Galaxy S21 Ultra 5G: análise, ficha técnica e preços do aparelho

Veja todos os detalhes do Galaxy S21 5G Ultra, novo celular premium da Samsung

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 9 min. de leitura.

Compartilhe:

O Samsung Galaxy S21 Ultra 5G é o melhor celular da Samsung (até a publicação desta análise) e promete ser uma das melhores opções de celulares em 2021 para quem busca um aparelho premium. Por isso, o Zoom preparou uma análise completa do smartphone para mostrar suas principais características, ficha técnica e preços.

O Galaxy S21 Ultra é o primeiro aparelho da linha Galaxy a chegar com suporte a S Pen, caneta inteligente da Samsung. O celular tem processador de última geração, tela com resolução 2K e conjunto de câmeras de cair o queixo, com direito a gravações de vídeo em 8K!

Quer conhecer mais sobre a linha S21 da Samsung? A sul-coreana lançou o Samsung Galaxy S21 Plus, e você lê mais sobre ele nesse artigo, e também o S21 (confira aqui). Fora isso, vale também saber mais dos fones Galaxy Buds Pro (leia a análise).

Veja abaixo a sua ficha técnica e, logo a seguir, a nossa análise completa.

  • Tela: 6,8 polegadas, Dynamic AMOLED 2X, resolução 2K, HDR10, 120 HZ de taxa de atualização e proteção Gorilla Glass Victus
  • Processador: Exynos 2100 octa-core com até 2,9 GHz
  • GPU: Mali-G78
  • Memória RAM: 12 GB
  • Armazenamento interno: 128 GB, 256 GB ou 512 GB
  • Câmeras traseiras: 108 MP (f/1.8) com dual-pixel, foco a laser e estabilização óptica + 12 MP ultra-wide (f/2.2) com super estabilização + 10 MP teleobjetiva (f/2.4) com estabilização óptica e zoom de até 3x + 10 MP teleobjetiva (f/4.9) com estabilização óptica e zoom de até 10x
  • Filma em: 8K a 24 FPS
  • Câmera frontal: 40 MP (f/2.2) com HDR automático
  • Filma em: 4K
  • Bateria: 5.000 mAh com suporte a carregadores turbo de 25W
  • Tem carregamento reverso e carregamento sem fio
  • Redes móveis: 4G e 5G
  • Cores: Phantom Black (preto), Phantom Silver (prata), Phanton Titanium (cinza), Phantom Navy (azul-marinho) e Phanton Brown (marrom)
  • Conexões: Wi-Fi 6 e Bluetooth 5
  • Proteção contra água: Sim, IP68
  • Peso: 227 gramas
  • Dimensões (A x L x P): 165.1 x 75.6 x 8.9 mm

Design

Design do Galaxy S21 Ultra (Foto: Divulgação/Samsung)
Design do Galaxy S21 Ultra (Foto: Divulgação/Samsung)

O Galaxy S21 Ultra tem a construção que se espera de um aparelho premium em 2021. Ele tem chassi feito de alumínio e traseira de vidro, com proteção Gorilla Glass Victus para evitar os arranhões do dia a dia. Sua pintura é lisa, e as câmeras traseiras foram colocadas em uma espécie de “armadura” metálica, que dá um visual diferente para a linha S21.

O aparelho continua com a certificação IP68, que dá proteção contra água e poeira. Na parte frontal, a Samsung optou por bordas bem finas e apenas um buraco para alocar a câmera, assim como era na linha passada. É válido destacar que o celular não tem entrada para fones de ouvido e possui alto-falantes estéreos.

O Galaxy S21 Ultra foi lançado em seis cores diferentes: Phantom Black (preto), Phantom Silver (prata), Phantom Titanium (cinza), Phantom Navy (azul-marinho) e Phantom Brown (marrom). Ele pesa cerca de 227 gramas.

Tela

O Galaxy S21 Ultra possui tela com resolução 2K (Foto: Divulgação/Samsung)
O Galaxy S21 Ultra possui tela com resolução 2K (Foto: Divulgação/Samsung)

O Galaxy S21 Ultra é um ótimo celular para quem gosta de telas grandes, pois tem 6,8 polegadas, sendo a maior da linha. Ela usa tecnologia Dynamic AMOLED 2X e resolução 2K (1440x3200 pixels), que é ainda melhor que a Full HD. A Samsung afirma que ele possui o maior brilho entre os celulares, com incríveis 1500 nits. Parte disso se dá graças ao recurso de HDR10, que melhora o brilho e deixa as cores ainda mais vívidas.

A proporção da tela é 20:9, que a deixa mais “esticada” e melhor tanto para assistir vídeos quanto para segurar o celular. Ele possui proteção Gorilla Glass Victus, sendo a tela mais resistente já feita entre os modelos Galaxy. O Galaxy S21 Ultra conta com leitor biométrico integrado ao painel, recurso que está quase duas vezes mais rápido que a geração anterior.

