Foto de um Galaxy Watch 4 no pulso de um homem e com o selo de testamos ao lado

Galaxy Watch 4: um smartwatch para quem é fã da Samsung

O Galaxy Watch 4 é um relógio inteligente da Samsung que une excelentes recursos com design moderno e praticidade

João Gabriel LiraEstagiário

Publicado e atualizado 9 min. de leitura.

Compartilhe:

O Galaxy Watch 4 é um relógio inteligente top de linha da Samsung. Entre suas principais características, se destacam a interface do dispositivo, com diversos recursos premium da fabricante, o design simples e moderno e a qualidade da tela. Além de oferecer diversas funcionalidades voltadas para atividades físicas. Trata-se de um modelo que vai agradar aos fãs dos celulares da marca sul-coreana.

Com fortes concorrentes no mercado de smartwatches, será que o Galaxy Watch 4 vale a pena? Essa é a pergunta que busco responder no review abaixo.

Prós e contras

Arte com os prós e contras do Galaxy Watch 4

Prós

Entre os principais pontos positivos do Galaxy Watch 4, não poderia deixar de citar a interface. Quem está habituado com celulares Samsung mal precisa se acostumar com o relógio. A interface é muitíssimo parecida e alguns aplicativos, inclusive, possuem design idêntico, o que facilita o uso.

Outro ponto positivo é a tela. Ela possui painel Super AMOLED, e, além de ter excelentes brilhos e cores, possui uma taxa de atualização elevada. Essa tecnologia faz com que o uso do relógio seja fluido e imersivo. Além disso, o Galaxy Watch 4 é revestido com Gorilla Glass DX+, uma tecnologia super resistente.

Um destaque do Galaxy Watch 4 é a variedade de recursos voltados para o bem-estar e a prática de atividades físicas. Ela conta com uma boa quantidade de ferramentas voltadas para o monitoramento. Um exemplo disso é a ferramenta de composição corporal, que traz informações como músculo esquelético, água corporal, porcentagem de gordura corporal e taxa metabólica basal.

Contras

O principal ponto negativo do Galaxy Watch 4 é o tempo fora das tomadas quando em comparação com as concorrentes. O smartwatch possui um bom nível de bateria, mas que não é suficiente para o tanto de recursos que carrega.

O aparelho, no meu uso, aguentou uma média de apenas dois dias. Apesar de ser um tópico que recebeu melhorias, a fabricante sul-coreana ainda precisa garantir que o relógio inteligente dure mais tempo sem a necessidade do carregamento.

O que vem na caixa

O Galaxy Watch 4 veio com o suficiente. Entre os acessórios da caixa, estão:

  • Um carregador por aproximação
  • Um manual do usuário
  • Uma pulseira de silicone
  • O Galaxy Watch 4

Galaxy watch 4: Ficha técnica

Arte com ficha técnica do Galaxy Watch 4

Galaxy Watch 4: design moderno, porém pouco inovador

O Galaxy Watch 4 é um relógio bonito, com design moderno e uma tela infinita. O tamanho do relógio que testei, de 44mm, é bastante confortável. Apesar de ser um produto muito atraente, a fabricante não entrega muitas inovações em relação aos demais concorrentes do mercado. Em relação aos seus antecessores, por exemplo, o Galaxy Watch 4 não traz grandes mudanças.

Ele possui uma tela de qualidade Super AMOLED, que garante uma experiência imersiva, cores vivas e um excelente brilho. Sua proteção é a Gorilla Glass DX+, certificação que reveste o visor contra quedas, riscos e arranhões. A tela é bem sensível e o tamanho do relógio ficou ideal no meu pulso, ou seja, nem muito grande e nem muito pequeno.

Foto de um Galaxy Watch 4 com o visor voltado para cima
Galaxy Watch 4 não inovou muito em matéria de design (Foto: Mosaico)

O Galaxy Watch 4 vem com uma pulseira removível de silicone. No meu caso, a pulseira que veio é da cor preta, mas existem diversas opções de cores e temas, para que cada um possa personalizar o acessório da maneira que preferir.

Ele também possui dois botões laterais, que servem como ferramentas durante o uso. Além de servirem para ligar e desligar o relógio, as teclas servem para trocar menus, retornar à tela anterior, realizar medições e outras funcionalidades.

Conectividade

O Samsung Galaxy Watch 4 possui grande destaque dentro do âmbito da conectividade. Ele é vendido em duas versões, uma com Bluetooth 5.0 e outra com LTE, que oferece a possibilidade de usar um eSIM e conectar à internet, fazendo com que o relógio seja menos dependente. Ele também tem opção de pagamento em NFC e conexão com redes wifi.

O Galaxy Watch 4 oferece a possibilidade de interagir e sincronizar com dispositivos compatíveis, como celulares, tablets e fones de ouvido, desde que sejam da fabricante. Desta forma, você consegue controlar algumas operações desses aparelhos diretamente pelo relógio.

