Liderando o pódio de smartphones mais potentes da Samsung, o Galaxy S9 Plus e o Galaxy Note 8 são duas ótimas opções para quem está à procura de um celular top de linha, com tudo o que há de avançado em tecnologia.

Ambos contam com um design caprichado e quase sem bordas, telas de excelente qualidade, hardware de ponta e câmeras duplas, capazes de fazer fotos incríveis.

E para você que está em dúvida entre qual dos dois modelos comprar, ou quer saber direitinho quais são as diferenças entre eles, preparamos esse comparativo completo para te ajudar. Confere aí!

 

Galaxy S9 Plus

Galaxy S9 Plus

Galaxy Note 8

Galaxy Note 8

Tela 6.2"Qual HD + (2560 x 1440 pixels) Super AMOLED com proporção 18.5:9 6.3"Qual HD + (2560 x 1440 pixels) Super AMOLED com proporção 18.5:9
Processador Octa-core de até 2.8GHz (Qualcomm Snapdragon 845) Octa-core de até 2.3GHz (Samsung Exynos 8895)
Memória RAM 6GB 6GB
Armazenamento interno 128GB 64 ou 128GB
Aceita cartão de memória Sim (até 400GB) Sim (até 400GB)
Acesso à internet 4G, 3G e Wi-Fi 4G, 3G e Wi-Fi
Dual chip Sim (entrada híbrida) Sim (entrada híbrida)
Leitor de digitais Sim Sim
Leitor de íris Sim Sim
Reconhecimento facial Sim Sim
Rádio FM Não Não
Resistência à água e poeira Sim (certificação IP68) Sim (certificação IP68)
Câmera frontal 8MP (f/1.7) 8MP (f/1.7)
Câmera traseira Câmera dupla de 12MP (f/1.5 a 2.4) + 12MP (f/2.4)  
Filma em 4K (60 FPS) 4K (30 FPS)
Bateria 3.500 mAh 3.300 mAh
Sistema operacional de fábrica Android 8 (Oreo) Android 7.1.1 (Nougat)

Galaxy S9 Plus e Galaxy Note 8 compartilham o design premium

Começando pelo visual dos dois modelos, é bem fácil perceber que eles compartilham o mesmo DNA. Tanto o Galaxy S9 Plus quanto o Galaxy Note 8 chamam atenção pela construção premium, com estrutura de metal e acabamento em vidro curvo, semelhante ao do Samsung Galaxy S8.

Os dois modelos também contam com proteção Gorilla Glass 5 contra riscos e arranhões, além de certificação IP68, que garante resistência à água até 1,5m por 30 minutos.

As únicas diferenças aqui ficam por conta de pequenas mudanças feitas no Galaxy S9 Plus, como as bordas um pouco menores e o posicionamento do leitor biométrico, que ficou mais fácil de alcançar por estar posicionado embaixo das câmeras traseiras.

Telas incríveis e excelente visualização de conteúdo nos dois modelos

Falando agora sobre a tela e reprodução de conteúdo multimídia, temos uma disputa acirrada e é difícil eleger um vencedor entre os dois modelos, que têm muita coisa em comum. Ambos contam com display Super AMOLED, e apresentam um excelente brilho e contraste, além de alta fidelidade de cores.

Os dois modelos são smartphones com tela grande, com 6.2 polegadas no Galaxy S9 Plus e 6.3 polegadas no Galaxy Note 8, e compartilham a resolução Quad HD, que garante imagens nítidas e de ótima qualidade.
Essas características fazem do Galaxy S9 Plus e do Galaxy Note 8 duas excelentes escolhas para quem curte assistir filmes e séries pelo celular, mas o Galaxy S9 Plus também leva uma pequena vantagem por aqui.

Isso porque ele vem com som estéreo e suporte para a tecnologia Dolby Atmos, que garante falantes mais altos e uma maior imersão no conteúdo com a sensação de som 3D.

Hardware de respeito garante o alto desempenho em todas as tarefas

Em questão de desempenho, os resultados também são muito bons. Como temos aqui dois smartphones top de linha bem recentes, não há dúvidas que eles dão conta de rodar qualquer aplicativo disponível na Play Store com muita tranquilidade, incluindo até mesmo os games mais pesados e recentes.

O Galaxy S9 Plus tem uma pequena vantagem por aqui, graças ao seu processador, que é mais recente. Estamos falando do Qualcomm Snapdragon 845, que garante uma enorme velocidade para o aparelho. Para completar o conjunto, ele vem com 6GB de memória RAM e 128GB de armazenamento, mais do que suficiente para armazenar muitos aplicativos, vídeos e fotos e usar o multitarefas.

Mas o Galaxy Note 8 não faz feio, e tem uma performance praticamente tão boa quanto a do Galaxy S9 Plus. O processamento do celular é feito pelo chip Exynos 8895, fabricado pela própria Samsung, com 6GB de memória RAM e opções de 64GB ou 128GB de armazenamento.