A cereja do bolo é a taxa de atualização, que chega a 120 Hz. Com esse recurso, as imagens ficam mais naturais e fluidas em suas animações, sendo que o próprio celular adapta os valores dependendo do que o usuário estiver assistindo.

Desempenho

O Galaxy S21 Ultra tem processador potente e com 5G (Foto: Divulgação/Samsung)
O Galaxy S21 Ultra tem processador potente e com 5G (Foto: Divulgação/Samsung)

Para o Galaxy S21 Ultra, a Samsung estreou o seu novíssimo processador, o Exynos 2100. Ele é um chip octa-core que alcança até 2,9 GHz, e graças a várias otimizações de IA, apresenta um desempenho incrível em qualquer jogo ou app da Play Store. A fabricante afirma que ele tem 20% mais desempenho que a geração anterior.

Fabricado em 5 nanômetros, esse processador também é mais econômico que seu antecessor, e pode fazer até 26 trilhões de operações por segundo. O Galaxy S21 Ultra tem incríveis 12 GB de memória RAM, que chega a ser exagero apenas para um celular. Dessa forma, os usuários não terão nenhum problema com travamentos ou mesmo “engasgos” quando vários apps forem inicializados.

A Samsung destaca o grande espaço de armazenamento do S21 Ultra. (Foto: Divulgação/Samsung)
A Samsung destaca o grande espaço de armazenamento do S21 Ultra. (Foto: Divulgação/Samsung)

A Samsung implementou o recurso de “Vault Knox” (em português, "cofre"), que guarda as informações que o usuário desejar com segurança reforçada. Também há um modo de compartilhamento privado, em que é possível enviar algum arquivo para algum grupo de pessoas. Ele expira após um tempo pré-definido.

Outro ponto positivo do Exynos 2100 é a sua compatibilidade com as redes 5G, incluindo o mmWave. O celular já chega equipado com o Android 11 de fábrica, além da ONE UI 3.1, nova interface personalizada da Samsung.

Câmeras

Câmeras do Galaxy S21 Ultra (Foto: Divulgação/Samsung)
Câmeras do Galaxy S21 Ultra (Foto: Divulgação/Samsung)

O Galaxy S21 Ultra tem conjunto quádruplo de câmeras. O sensor principal tem 108 MP e estabilização óptica; a secundária tem 12 MP e lente ultra-wide; a terceira e quarta possuem 10 MP e lentes teleobjetivas, sendo que uma tem abertura f/2.2 e a outra f/2.4, além de oferecerem zoom óptico de 3 vezes e 10 vezes, respectivamente. O celular ainda oferece um sensor de foco a laser e câmera frontal de incríveis 40 MP.

Já é esperado que o aparelho consiga fotos incríveis, mas a novidade é que agora a Samsung deixou de usar a tecnologia quad-pixel para usar a Nona Binning, então ao invés de transformar 4 pixels em 1, ela irá transformar 9 pixels em 1. Além de as fotos ficarem com mais detalhes, o modo noturno do celular teve um grande avanço quando comparado às gerações anteriores.

Comparação de uma foto com e sem o modo noturno do Galaxy S21 Ultra (Foto: Divulgação/Samsung)
Comparação de uma foto com e sem o modo noturno do Galaxy S21 Ultra (Foto: Divulgação/Samsung)

Com um sistema de dois zooms, o Galaxy S21 Ultra consegue aproximar a imagem de forma mais rápida e suave. Ele pode combinar o zoom óptico com o digital para dar ao usuário a possibilidade de zoom de até 100 vezes! Outro recurso bacana é o Single Take, em que o celular faz um pequeno vídeo e seleciona os melhores frames da gravação para transformar em fotos.

Opções de edição do estúdio virtual do Galaxy S21 Ultra. (Foto: Divulgação/Samsung)
Opções de edição do estúdio virtual do Galaxy S21 Ultra. (Foto: Divulgação/Samsung)

A câmera frontal de 40 MP não decepciona nas selfies e também consegue fazer o efeito do modo retrato com muita precisão. A empresa destaca opções de iluminação de estúdio virtual (também disponíveis para as câmeras traseiras), dessa forma você consegue mudar a iluminação do fundo que foi recortado, deixando ele preto e branco e você com cores, por exemplo. Essa câmera faz filmagens em 4K.

Gravação de vídeos

O Galaxy S21 Ultra pode alterar as câmeras no meio da filmagem (Foto: Divulgação/Samsung)
O Galaxy S21 Ultra pode alterar as câmeras no meio da filmagem (Foto: Divulgação/Samsung)

O celular faz gravações em 8K, mas o grande destaque para vídeos é o modo Director’s View. Com ele o usuário pode alternar entre as câmeras durante a gravação, sendo que as outras câmeras também ficam ligadas o tempo todo. Dessa forma, é possível ver a miniatura delas e ter a “visão de diretor”, escolhendo qual a melhor lente para cada momento e fazendo a troca sem ter que parar a gravação.