O relógio também oferece opção de download de uma série de aplicativos. Por terem diferentes funcionalidades, servem para agilizar algumas funções sem ter que tirar outro aparelho do bolso. É o caso do e-mail, que permite que o usuário consiga checar a caixa de entrada de maneira rápida, prática e pelo próprio relógio. Também é o caso do Google Maps, que pode ajudar a chegar em algum lugar apenas vendo orientações pelo dispositivo. Assim como o Shazam, o Spotify e muitos outros.

Interface fluida e intuitiva

Quem está acostumado com o sistema operacional dos smartphones Samsung pode relaxar. O sistema Wear OS é bastante parecido com o sistema dos celulares, o que facilita a adaptação do usuário. É por esse motivo que dissemos é um modelo para quem é fã da marca sul-coreana.

Aliás, os recursos desse relógio são sinônimos de praticidade por parte da fabricante. Tanto ao trazer as ferramentas como calendário, contatos, telefone, cronômetro, calculadora, recursos de monitoramento de atividades físicas, etc. quanto ao trazer uma variedade tremenda de recursos úteis para o dia a dia, como o controle de sono e a notificação de sedentarismo.

Um ponto importante sobre o Galaxy Watch 4 é que ele é bastante personalizável. O usuário consegue alterar a imagem de fundo, baixar e trocar temas, mudar a ordem de disposição dos aplicativos e uma série de outras opções.

O sistema operacional do Galaxy Watch 4 é simples. Ao deslizar o dedo para o lado esquerdo ou direito, aparecem algumas ferramentas. Foi onde eu coloquei o calendário, calculadora e as notificações. Nessa parte é onde costumam ficar as opções de monitoramento de exercícios físicos e bem-estar, que deixei onde estavam.

Outra parte da interface aparece ao deslizar o dedo para cima, e nada mais é do que uma série de ícones de aplicativos que lembra bastante o menu dos celulares Samsung.

E a outra parte da aparece ao deslizar o dedo do topo do relógio para baixo. Essa parte é extremamente parecida com a barra de ferramentas dos aparelhos android de forma geral, onde consigo ligar e desligar, por exemplo, Wi-fi, Bluetooth e Modo avião. Também é nessa parte em que é possível alterar ou diminuir o brilho, o volume e colocar o Galaxy Watch 4 no silencioso.

Bateria ainda precisa melhorar

Um dos pontos de melhoria do Galaxy Watch 4 em relação ao seu antecessor é a bateria. São 361mAh que, de acordo com a fabricante, garantem aproximadamente 40 horas de uso moderado. No meu caso, o relógio cumpriu exatamente o prometido e aguentou pouco mais de um dia.

As especificações de bateria do Galaxy Watch 4 não são muito animadoras. Isso porque se trata de um modelo premium, com muitos recursos e um desempenho potente. O conjunto de funções top deveria fazer a Samsung voltar a atenção para o tempo de duração do dispositivo.

O relógio gasta uma quantidade de energia desproporcional em relação à bateria, o que faz com que ele dure pouco para a quantidade de recursos que tem a oferecer. Ainda assim, de forma geral, as 40h de uso (aproximadamente) representam uma melhoria em relação ao seu antecessor, Galaxy Watch 3. E apesar de não atrapalhar a usabilidade do dispositivo, ainda é um ponto a ser revisto pela fabricante.

O ponto positivo é a presença do recurso de recarga rápida, que promove até 10 horas de uso com apenas 30 minutos na tomada.

Recursos e funções

Na parte dos recursos, os sensores, o sistema operacional e os aplicativos são a cereja do bolo do Galaxy Watch 4. Na parte dos sensores, ele conta com o Samsung BioActive, um chip voltado para o monitoramento da prática de atividades físicas e bem-estar. Por conta dele, o relógio consegue fazer medições bastante precisas, como a pressão arterial, o eletrocardiograma e a análise da composição corporal.

Além deste, o relógio traz sensores como Acelerômetro, Barômetro, Giroscópio, Sensor de Análise de Impedância Bioelétrico e muitos outros. Ele também é à prova d 'água, por 50 metros, e à poeira, com resistência IP68. É importante frisar que, antes de entrar na água, o usuário deve ativar o Modo Natação.

Foto de um Galaxy Watch 4 com o visor para cima e os dizeres "composição corporal"
Galaxy Watch 4 faz diversas medições, como a análise da composição corporal (Foto: Mosaico)

Sobre as atividades físicas, o Samsung Galaxy Watch 4 tem suporte para mais de 90 exercícios. São muitas opções para explorar, que vão desde atividades anaeróbicas até as aeróbicas. Além disso, o relógio colhe informações sobre os exercícios que o usuário está praticando para gerar relatórios de treino cada vez mais precisos. Tudo de maneira bastante prática, intuitiva e rápida.