Na prática, este ganho de desempenho é pouco perceptível, e representa apenas um pouco mais de velocidade na hora de abrir um ou outro aplicativo. Por isso, podemos considerar que temos um empate técnico neste quesito.

Ah! Vale lembrar que os dois smartphones já estão rodando Android 8 (Oreo) em sua última versão.

Ambos tem bateria para um dia de uso

E para garantir que você possa usar todo esse poder de fogo longe das tomadas, é importante prestar atenção na bateria dos aparelhos. Neste quesito, nenhum dos dois aparelhos chama muita atenção: o Galaxy S9 Plus vem com uma bateria de 3.500 mAh, enquanto o Galaxy Note 8 tem uma bateria de 3.300 mAh.

Sendo assim, não há muita diferença na autonomia dos dois modelos, que aguentam aproximadamente um dia de uso não muito intenso.

Os dois modelos tiram fotos de alta qualidade

Quem está a procura de um smartphone bom para fotos, também encontra dois fortes candidatos no Galaxy S9 Plus e no Galaxy Note 8. Os dois modelos vem equipados com um conjunto de câmeras de excelente qualidade, capaz de fazer fotos muito boas mesmo nos cenários mais difíceis, como fotos contra a luz do sol, por exemplo.

Na traseira, o Galaxy Note 8 tem um sensor traseiro duplo de 12MP com abertura focal de f/1.7 e f/2.4. O sensor principal tem um sensor Dual Pixel com autofoco e é o responsável por deixar as fotos mais claras e nítidas, já que consegue capturar mais luz. Já o secundário fica responsável pelo zoom óptico de 2x e por auxiliar no Live Focus, em que o fundo fica desfocado.

Por aqui, o Galaxy S9 Plus recebeu um belo upgrade: o sensor principal passou a ter abertura focal variável entre f/1.5 e f/2.4, e o celular escolhe de forma inteligente qual é o melhor formato para cada situação, como o olho humano.

Por isso, o aparelho consegue resultados ainda melhores em fotos noturnas, em que praticamente não há borrões e granulados. A câmera secundária também faz zoom óptico de 2x, e o Live Focus ficou mais inteligente, detectando melhor as bordas do objeto principal da foto. Esse excelente conjunto de recursos garante a vitória do Galaxy S9 Plus nas câmeras.

Nos vídeos, o Galaxy S9 Plus também manda melhor. Ele é capaz de gravar em 4K a 60 FPS (quadros por segundo), enquanto o Note 8 alcança o máximo de 4K a 30 FPS. O S9 Plus também tem o modo Super Slow Motion, que grava vídeos HD em 960 FPS, transformando clipes de 0.2 segundos em aproximadamente 6 segundos.

E para quem curte tirar selfies, tanto o Galaxy S9 Plus quanto o Galaxy Note 8 contam com sensores de 8MP e f/1.8 com flash, que fazem fotos com muitos detalhes e excelentes níveis de brilho e contraste para compartilhar com os amigos nas redes sociais.

S-Pen, reconhecimento facial e outros recursos extras marcam presença

Para terminar, podemos destacar que os dois smartphones têm diversos recursos extras que podem agradar os mais exigentes. O Galaxy S9 Plus, por exemplo, tem um reconhecimento inteligente que combina o sensor de reconhecimento facial e o leitor de íris, presentes nos dois modelos, para fazer um desbloqueio mais seguro do aparelho.

Já o Galaxy Note 8 aposta na caneta S-Pen, que pode ser um grande diferencial para quem precisa desenhar, fazer anotações rápidas ou ainda para quem curte a sensação de "escrever" na tela do aparelho.

Vale mencionar que os dois também são compatíveis com o DeX, um dock que se conecta a um monitor, mouse e teclado para possibilitar a experiência completa de um computador, assim como o Gear VR, que transforma o smartphone em um óculos de realidade virtual.

Quem vence? O Galaxy Note 8 ou o Galaxy S9 Plus?

Apesar de ser uma disputa apertada, o Galaxy S9 Plus leva a melhor neste comparativo, o que mostra que a Samsung fez o dever de casa e trouxe o que há de melhor em tecnologia para o seu novo top linha. Apesar do preço mais salgado, o Galaxy S9 Plus é um telefone muito completo, que tem um excelente desempenho, câmeras praticamente profissionais, um design caprichado e uma ótima tela para consumir conteúdo.

Agora, se você acha que a diferença de preço entre os dois é muito alta, o Galaxy Note 8 também é uma ótima escolha, já que é a opção com melhor custo/benefício desta disputa. Ele conta com câmeras muito boas, um design semelhante ao da linha S e desempenho de sobra para rodar qualquer aplicativo disponível para o Android com tranquilidade.

Veja Ofertas do Galaxy S9 Plus e do Galaxy Note 8:

Smartphone Samsung Galaxy S9 Plus SM-G9650 128GB

Smartphone Samsung Galaxy Note 8 SM-N950F 128GB


Leia também: