Logo Zoom
Logo Zoom

Com configuração parecida, o Galaxy Gran Prime e o Moto G 3ª Geração são aparelhos com bom custo/benefício. E como a gente sabe que muitos estão na dúvida entre comprar o Galaxy Gran Prime Duos ou o Moto G 3ª Geração, comparamos esses dois celulares. Dá só uma olhada:

Gran Prime e Moto G têm mais de uma versão cada

Como o Galaxy Gran Prime Duos só tem duas versões – uma com TV e outra sem –, vamos focar no Moto G 2ª Geração, que tem mais variações.

Aliás, também tem uma versão Moto G DTV Colors, que é um celular com TV digital, tem 16GB de armazenamento, 1GB de RAM e acompanha uma capinha colorida para você personalizar o aparelho.

Tem ainda o Moto G Colors, com 1GB de RAM, 16GB de memória interna e uma capinha colorida, além do Moto G Music, com as mesmas especificações e mais um fone de ouvido Bluetooth.

E mais basiquinho, e também mais em conta, tem o Moto G com 8GB de armazenamento, 1GB de RAM e sem acessórios. Vale ressaltar que todos os Moto G 3ª geração são smartphones com 4G, e ainda que existem versões do Moto G 3ª geração com 2GB de RAM, mas como elas não encontradas facilmente fora da loja da Motorola, não serão citadas neste comparativo.

Proteção contra água e tela com resolução melhor no Moto G

Tanto o Galaxy Gran Prime quanto o Moto G têm tela de 5 polegadas, porém, a do smartphone Motorola tem resolução HD (720x1280 pixels), resultando em 294 ppi. Já o Gran Prime conta com 960x540 pixels, ou seja, 220 ppi.

A verdade é que as telas dos dois são boas, mas a do Moto G é mais nítida e tem cores mais fortes. Outra vantagem do Moto G é a proteção Gorilla Glass 3 contra arranhões, que não vem no smartphone Samsung comparado aqui.

Isso sem falar na proteção contra água que o Moto G oferece. Graças à certificação IPX7, o aparelho pode ficar submerso a até 1 metro de profundidade, em água doce, por até 30 minutos. Mas a Motorola não recomenda que você mergulhe com o celular em uma piscina, por exemplo. Sendo assim, a proteção serve mais para quando ele cair na pia cheia d´água ou em uma poça.

Gran Prime e Moto G quase empatam no quesito desempenho

A potência é mais um tópico em que o Gran Prime e o Moto G se assemelham. Ambos são smartphones quad core, e ainda por cima equipados com o mesmo processador, a mesma quantidade de memória RAM e a mesma unidade de processamento gráfico (GPU): Qualcomm Snapdragon 410, 1GB de RAM e Adreno 306.

No entanto, os processadores trabalham em velocidades diferentes. Enquanto o Moto G roda a 1,4GHz, o Galaxy Gran Prime é equipado com 1,2GHz.

Isso quer dizer que o Gran Prime e o Moto G têm desempenho muito parecido, mas o Moto G leva sim vantagem pelo clock maior no processador e também pelo Android sem modificações na interface, o que dá bastante fluidez ao smartphone. Já o Gran Prime traz a interface clássica da marca, a TouchWiz, que vem com diversos aplicativos e pode pesar um pouco o celular.

Câmera boa? Escolha o Moto G

Tudo bem que os dois aparelhos comparados filmam em Full HD e são equipados com câmera frontal de 5MP, fazendo com que eles sejam smartphones bons para . Mas as diferenças na câmera traseira mostram a superioridade do Moto G com relação ao Gran Prime.

Não que a câmera de 8MP do Gran Prime seja ruim, mas a do Moto G 3ª geração realmente merece destaque por fotografar com até 13MP, e ainda ter algumas vantagens como o HDR, função que é ideal para fazer fotos em condições ruins de luminosidade, como contra a luz.

Avalie os prós e os contras e escolha o melhor: Gran Prime ou Moto G

Além de serem bons aparelhos, e com preços que ficam na média, o Gran Prime e o Moto G ainda são smartphones dual chip, ou seja, permitem que você use os serviços de duas operadoras diferentes.

E essa é só mais uma semelhança entre esses dois celulares com bom custo/benefício. Como você deve ter percebido, eles são bastante parecidos em diversos quesitos. De maneira geral, o Gran Prime é mais indicado para quem quer um celular com boa câmera frontal, que seja fluido e aguente grande parte dos aplicativos.

Quanto ao Moto G, o aparelho apresenta um conjunto bastante interessante, com tela bacana, internet 4G, processador rápido em praticamente qualquer atividade, e câmeras de qualidade para a sua faixa de preço. Por falar em valor, o Moto G chegou mais caro que o Gran Prime, o que pode contar na hora da decisão.

Veja preços do Galaxy Gran Prime e do Moto G 3ª Geração

Leia também: Moto G4 vs Moto G3: saiba o que mudou na nova versão deste smartphone Motorola