O relógio possui saída de áudio e é compatível com principais formatos, incluindo MP3. Isso faz com que o Galaxy Watch 4 seja uma boa opção para alarmes e para atender ligações sem ter que tirar o celular do bolso. O microfone é mediano, mas é suficiente para a pessoa ouvir com clareza no outro lado. Além disso, a saída de som tem outras utilidades, já que é possível ouvir música diretamente por ele.

Galaxy Watch 4: preço e melhores ofertas

O Galaxy Watch 4 é vendido em dois modelos, cada um com duas versões diferentes. No modelo convencional, a Samsung oferece uma de 40mm e outra de 44mm, que foi a que recebi para testar. Os relógios do modelo “Classic” possuem versões de 42 e 46mm.

Confira as ofertas de cada versão abaixo:

Acessórios e aparelhos bons para usar com o Galaxy Watch 4

Como disse anteriormente, o Galaxy Watch 4 tem excelente conectividade com outros dispositivos da fabricante. Por isso, para usar junto com o relógio, recomendo fortemente que o usuário esteja equipado com um celular Samsung. E, caso não esteja, aqui vão alguns modelos interessantes:

Galaxy A53

Galaxy S22

Galaxy S21 FE

Além de celulares, outros dispositivos também podem ser companheiros fiéis do Galaxy Watch 4. Para este review, por exemplo, usei um fone de ouvido Bluetooth. Assim, eu pude controlar a ordem e o volume das músicas diretamente pelo relógio, além de receber notificações diretamente pelo fone.

Como a integração entre os dispositivos funciona melhor quando são da mesma fabricante, aqui vão alguns modelos de fone de ouvido Bluetooth da Samsung.

Galaxy Buds 2

Buds Live

Seguindo a mesma lógica, um Tablet é uma excelente opção de compra para integrar com o Galaxy Watch 4. Minha sugestão é o Galaxy S7 FE, um tablet potente, bonito e bem completo.

Tab S7 FE

Produtos similares ao Galaxy Watch 4

Caso você não tenha se identificado com o Galaxy Watch 4, mas ainda queira um smartwatch, confira os produtos que separamos abaixo:

Apple Watch 7

Com um design refinado e um desempenho potente, o Apple Watch é o último relógio inteligente lançado pela Apple. A fabricante apostou em um tamanho maior de tela e fontes, para ver e responder mensagens de maneira mais eficaz.

Galaxy Active 2

Se você ainda quiser dar uma conferida em algum relógio da Samsung, o Active 2 é a minha sugestão. O smartwatch é bem parecido com o Galaxy Watch 4 e também oferece uma série de funcionalidades para quem é menos fitness. Se quiser saber um pouco mais sobre ele, confira o review do Galaxy Active 2. É um modelo mais em conta.

Xiaomi Amazfit GTR

Saindo um pouco das duas principais concorrentes, a Xiaomi também disputa o mercado dos relógios inteligentes e conta com dispositivos excelentes. Minha sugestão é o Xiaomi Amazfit GTR.

O Amazfit GTR possui recursos de monitoramento de batimentos cardíacos, sono, estresse e até dados IMC. O relógio possui construção em aço inoxidável, é resistente contra água e sua bateria pode chegar a até 20 dias de autonomia com algumas funções desligadas.

Huawei Watch GT 2

Outra fabricante que também produz smartwatches é a Huawei. A minha recomendação é o Huawei GT Series 2. O destaque do modelo vai para o design, que deve agradar aqueles que buscam um visual mais “tradicional”, mas com tecnologias modernas integradas. A bateria também chama atenção, são duas semanas de autonomia e carregamento sem fio.

Conclusão

O Galaxy Watch 4 é um relógio inteligente top de linha com uma variedade de recursos, aplicativos e utilidades. Seu uso é intuitivo, o design é elegante, e a interface bastante fluida. O dispositivo não decepciona ao entregar um número expressivo de funcionalidades.

O único tópico que ainda precisa melhorar é a bateria. Um relógio potente, como é o caso desse, exige uma bateria potente. Apesar do Galaxy Watch 4 of erecer praticidade em quase todos os recursos, não é muito prático precisar carregar o relógio a cada dois dias. Em contrapartida, o carregamento rápido e por aproximação funciona de acordo com o prometido e o smartwatch atinge carga total em menos de uma hora.

Como vimos ao longo deste review, o Galaxy Watch 4 é um relógio bastante completo. Ele traz diversas utilidades em um sistema operacional simples e personalizável. A minha única ressalva é mesmo a bateria. E, apesar disso, o dispositivo continua bastante potente.

Por conta disso tudo, a minha nota final para o Galaxy Watch 4 é 9. Essa nota é baseada em uma escala de 5 a 10, onde 5 representa relógios medíocres, em que não vale a pena investir, e 10 representa um ótimo smartwatch, sem pontos negativos. É nessa gradação que encontram-se os melhores modelos, com bons recursos, desempenho potente e poucos problemas. Dependendo das características que você procura em um relógio inteligente e do quanto está disposto a pagar, recomendo fortemente a compra do Galaxy Watch 4.