Entre as muitas opções de aparelhos intermediários, é fácil destacar alguns modelos da Samsung e da Motorola, afinal, as duas marcas investem em smartphones mais em conta, mas não abre mão de alguns recursos extras.

Dois modelos que apresentam ficha técnica e recursos bem parecidos são o Samsung Galaxy J8 e o Motorola Moto G6, próximos até mesmo na faixa de preço.

Comparamos as principais características do Galaxy J8 e do Moto G6 para te ajudar a descobrir qual o melhor smartphone intermediário para você. Dá uma olhada!

 

Galaxy J8

Galaxy J8

Moto G6

Moto G6

Tela 6 polegadas HD+ (1480 x 720 pixels) 18,5:9 5,7 polegadas Full HD+ (2160 x 1080 pixels) 18:9
Processador Qualcomm Snapdragon 450 Octa-core de 1,6 GHz Qualcomm Snapdragon 450 Octa-core de 1,8 GHz
Memória RAM 4GB 3GB ou 4GB
Armazenamento 64GB 32GB ou 64GB
Aceita cartão de memória Sim, microSD de 256 GB Sim, microSD de 256 GB
Conectividade 4G, 3G, Wi-Fi e Bluetooth 4.2 4G, 3G, Wi-Fi e Bluetooth 4.2
Dual chip Sim Sim
Leitor de impressões digitais Sim Sim
Reconhecimento facial Sim Não
Câmera traseira Dupla: 16MP (f/1.7)+ 5MP (f/1.9) Dupla: 12MP (f/1.8)+ 5MP (f/2.2)
Câmera frontal 16MP (f/1.8) 8MP (f/2.2)
Filma em Full HD @ 30 fps Full HD @ 60 fps
Bateria 3.500 mAh 3.000 mAh
Dimensões (altura x largura x espessura) 159 x 75 x 8 mm 153 x 72 x 8 mm
Peso 177 gramas 163 gramas
Sistema operacional de fábrica Android 8 (Oreo) Android 8 (Oreo)
Rádio FM Sim Sim

Samsung e Motorola empatam no desempenho, mas Moto G6 tem opção mais modesta

Tanto o Galaxy J8, quanto o Moto G6, trabalham com processador Qualcomm Snapdragon 450, um octa-core intermediário que não vai ter problemas em rodar as atividades usuais do dia a dia com boa velocidade de trabalho. Com isso, se você quer navegar em sites e redes sociais, trocar mensagens online ou reproduzir vídeos em streaming, tem duas boas opções.

Galaxy J8 Design

A diferença fica na memória RAM. Enquanto o Galaxy J8 tem versão única de 4GB de RAM, o Moto G6 oferece duas alternativas: ou os mesmo 4GB do smartphone Samsung, ou uma versão um pouco mais modesta, o Moto G6 com 3GB. Na prática, essa diferença significa que o modelo de maior RAM vai lidar melhor com mais tarefas abertas ao mesmo tempo, e tem custo um pouco mais baixo.

Menor memória RAM, menor espaço de armazenamento

Em um primeiro momento, gastar menos pode parecer uma escolha óbvia. Mas vale notar que, além da menor memória RAM, a versão mais simples do Moto G6 também apresenta espaço de armazenamento reduzido, de 32GB, contra 64GB da versão turbinada, assim como no Galaxy J8.

Sendo assim, se você prefere ter mais tranquilidade para baixar mais aplicativos e salvar quantas fotos e vídeos quiser, sem se preocupar com espaço, é mais indicado investir um pouco mais, seja no Galaxy J8 ou na opção mais avançada do Moto G6.

Dois smartphones com Android 8, entrada de cartão de memória e dual chip

O processador não é a única semelhança entre os smartphones Motorola e Samsung. As duas marcas também apostaram no Android 8 vindo instalado de fábrica, uma edição mais atualizada do sistema operacional.

Da mesma forma, qualquer que seja a sua escolha você pode aumentar o espaço de armazenamento com um cartão de memória e usar dois chips ao mesmo tempo.

Tela do Moto G6 tem maior definição

O Moto G6 tem tela de 5,7' Full HD+, com definição de 2160x1080 pixels. Já o Galaxy J8 ficou com a definição HD+, de 1480x720 pixels, na tela de 6", um pouco maior.

Nos dois casos, o formato de 18:9 (ou 18.5:9, no caso do celular Samsung) permitem a reprodução de imagens livres de cortes nas bordas.

Moto G6 Tela

A definição maior do Moto G6 garante imagens um pouco mais ricas em detalhes, principalmente em relação a cores e contrastes, em uma diferença que pode ser bem clara para quem dá mais atenção à qualidade de imagem. Mas, sinceramente, a tela Super AMOLED do Galaxy J8 não decepciona.

Visual parecido, estruturas diferentes

O Galaxy J8 e o Moto G6 têm o visual esperado da categoria, com formas sutis e bordas bem fininhas que favorecem a pegada e até a imersão em vídeos.

Os mais acostumados ao visual da Samsung podem sentir falta do botão físico na frente do aparelho, que foi retirado para aumentar a tela, sem deixar o aparelho muito grande. Uma boa escolha da Samsung, já vista em modelos mais avançados da marca, como o Galaxy S8 e S8 Plus. Mas a parte traseira acompanha outros modelos de smartphones intermediários, com estrutura metálica.

Do outro lado, o Moto G6 ocupou um pouquinho do seu espaço frontal com o sensor de digitais, mas investiu na traseira em vidro 3D, levemente curva, com design mais parecido com os modelos premium.

No fim das contas, vai do gosto de cada um, pois tem quem prefira evitar as marcas de dedos ou possíveis acidentes com uma traseira em vidro. Mas, sem dúvidas, o visual fica mais sofisticado.

Galaxy J8 Faz as melhores fotos

Mais um ponto em comum dos dois smartphones é a escolha pela câmera dupla traseira, formada por duas lentes. Esse recurso, que começou como exclusividade dos tops de linha e avançou pelos intermediários, permite efeitos como o Modo Retrato e outros ajustes de profundidade, disponível nos dois modelos.

No Moto G6, a câmera traseira é formada por lentes de 12MP e 5MP, com abertura focal máxima de f/1.8, que permite fotos nítidas até mesmo em ambientes com pouca luz, como fotos feitas durante a noite. Além dos ajustes de profundidade, o Moto G6 também conta com recursos como objetos com cor ou preto e branco em destaque, efeitos gráficos animados e ajustes manuais. Os vídeos podem ser gravados em Full HD a 60 quadros por segundo.

É uma boa câmera, sem dúvidas, mas não consegue bater de frente com a experiência da Samsung, com lentes de 16MP e 5MP, com aberturas de f/1.7 e 1.9.

Galaxy J8 Câmera

Isso quer dizer que, em relação à qualidade e resolução das fotos, o Galaxy J8 vai apresentar resultados bem melhores, com imagens ainda mais nítidas e baixo nível de ruídos, mesmo nas fotos noturnas ou em ambientes com pouca luz. Filtros, efeitos variados e stickers podem deixar suas fotos mais divertidas. Os vídeos também são gravados em Full HD, mas a 30 quadros por segundo.

A diferença fica ainda maior na câmera frontal, já que os 8MP e f/2.2 do Moto G6 ficam bem atrás dos 16MP e f/1.9 da Samsung, definição e abertura focal que garantem ótima nitidez e excelente captura de luz para selfies em situações de pouca luz.

Em resumo, ponto fácil para o Samsung Galaxy J8.

Motorola e Samsung têm recursos extras exclusivos

Ao analisar os recursos extras dos dois modelos, mais uma vez, a escolha é uma questão puramente pessoal, já que você deve pensar em quais opções são mais úteis no seu dia a dia.

Assim como outros modelos da marca, o Moto G6 tem as funções Moto Tela, que permite o acesso a algumas informações e tarefas direto na tela bloqueada, e o Moto Ações, com comandos de gestos, como silenciar uma chamada ao virar a tela para baixo ou ativar a câmera ao sacudir o aparelho.

Já o Galaxy J8 investiu na maior segurança dos seus dados e informações, através do desbloqueio por reconhecimento facial (além do leitor de digitais, que continua presente), e da Pasta Segura, onde você pode guardar arquivos e até aplicativos com maior privacidade.

Também é legal falar do App Pair do Galaxy J8, que permite que você divida a tela entre vídeos e aplicativos de mensagem, para que sejam exibidos ao mesmo tempo, e do Dual Messenger, com o uso simultâneo de duas contas de um mesmo aplicativo de mensagens.

Maior duração de bateria com a Samsung ou carregamento rápido com a Motorola?

Com capacidade de 3.500mAh, o Galaxy J8 aguenta mais tempo longe da tomada, não só pela maior bateria, mas pelo menor gasto da tela HD. Com isso, mesmo com uso um pouco mais intenso, é mais fácil chegar ao fim do dia com o celular ligado.

Moto G6 Bateria

Por outro lado, a bateria de 3.000mAh do Moto G6, que é gasta em menor tempo com a tela Full HD, ganhou o carregador rápido Turbo Power da Motorola, que, segundo a marca, oferece três horas extras de funcionamento após 15 minutos na tomada.

Qual o melhor intermediário: Galaxy J8 ou Moto G6?

A escolha, aqui, fica de acordo com as suas prioridades. O Samsung Galaxy J8 é, de longe, o melhor celular para fotos, tanto com a câmera traseira dupla, quanto nas selfies, e também merece atenção pela boa duração da bateria.

Já se a qualidade da tela é um ponto essencial para você, o Moto G6 leva a melhor. Sem esquecer que você pode gastar um pouco menos ao abrir mão de algum espaço de armazenamento, com um pequena redução do desempenho multitarefas.

Mas você pode ter uma certeza: qualquer se seja a sua decisão, vai ter um smartphone capaz de rodar com facilidade as tarefas mais importantes do dia a dia.

Confira as melhores ofertas do Galaxy J8 e Moto G6:

Smartphone Motorola Moto G G6 XT1925-3 32GB

Smartphone Motorola Moto G G6 XT1925-3 64GB

Confira o nosso vídeo:

Leia também: