Parte traseira do Galaxy S20 FE com destaque para a câmera

Galaxy S20 FE ainda vale a pena? 6 motivos para apostar no celular

Smartphone Samsung de 2020 ainda é uma boa opção de compra; conheça todos os destaques do Galaxy S20 FE

Aline BatistaRedatora

Publicado e atualizado 8 min. de leitura.

Compartilhe:

O Galaxy S20 FE é um celular da Samsung que faz parte da linha S20, lançada em 2020. Entretanto, um ano depois, o modelo ainda faz muito sucesso entre os usuários brasileiros. Inclusive, ele foi o celular mais vendido durante a Black Friday do Buscapé, na última sexta-feira (26). O aparelho traz um ótimo conjunto de especificações, com alguns recursos premium, mas preço semelhante aos intermediários.

Mas será que um celular de 2020 ainda é uma boa opção para quem pretende usar o aparelho em 2022? Nós já vamos adiantar que sim. E para te convencer que o Samsung Galaxy S20 FE ainda vale a pena, selecionamos seis motivos pelos quais você deve comprar o smartphone. Confira!

Traseira do Galaxy S20 FE azul apoiado em uma pedra
Galaxy S20 FE é uma versão mais acessível do Galaxy S20 que ainda faz sucesso no Brasil (Foto: Shutterstock)

Tela de alta qualidade com 120 Hz

O Galaxy S20 FE tem uma tela digna de celular premium. O modelo vem com um display de 6,5 polegadas, que é grande e confortável para mexer. As bordas são bem finas, o que ajuda em uma sensação maior de imersão, e a câmera frontal fica alocada em um pequeno furo no display. Além disso, o smartphone vem com painel Super AMOLED, que oferece cores mais vivas e alto contraste, e resolução Full HD+ (1080 x 2400 pixels) para alta qualidade de imagens.

O grande destaque da tela do Samsung Galaxy S20 FE, entretanto, é a taxa de atualização de 120 Hz. Essa característica é responsável por permitir atualizações de frames mais rápidos na tela, resultando em transições de imagens mais fluidas. O padrão dos smartphones atuais costuma ser 60 Hz. Então, os 120 Hz oferecidos pelo S20 FE, sem dúvida, colocam este modelo à frente de muitos outros.

Ótimo conjunto de câmeras

Câmera é sempre um ponto de exigência dos usuários durante a compra de um smartphone, e o dono do Galaxy S20 FE não vai se decepcionar nesse quesito. O celular vem com um conjunto traseiro triplo que produz fotos de excelente qualidade A câmera principal tem lente wide e sensor de 12 MP. Há ainda uma ultra-wide de 12 MP, ideal para tirar fotos com ângulos mais abertos, e uma teleobjetiva de 8 MP, que ajuda no zoom.

Apesar de os sensores serem inferiores aos do Galaxy S20, o smartphone consegue produzir ótimas fotos em diferentes condições de iluminação. Aliás, para garantir boas fotos noturnas, o Samsung Galaxy S20 FE conta também com pixels maiores nos sensores e inteligência artificial aprimorada. Assim, a câmera se ajusta para que as imagens feitas no escuro fiquem nítidas e com bom nível de detalhes.

Mão segurando o Galaxy S20 FE com a tela acesa
Galaxy S20 FE tem tela grande com ótima resolução e taxa de atualização de 120 Hz (Foto: Shutterstock)

Além disso, o smartphone oferece zoom óptico de 3x e zoom digital com super-resolução de 30x. O modelo também chama atenção por vir com vários recursos para fotografia, como o modo Single Take. Em relação à gravação de vídeos, ele captura em 4K a 60 frames por segundo e grava em câmera lenta a 960 fps. Ou seja, é um aparelho bastante versátil, que vai fazer sucesso entre os amantes de fotografia.

Por fim, não poderíamos deixar de mencionar também a ótima câmera frontal do S20 FE. O smartphone tem um sensor de 32 MP, que é maior até mesmo do que os do Galaxy S20 e S20 Plus. A Samsung promete boas selfies, com alto nível de detalhes.

Desempenho veloz e muito armazenamento

Desempenho é outro ponto de destaque do Galaxy S20 FE. O smartphone apresenta um bom conjunto de hardware, suficiente para rodar diferentes aplicativos e jogos com eficiência. Na hora da compra, porém, é preciso ficar atento ao fato de que ele pode ser encontrado em diferentes versões, com mudanças no processador, na quantidade de memória RAM e no armazenamento.

Quando chegou ao Brasil, em novembro de 2020, o modelo estava disponível com processador Exynos 990, que equipa toda a linha Galaxy S20 à venda por aqui. Em relação à memória, era possível encontrar versões com 6 GB de RAM + 128 GB de armazenamento ou 8 GB + 256 GB.

Ambas garantem uma boa performance, mas podem apresentar pequenas diferenças no uso. O modelo de 8 GB + 256 GB tende a ser a melhor opção para quem faz um uso mais intenso.

Entretanto, em maio de 2021, começaram a aparecer algumas versões à venda por aqui com processador Snapdragon 865. Para quem não sabe, os chips Exynos são fabricados pela própria Samsung, enquanto os Snapdragon são feitos pela Qualcomm. Essa prática da Samsung de utilizar processadores diferentes já é algo comum na linha Galaxy S. Normalmente, aqui no Brasil, a fabricante sempre opta pelo chipset próprio.

Traseira do Galaxy S20 FE na cor verde
Galaxy S20 FE pode ser encontrado em versões com diferentes especificações (Foto: Shutterstock)

Na teoria, os dois processadores são equivalentes. Então, devem apresentar desempenho parecido. Porém, alguns testes de benchmark, como o do AnTuTu, indicam que o Snapdragon 865 oferece uma performance melhor do que o Exynos 990. Por isso, ele pode ser uma opção mais interessante.

Essa versão do Galaxy S20 FE também estava à venda em opções de 6 GB + 128 GB ou 8 GB + 256 GB. Contudo, o modelo de 256 GB já não é mais encontrado em ofertas do e-commerce.

Diante dessas informações, você deve estar se perguntando qual versão do Galaxy S20 FE escolher e como descobrir se você optou pela certa. Essa pode ser uma questão muito ligada ao preço do aparelho. Para quem quiser o modelo de 6 GB + 128 GB, a opção com processador Snapdragon vai ser uma escolha melhor. No entanto, se a diferença de valores entre as duas variantes for grande, o chip Exynos dá conta do recado.

Já quem decidiu investir no modelo de 8 GB de RAM + 256 GB só vai encontrar opções com processador Exynos, que também garante ótimo desempenho. Nesse caso, como a ficha técnica é superior, o preço também será mais caro.

Por fim, para descobrir qual o processador utilizado, basta checar o código do produto. O Galaxy S20 FE com Exynos 990 tem código SM-G780F, tanto para o modelo de 6 GB + 128 GB como para a opção de 8 GB + 256 GB. Já o código do modelo com processador Snapdragon é SM-G780G.

Em qualquer uma dessas opções, o bom desempenho é um ponto positivo, bem como o armazenamento. O smartphone, além de oferecer, uma boa quantidade de memória interna, ainda é compatível com cartão microSD de até 1 TB. Ou seja, espaço para guardar aplicativos, fotos e outros arquivos não vai falar no S20 FE.

Entre outros destaques, ainda podemos citar o áudio estéreo, e a compatibilidade com Wi-Fi 6, que é mais rápido. Vale mencionar que o Samsung Galaxy S20 FE não funciona em redes 5G. Além disso, o smartphone aceita dois chips para usar números diferentes.

Galaxy S20 FE apoiado em umas pedras com a tela acesa
Versão do Galaxy S20 FE com 8 GB de memória RAM tende a ter melhor desempenho (Foto: Shutterstock)

Bateria para o dia todo

O Galaxy S20 FE não traz uma bateria com alta capacidade, como outros modelos da própria Samsung. De qualquer forma, sua autonomia ainda é maior do que a do Galaxy S20. A Samsung promete até 16 horas de uso de internet via Wi-Fi, mas na prática é possível utilizá-lo por um dia inteiro. Isso porque o smartphone oferece uma bateria inteligente, que se adapta conforme o estilo de uso da pessoa.

Além disso, o celular oferece carregamento rápido de 25 W. Com apenas 30 minutos na tomada, você garante 50% de carga. Entretanto, é importante destacar que o carregador que acompanha o dispositivo tem capacidade menor, de apenas 15 W.

Outro ponto de destaque é que o S20 FE tem carregamento sem fio. O smartphone pode até ceder carga para outros aparelhos compatíveis com recarga Wireless. Nesse caso, basta encostar o dispositivo em sua traseira para começar a transferência de energia.

Resistente à água

Outro motivo pelo qual vale a pena comprar o Galaxy S20 FE é o design resistente. O smartphone conta com certificação IP68, que o torna resistente à água e poeira. O aparelho aguenta até 1,5 metros de água por 30 minutos, o que pode ser um alívio para os usuários mais desastrados. Apesar disso, nós não recomendamos usar o celular submerso para não causar dados aos componentes internos.

Além disso, ele está disponível em seis cores variadas e certamente vai agradar à maioria dos usuários. Você pode escolher entre azul escuro, lilás, verde, vermelho, coral e branco.

Galaxy S20 FE vermelho apoiado em uma grade ao lado de um vaso de plantas
Galaxy S20 FE tem design colorido e é resistente à água (Foto: Shutterstock)

Bom custo-benefício

Como já deu pra perceber nos itens anteriores, o Galaxy S20 FE é um smartphone bastante completo. Ele fica entre os intermediários e os tops de linha, trazendo uma ficha técnica muito interessante. Para completar o pacote, o preço é um dos seus principais destaques.

O aparelho chegou como uma versão mais acessível do Galaxy S20 tradicional e já teve uma boa redução de valores desde seu lançamento no Brasil. Aliás, o nome "FE" significa "fan edition" (edição de fã, em inglês), ou seja, uma opção feita para os fãs do S20.

Entretanto, é preciso pesquisar bem, porque, às vezes, o S20 FE têm umas variações de preço que podem te fazer questionar a compra. Para que você não caia em ciladas, a gente vai te dar uma dica sobre os valores mais justos para cada versão. Veja também as melhores ofertas para cada um.

Galaxy S20 FE com processador Exynos + 6 GB + 128 GB (SM-G780F)

Esse modelo já chegou a custar pouco mais de R$ 1.780 nas últimas semanas, um valor justo, considerando sua ficha técnica. Entretanto, se você não encontrar nenhuma promoção nessa faixa, vale a pena pegar o modelo por até R$ 1.900.

Galaxy S20 FE com processador Exynos + 8 GB + 256 GB (SM-G780F)

Essa é a versão mais cara de todas, já que também é a mais potente. O modelo já chegou a custa menos de R$ 2.000 em algumas ofertas, mas até R$ 2.300 é um preço justo por ele, considerando a ficha técnica mais parruda.

Galaxy S20 FE com processador Snapdragon + 6 GB + 128 GB (SM-G780G)

Por fim, a versão com processador Snapdragon costuma ser um pouquinho mais cara. Se a diferença não for grande, vale a pena pagar para ter um aparelho com desempenho melhor. Essa variante do S20 FE já custou cerca de R$ 1.800, mas até R$ 2.000 é um valor aceitável.

Para ter certeza de que está fazendo uma boa compra, aproveite as nossas ferramentas de Histórico de Preços e Alerta de Preço. Se você estiver em busca de modelos mais baratos, confira também a seleção de celulares com bom custo-benefício que nós testamos e recomendamos.