Harmony OS: Huawei anuncia sistema que pode substituir Android
Ameaçada de perder os serviços do Google por conflitos com os EUA, Huawei pode usar plataforma como solução
Publicado e atualizado 2 min. de leitura.
O novo sistema operacional da Huawei, o Harmony OS, foi anunciado pela companhia durante um evento na China, nesta sexta-feira (9). O anúncio acontece logo depois de conflitos entre a China e os Estados Unidos, que ameaça a permanência do Android nos smartphones da marca. O presidente norte-americano, Donald Trump, proibiu operações da companhia no país e embargou empresas nacionais de fechar parcerias com a fabricante.
Apesar de Trump ter afirmado, recentemente, que iria afrouxar a rigidez com os smartphones chineses, a relação entre os dois países ficou mais tensa no aspecto econômico nos últimos dias, o que pode afetar a Huawei diretamente.
Leia também: Huawei volta ao Brasil com P30 Pro e P30 Lite; preço começa em R$ 2.499

Durante a conferência da Huawei, o diretor executivo da divisão de consumo, Richard Yu, falou sobre a situação. “Nós apoiamos o Android, mas, se não pudermos usá-lo no futuro, podemos migrar imediatamente para o Harmony, talvez em um ou dois dias”, afirma. De acordo com os norte-americanos, a fabricante é um canal potencial de ciberespionagem.
O sistema operacional Harmony será de código aberto, como o Android, o que confere maior liberdade para que desenvolvedores possam pensar em melhorias e otimizações após estudos. A plataforma terá foco em IoT (Internet das Coisas) e funcionará em PCs, smartphones, tablets, TVs e outros dispositivos.
Na china, o sistema ainda se chama HongMeng OS, porém o nome Harmony foi pensado para facilitar a pronúncia para os ocidentais.
A Huawei promete uma apresentação pública do Harmony OS rodando em uma Smart TV no próximo sábado (10) – ocasião que deve revelar mais detalhes sobre a plataforma.
Com informações: The New York Times
Encontre as melhores ofertas para celulares Huawei no Zoom:
Leia também: Os Melhores Celulares Huawei em 2019