feita em plástico e conta com proteção IP67 contra água e poeira. Ele tem alto-falantes estéreos e entrada para fone de ouvido, notícia positiva para quem gosta de escutar música. O A52 é vendido em quatro cores: branco, preto, violeta e azul.

Mão segurando A52 e exibindo parte frontal do smartphone
A tela do A52 tem 90 Hz de taxa de atualização (Foto: Gabo_Arts/Shutterstock)

Sua tela tem 6,5 polegadas e usa a tecnologia Super AMOLED, que deixa as cores ainda mais vívidas, melhora o brilho e contraste de tudo o que é exibido. A resolução Full HD também é uma das características do painel e deixa as imagens em alta resolução. Já a taxa de atualização de 90 Hz faz com que a navegação fique mais natural e fluida, pois as imagens se atualizam mais rápido.

Desempenho otimizado para jogos

O Galaxy A52 usa o processador Snapdragon 720G, um modelo octa-core que chega a 2,3 GHz. É um chip intermediário que consegue rodar praticamente qualquer app da Play Store e que conta com otimização para jogos.

Ao todo, são 6 GB de memória RAM, então problemas de engasgos e travamentos não deverão acontecer no aparelho da Samsung. O armazenamento interno é de 128 GB, mas você pode aumentar o espaço usando um cartão de memória externo.

O Samsung A52 já chega com o Android 11 instalado de fábrica, o sistema operacional mais recente do Google. Além disso, ele usa a interface personalizada One UI 3.1, que adiciona recursos exclusivos de navegação e usabilidade. Conheça as novidades do Android 11 em nosso artigo.

Conjunto quádruplo de câmeras e filmagem em 4K

Esse celular tem um conjunto quádruplo de câmeras na parte traseira. A principal tem 64 MP, foco automático por estabilização de fase e estabilização óptica, e a secundária tem 12 MP e lente ultra-wide. As outras duas possuem 2 MP cada, uma com lente macro e a outra um sensor de profundidade.

Mãos segurando A52 e usando câmera do celular
É esperado que o Galaxy A52 consiga excelentes fotos (Foto: Shutterstock)

Além de fotos ricas em detalhes, o Galaxy A52 também se destaca na versatilidade, já que conta com lentes adicionais que permitem imagens em diferentes ângulos e formatos. Para quem gosta de gravar vídeos, o aparelho faz filmagens em 4K a 30 FPS.

Na parte frontal, a câmera é de 32 MP e tem recurso HDR. Ele ajuda a melhorar as cores e controla as “explosões” de luz que podem acontecer em selfies. Assim como a câmera traseira, a frontal também filma em 4K!

Bateria carrega 50% em 30 minutos

O Galaxy A52 possui bateria de 4.500 mAh. Sua autonomia pode passar de um dia de acordo com a Samsung. Ele tem suporte aos carregadores turbo de até 25W, por isso carrega 50% de sua carga em apenas 30 minutos.

Foto exibe parte frontal do A52, com carregador conectado
Ao todo, são 4.500 mAh de bateria no A52 (Foto: Framesira/Shutterstock)

Ficha técnica do Samsung Galaxy A52

  • Tela: 6,5 polegadas, Super AMOLED, Full HD+ com 90 Hz de taxa de atualização
  • Processador: Snapdragon 720G (octa-core de até 2,3 GHz)
  • Memória RAM: 6 GB
  • Armazenamento: 128 GB (expansível)
  • Câmera: quádrupla traseira de 64 MP (f/1.8) + 12 MP (ultra-wide) (f/2.2) + 5 MP (macro) (f/2.4) + 5 MP (sensor de profundidade) (f/2.4)
  • Grava em até 4K a 60 fps
  • Câmera frontal: de 32 MP
  • Bateria: 4.500 mAh com carregamento rápido de 25 W
  • Conectividade: 3G, 4G, bluetooth 5.0 e GPS
  • Sistema operacional: Android 11
  • Cores: Preto, Branco, Violeta e Azul
  • Dimensões: 159.9 x 75.1 x 8.4 mm
  • Peso: 189 g

Galaxy A52: preço e custo-benefício

O Galaxy A52 é um smartphone intermediário premium. Ou seja, possui recursos de aparelhos mais caros da marca, mas sua ficha técnica e faixa de preço ainda o “prendem” no segmento intermediário. É uma estratégia inteligente e vem sendo reforçada pela Samsung.

Afinal, muitos consumidores buscam essas funções, mas não querem pagar os altos valores das linhas mais caras, ou às vezes nem precisam de aparelhos tão potentes. Lembrando que o modelo A52 também tem uma versão com 5G, rede que futuramente estará disponível no país. Ela, contudo, é mais cara.

Se quiser investir mais, o usuário pode comprar o Galaxy S20 FE. Esse é um dos modelos premium da linha S20. Dessa forma, recomendamos esperar o preço do A52 cair para que ele realmente seja uma opção viável perante aos modelos da linha S da Samsung. Veja o review do Galaxy S20 FE.

Outra boa alternativa por um preço similar é o Poco X3 Pro que, apesar de não ter um painel Super AMOLED, traz 120 Hz de taxa de atualização, processador mais potente, mais RAM e armazenamento interno, bateria maior e também conta com um conjunto quádruplo de câmeras. Veja a nossa análise completa do Poco X3 Pro.

*Valores coletados no dia 11/08/2021.