As filmagens ainda contam com super estabilização e o recurso de Bluetooth Mix, que permite gravar com mais de um microfone ao mesmo tempo, usando a conexão bluetooth para se conectar a um microfone externo sem fio. A empresa também destaca o modo HDR 12, que dá até 60 vezes mais cores às filmagens feitas com o celular.

Bateria

Nenhum celular da linha S21 chega com carregador ou fone na caixa (Foto: Divulgação/Samsung)
Nenhum celular da linha S21 chega com carregador ou fone na caixa (Foto: Divulgação/Samsung)

O Galaxy S21 Ultra tem a maior bateria dos aparelhos da linha S21. Ao todo, são 5.000 mAh, que oferecem autonomia de pelo menos um dia completo, mesmo com o 5G ligado. Ele tem suporte a carregadores turbo de até 25W, mas também pode ser carregado sem fio ou mesmo “doar” carga para dispositivos compatíveis, graças à tecnologia de carregamento reverso.

A Samsung adotou a estratégia da Apple e agora não enviará carregadores junto a linha S21. O usuário ainda recebe o cabo USB de transmissão de dados, mas terá que comprar um carregador à parte ou usar algum que já tenha em casa. A justificativa da empresa é diminuir o impacto ecológico que a produção desse acessório causa, já que muitas pessoas já possuem o carregador em casa.

Outros recursos do Galaxy S21 Ultra

O Galaxy S21 Ultra tem suporte a S Pen (Foto: Divulgação/Samsung)
O Galaxy S21 Ultra tem suporte a S Pen (Foto: Divulgação/Samsung)

O Galaxy S21 Ultra é o único celular da linha S21 a ter suporte a S Pen, caneta inteligente da Samsung que deixa de ser exclusividade da linha Note. Com isso, os usuários podem usar a caneta para fazer anotações, desenhos e usar apps, mas diferente da linha Note, a caneta não é capaz de controlar aplicativos por gestos, já que ela não tem bluetooth.

O acessório não acompanha o celular, mas a notícia positiva é que os usuários podem usar qualquer versão de canetas já lançadas para a linha Note. É válido destacar que mesmo se o usuário comprar a S Pen do Galaxy Note, que tem bluetooth, ele não terá suporte às funções de uso por gestos no Galaxy S21 Ultra. A Samsung já confirmou que até o fim do ano deverá lançar uma versão "Pro", com conexão bluetooth e suporte a comandos por gestos.

O Galaxy S21 Ultra poderá ser usado como chave digital para carros inteligentes graças ao chip com tecnologia UWB (Ultra Wide Band). A empresa já anunciou que a Audi, BMW, Ford e Genesis foram as primeiras montadoras a fazerem parceria para que seus carros tenham compatibilidade com o smartphone.

O Galaxy S21 Ultra pode ser usado como chave digital em carros inteligentes (Foto: Divulgação/Samsung)
O Galaxy S21 Ultra pode ser usado como chave digital em carros inteligentes (Foto: Divulgação/Samsung)

Para uma conexão rápida, o Galaxy S21 Ultra está equipado com o módulo Wi-Fi 6e, que é indicado para altas taxas de download. Apesar de a tecnologia precisar de roteadores compatíveis, o celular pode chegar a velocidades de download que baixam um jogo como o Fornite, por exemplo, em menos de 10 segundos.

Para aproveitar essa conexão rápida, o Galaxy S21 Ultra tem suporte ao Xbox Game Pass e tecnologia de jogos na nuvem, recurso que estreou no Galaxy Note 20. Dessa forma, os usuários podem jogar seus games preferidos do Xbox e PC diretamente no celular.

O celular tem áudio estéreo de 32 bits com alta qualidade, com toda a equalização feita pela empresa AKG, que é de propriedade da Samsung. Além disso, o Galaxy S21 Ultra chega com Bluetooth 5.0, que permite o celular se conectar a até dois dispositivos simultaneamente.

Custo-benefício

O Galaxy S21 Ultra é para aqueles que buscam um dos melhores celulares do mercado e estão dispostos a pagar por isso, já ele não é nada barato. Ainda não disponível no Brasil até a publicação deste artigo, o smartphone top de linha da Samsung foi lançado por nada mais nada menos que US$ 1.199, cerca de R$ 6.346 em conversão direta e sem a adição de impostos.

É um preço surreal para grande parte dos consumidores, mas quem puder pagar terá a certeza de ter uma verdadeira máquina em mãos. O acabamento do Galaxy S21 Ultra é impecável, bem como a sua tela de alta qualidade. O valor do S21 Ultra no Brasil ficou em R$ 9.499, com 256 GB de armazenamento e 12 GB de RAM, e R$ 10.499, na opção com 512 GB de armazenamento e 16 GB de RAM.

O smartphone entrega alta performance em qualquer aplicativo disponível, e o conjunto de câmeras é um show a parte, principalmente quando se fala de gravação de vídeos. Quer saber o que mais a Samsung apresentou em seu evento de lançamento global? Leia aqui!