Zoom indica em Celular e Smartphone

Galaxy Note 4 vs Galaxy Note 5: qual o melhor Samsung de tela grande?

Quer tela grande e velocidade? Veja se o ideal para você é o Galaxy Note 4 ou o Galaxy Note 5.

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Lançado em 2014, o Samsung Galaxy Note 4 trouxe bons upgrades em relação ao Note 3. Mas será que o Galaxy Note 5, que chegou em 2015, conseguiu superar o Galaxy Note 4?

Comparamos os dois phablets da Samsung (Note 4 e Note 5) para te ajudar a decidir se vale a pena investir na versão mais recente do smartphone. Confira!

 

Samsung

Galaxy Note 5

Samsung Galaxy Note 5

Samsung

Galaxy Note 4

Samsung Galaxy Note 4

Tela 5,7'' (QHD) 5,7'' (QHD)
Processador

Octa core

(quad core 2,1GHz

+ quad core 1,5GHz)

Octa core

(quad core 1,9GHz

+ quad core 1,3GHz)

Memória RAM 4GB 3GB
Conectividade 4G, 3G e Wi-Fi 4G, 3G e Wi-Fi
Armazenamento 64GB 32GB
Aceita cartão de memória Não Sim (até 128GB)
Câmera frontal 5MP 3,7MP
Câmera traseira 16MP 16MP
Filma em 4K 4K

Os dois têm ótimas telas... Mas e o design, qual você prefere?

Conhecidos como phablets por serem celulares com tela quase tão grande quanto a de um tablet, o Galaxy Note 4 e o Galaxy Note 5 têm 5,7 polegadas com resolução digna de top de linha.

Tanto o Galaxy Note 4 quanto o Galaxy Note 5 contam com 2560x1440 pixels (resolução QHD) no display, resultando em 515 pixels por polegada (ppi), o que é uma ótima densidade.

Além disso, as telas do Note 4 e do Note 5 são AMOLED, um material que deixa as imagens brilhantes e com cores bastante vivas. Ah, e ambos ainda têm displays com Gorilla Glass 4, que protege de arranhões e outros danos caso o aparelho caia, por exemplo.

Agora, um dos destaques da linha Samsung Galaxy Note é a caneta S Pen, que ajuda a usar a telona do celular e também a fazer anotações rapidamente. No Galaxy Note 4 e no Note 5 ela é encaixada em um orifício próprio no aparelho. Mas uma novidade é que no Galaxy Note 5 ela é ejetada quando você apertar um botão embaixo do aparelho, e a S Pen também está mais precisa no Note 5.

Quanto ao design, prevalece mesmo o gosto pessoal. O Galaxy Note 4 tem um visual mais profissional, com bordas em alumínio e traseira em material que imita couro. Já o Galaxy Note 5 é mais moderno, com corpo parecido com o do Galaxy S6: todo em alumínio e com vidro na traseira.

O que pode desagradar no Galaxy Note 5 é que a bateria não é removível, como era no Galaxy Note 4.

Desempenho do Galaxy Note 5 é superior ao do Galaxy Note 4

Apesar dos dois aparelhos comparados aqui terem processador de oito núcleos, o do Galaxy Note 5 é superior e um pouco mais veloz. Isso sem falar que o Note 4 tem 3GB de RAM e o Note 5 tem 4GB, o que é bastante memória para quem precisa realizar diversas tarefas ao mesmo tempo.

Câmeras traseiras empatam, mas a frontal do Note 5 é melhor

Acompanhando a tendência dos celulares bons para selfies, o Galaxy Note 5 traz uma câmera frontal de 5MP, sendo melhor para autorretratos do que o Galaxy Note 4, que tem 3,7MP no sensor da frente.

Na parte de trás, tanto o Galaxy Note 5 quanto o Galaxy Note 4 fotografam com até 16MP e têm estabilização óptica para fotos mais nítidas, além de HDR, permitindo capturar imagens mesmo contra a luz. E eles ainda filmam em 4K, ou seja, os dois fazem boas fotos e também vídeos de qualidade.

Galaxy Note 5 não tem entrada para cartão de memória

Tudo bem que o Galaxy Note 5 tem armazenamento de 64GB e o Galaxy Note 4 tem a metade (32GB). Mas o fato do Note 5 não ter entrada para cartão de memória pode desanimar algumas pessoas. Se é o seu caso, o Note 4 pode ser a melhor escolha, pois tem slot para cartão microSD de até 128GB.

Chegou a hora de decidir: Galaxy Note 5 ou Galaxy Note 4?

Como o Galaxy Note 5 não trouxe upgrades tão significativos assim, o Galaxy Note 4 continua sendo uma boa escolha, e pode ser que nem valha a pena trocar a versão 4 pela 5 agora.

Mas se você vai investir pela primeira vez em um aparelho da linha Samsung Galaxy Note, é mais indicado que você escolha o mais recente, no caso o Galaxy Note 5, que é um pouco mais rápido, tem câmera frontal de qualidade e design mais premium.

Porém, se o preço for um fator decisório para a sua escolha, vale considerar investir no Galaxy Note que estiver mais barato, já que os dois apresentam bom desempenho e estão entre os melhores celulares de 2015.

 

Continue navegando pelo Zoom, conheça mais produtos e compare os preços.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone