Produtos e novidades em Celular e Smartphone

Google Pixel 4 aparece em vídeo com controle por gestos; assista!

Celular também tem novo sistema de reconhecimento facial.

Celular
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

O Pixel 4 vem aí e o Google se encarregou de adiantar algumas novidades do smartphone em um teaser publicado na internet nesta segunda-feira (29). De acordo com as imagens, o celular será capaz de receber comandos por gestos, além de contar com um novo sistema de reconhecimento fácil para o desbloqueio mais seguro do aparelho.

Assista, a seguir, ao teaser liberado pela gigante norte-americana.

Leia também: LG G8S ThinQ, celular que reconhece da palma da mão, chega ao Brasil por R$ 4.299

Para quem não pôde ver o vídeo, a gente explica: uma mulher se aproxima de um aparelho celular, e sem tocar nele, é realizado o desbloqueio por leitura facial. Uma música começa a tocar e ela muda de faixa fazendo um movimento com as mãos a cerca de dez centímetros da tela. O procedimento é repetido várias vezes e o teaser, de apenas 23 segundos, termina com o logo da Google e alguns poucos detalhes da parte traseira do Pixel 4.

Projeto Soli e reconhecimento de gestos

No blog do Google, o gerente de produtos da marca, Brandon Barbello, dá mais detalhes sobre o sistema que integrará o Pixel 4. Segundo ele, os novos recursos “tornam seu telefone mais útil e representam o próximo passo em nossa visão de computação ambiental”.

A frase é uma referência ao Projeto Soli, que permite o uso de um sensor de movimento para que o smartphone faça a leitura de movimentos, propiciando que ao usuário controlar músicas, adiar alarmes e silenciar chamadas telefônicas apenas com gestos, sem tocar na tela.

Google Pixel 4Sensores e câmeras do Pixel 4 foram mostrados no blog da Google - Foto: Reprodução/Google

 

O controle por gestos parece ser uma forte aposta para a próxima geração de smartphones, já que além do Pixel 4, o novo G8S ThinQ, da LG, também tem essa funcionalidade e permite aumentar ou abaixar o volume das mídias, abrir aplicativos, tirar prints de qualquer tela, sem a necessidade do toque.

Reconhecimento facial e segurança

Barbello também escreveu no blog sobre o novo sistema de reconhecimento facial. Segundo a publicação, o Soli ativa o sistema assim que seus sensores detectam o movimento, ou seja, o celular estará desbloqueado assim que o usuário o pegar o aparelho e olhar para a câmera, mesmo que o smartphone estiver de cabeça para baixo.

Outra preocupação é em relação à segurança do sistema. De acordo com a publicação, os dados usados para o desbloqueio facial não serão compartilhados com nenhum outro serviço ou produto Google. Além disso, há um novo chip de segurança no Pixel 4, o Titan M, que promete mais tranquilidade para que dados não sejam vazados.

Data de lançamento do Google Pixel 4

O novo celular da Google ainda não tem uma data prevista para o lançamento, no entanto o post do gerente de produtos é encerrado aumentando a curiosidade e dizendo que novidade serão divulgadas até o fim do ano.

Enquanto o smartphone não é apresentado, encontre as melhores ofertas para o Google Pixel 3 aqui no Zoom:

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone