Zoom indica em Celular e Smartphone

HTC Ultimate ou Milestone 3? Compare e escolha

Dois smartphones potentes, mas com interfaces muito diferentes.

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Entre os diversos celulares disponíveis no mercado, a HTC é uma das principais fabricantes desses aparelhos no mundo todo. No Brasil, tem uma presença tímida, com poucos modelos disponíveis. Apesar disso, é dela o Windows Phone mais desejado pelos brasileiros: o HTC Ultimate.

A Motorola, por outro lado, já possui uma atuação sólida no país, reforçada com o lançamento do Milestone 3, que utiliza o sistema operacional Android 2.3.4 e tem como principal destaque a presença de um teclado físico. E se você quer saber mais sobre o mundo dos smartphones, o Zoom comparou ambos os aparelhos para que você decida qual é o melhor.

 

HTC Ultimate

Milestone 3

Sistema operacional

 

 

Armazenamento

 

 

Tela

 

 

Teclado

 

 

Câmeras

 

 

Baterias

 

 

Sistema Operacional

O HTC Ultimate roda o Windows Phone 7.5 (Mango), o sistema operacional da Microsoft para celulares. O Windows Phone tem sido bastante elogiado pela crítica especializada devido a sua interface aprimorada e intuitiva, integrando de forma clara contatos telefônicos, redes sociais como Twitter e Facebook, e o Bing, buscador e principal concorrente do Google. Outra grande vantagem é o acesso à Xbox Live. Ou seja, além de trocar mensagens com outros jogadores de Xbox 360, você ainda pode ganhar conquistas em vários games desenvolvidos especificamente para o smartphone da Microsoft. A principal desvantagem está no número de aplicativos disponíveis para download: mais de 40 mil programas, contra 300 mil do Android e 425 mil do iPhone.

O Milestone 3, por sua vez, usa o Android 2.3.4, o sistema operacional do Google. Esse é o sistema operacional mais utilizado em celulares, já que está presente em diversos modelos diferentes. A maior vantagem do Android é ser uma plataforma aberta. Ou seja, você não precisa "desbloquear" para realizar determinadas ações, como personalizar os softwares do celular ou instalar aplicativos não encontrados na loja oficial do Android. Muitas dessas tarefas, porém, exigem um conhecimento avançado e não são utilizadas ou atraentes para a maioria dos consumidores. Outra desvantagem é sua interface: é boa, mas não tão intuitiva quanto a do Windows Phone.

Armazenamento

Ambos os aparelhos possuem 16 GB de memória interna. O Milestone 3, no entanto, pode ter essa capacidade estendida para até 48 GB com o uso de cartões microSD, algo impossível no HTC Ultimate. Contudo, com 16GB de memória você tem espaço de sobra para um smartphone. Pode baixar aplicativos e ouvir músicas sem medo.

Tela

HTC Ultimate, não à toa, é chamado de Titan em alguns países. Isso por conta do tamanho de sua tela de toque: 4.7 polegadas, o que o faz ser o aparelho de Windows Phone com a maior tela disponível. O Milestone 3, por sua vez, tem uma tela de 4 polegadas. É o suficiente para funções básicas do celular, mas menos capacitado para assistir vídeos ou visitar sites não otimizados para celulares.

Uma tela maior exige, no entanto, uma resolução maior. Não é o que acontece com o HTC Ultimate: apesar de 480 x 800 pixels ser uma boa opção, ele perde para os 540 x 960 pixels do Milestone 3.

Teclado

Entre os celulares Motorola, o Milestone 3 vem com um teclado acoplado, o que é útil se você for alguém que pretende usar muito o seu smartphone para digitar mensagens. O HTC Ultimate apenas possui a tela de toque com teclado virtual que, ainda que útil, não é tão prático como o uso do teclado QWERTY físico.

Câmeras

O HTC Ultimate possui uma câmera de 8 megapixels capaz de gravar vídeos em alta definição. É, portanto, inferior ao do Motorola Milestone 3, que também possui uma lente traseira de 8 megapixels, mas é capaz de gravar em até 1080p de resolução, ou seja, Full HD. O aparelho da Motorola, porém, possui uma câmera frontal VGA (0.3 MP), menos potente do que a de 1.3 do aparelho da HTC.

Bateria

O HTC Ultimate possui uma bateria mais resistente: aguenta até 15 dias em modo stand by e 11 horas de uso, contra 10 dias em stand by ou 9 horas de uso do Motorola Milestone 3. Uma diferença pequena, mas que pode fazer a diferença, principalmente caso você utilize muito a internet e o 3G (conexões presentes nos dois smartphones) do aparelho (vilões de qualquer bateria).

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone