Logo Buscapé
Logo Buscapé

Recentemente, a Huawei entrou na lista negra de comércio do presidente norte-americano Donald Trump e, como uma das consequências, o Google cortou a licença do Android para os smartphones da companhia. Com a medida, a Huawei deixa de ter acesso às próximas atualizações do Android, ficando restrita a updates do Android Open Sourcer Projetct (AOSP), desde que essas atualizações sejam distribuídas pela própria empresa.

De acordo com a reportagem do Financial Times, Tim Watkins, vice-presidente de operações da Huawei Europa, afirma que a empresa está se preparando para lançar seu próprio sistema operacional, que vem sendo desenvolvido ao longo dos últimos anos.

Alguns rumores indicam que o sistema receberá o nome de HongMeng OS, e estará pronto para entrar em uso assim que o suporte do Google e da Microsoft forem retirados.

Leia também: Huawei volta ao Brasil com P30 Pro e P30 Lite; preço começa em R$ 2.499

Interface da Huawei para o Android no Huawei P30 Lite - Foto: Ana Marques/Buscapé

Sem dúvida um dos maiores desafios no desenvolvimento de sistemas operacionais é o suporte a aplicativos. O Android oferece suporte a 3,5 milhões de aplicativos, enquanto o iOS da Apple tem mais de 2,1 milhões em sua lista. A Samsung tentou emplacar o seu sistema próprio, o Tizen OS, mas o resultado não foi nada bom e o sistema “morreu”.

Na declaração emitida pela Huawei após a proibição de uso do Android, a empresa afirmou que continuará “construindo um ecossistema de software seguro e sustentável”.  Esse é um mercado muito lucrativo para a empresa, que não tem a menor intenção de abandoná-lo. Em breve saberemos se o novo sistema da Huawei é realmente um bom plano “B”.

Encontre os menores preços para smartphones Huawei aqui, no Buscapé:

Leia também:

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!