Zoom indica em Celular e Smartphone

iPhone 4 ou Galaxy S II: duelo entre ótimos smartphones

Samsung x Apple: quem leva a melhor?

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Se você sempre quis saber quais são os celulares que fazem sucesso pelo alto desempenho, vamos comparar dois ótimos modelos: iPhone 4 e Galaxy S II. Esses dois smartphones possuem características inigualáveis, como telas de altíssima definição, formas avançadas de comunicação, aplicativos incríveis e bateria de longa duração. Descubra qual deles reúne o melhor conjunto.

 

Apple iPhone 4

Samsung Galaxy S II

Design e Tela

Conectividade

Armazenamento

Sistema Operacional

Uso multimídia

Mobilidade

 

Design e tela

A tela touchscreen do iPhone 4 tem 3,5 polegadas de dimensão com resolução de 960x640 pixels. A tela também conta com a tecnologia Retina Display. Esse tipo de display é capaz de exibir um altíssimo nível de contraste e exibir imagens em alta definição. Quando você amplia textos em páginas da web, por exemplo, normalmente os caracteres ficam estranhos e serrilhados. Com a tecnologia Retina, os caracteres não perdem definição. Além disso, o touchscreen da Apple é imbatível em sensibilidade e tempo de resposta.

O Galaxy S II, smartphone top de linha da Samsung tem tela ligeiramente maior em dimensão do que o iPhone 4: tem 4,27 polegadas. Sua resolução, em contrapartida, é menor: 800x480 pixels. Por outro lado, seu display conta com a Super AMOLED Plus. Assim como a Retina, ela garante brilho, cores e nitidez máximas para os gráficos. No final das contas, como a resolução da tela do Galaxy S II é menor do que o iPhone 4, mas sua constituição técnica é melhor, os dois se equivalem.

Conectividade

O Samsung Galaxy S II leva vantagem em conectividade no iPhone. Os dois celulares acessam as redes sem fio Wi-Fi. Mas o smartphone da Samsung possui a mais avançada versão do protocolo Bluetooth, a 3.0. Com ela, dá para transferir arquivos entre o celular e o PC com muito mais rapidez. Já o protocolo de Bluetooth do iPhone 4 é o 2.1, que no caso específico do smartphone da Apple, tem sérios problemas de sincronização com outros aparelhos celulares, por exemplo.

Entre os celulares Samsung, um recurso interessante do Galaxy S II é que ele está preparado para a quarta geração de transmissão de dados de Internet via redes de celular. Trata-se da 4G, a evolução da tecnologia 3G. Como ele também acessa normalmente a rede 3G, com o Galaxy S II você consegue fazer um hotspot, ou seja, consegue distribuir o sinal 3G em Wi-Fi para outros aparelhos. Se você tiver um laptop, pode usar o celular como roteador Wi-Fi usando o sinal 3G. O iPhone 4 também acessa o sinal 3G e também se sai bem como roteador, entregando Internet 3G ao computador via cabo USB ou Bluetooth.

Contudo, o Samsung Galaxy S II tem conexão HDMI, inexistente no telefone da Apple. Com ela, você exibe a tela do celular em um monitor compatível ou em uma TV de alta definição.

Armazenamento

O iPhone 4 vem com uma memória interna, fixa. Ele está disponível em apenas dois modelos: de 16 e 32 GB. Não dá para aumentá-la. Por outro lado, o Galaxy S II vem em apenas um modelo, de 16 GB de armazenamento. Mas sua capacidade pode ser aumentada com um cartão microSD extra. Você pode colocar até 32 GB a mais de memória, o que resulta em 48 GB de espaço de armazenamento. Mais do que os 32 GB do modelo top de linha da Apple. Mais uma vez, ponto para o smartphone da Samsung.

Sistema operacional

O sistema operacional é o programa central que rege todas as funcionalidades do celular. Ele é importante porque é o ambiente principal de interação entre você e o aparelho. Entre os modelos de iPhone, no caso do iPhone 4, ele conta com iOS, um sistema proprietário da Apple, encontrado em todos os seus aparelhos móveis, como iPod, iPad e iPod Touch.

No iPhone, ele funciona muito bem. A Apple tem patentes de gestos touch que são reconhecidos facilmente pelo telefone, como o gesto de "pinça", onde você usa dois dedos ao mesmo tempo para ampliar um detalhe em uma foto, por exemplo.

Em geral, o iOS é bem fácil de usar, elegante, intuitivo e estável. Esse tipo de smartphone funciona com pequenos programas, chamados de aplicativos.

No Galaxy S II temos o sistema Android, do Google. Ele é bem parecido com o iOS em questões visuais e de interface. Você usa os dedos para navegar no aparelho e ele também reconhece gestos de forma similar ao iPhone. A diferença principal é que o Android é menos intuitivo e menos estável que o iOS, além disso, possui uma quantidade menor de aplicativos dísponivel.

Multimídia

Os dois smartphones são verdadeiras centrais de entretenimento digital. Mas, ao passo que o iPhone 4 é um excelente music player (toca e organiza áudio como nenhum outro), já que utiliza uma plataforma similar a do iPod, o Galaxy S II dá um banho em outros recursos. A começar pela sua câmera traseira de 8 Megapixels, 3 a mais do que o telefone da Apple. E o celular da Samsung conta com recursos adicionais de reconhecimento de sorrisos e ajuste de imagem. Esta mesma câmera é capaz de gravar vídeos Full HD, ou seja, com a maior resolução de imagem possível, ao passo que o iPhone 4 grava vídeos com resolução HD, um pouco mais baixa. Já a câmera frontal de videoconferências do Galaxy S II também tem mais resolução: são 2 Megapixels versus os 0.3 Megapixel do iPhone 4.

Mobilidade

Em mobilidade, a Samsung também dribla a Apple com categoria. O Galaxy S II é maior em altura e mais largo. Mas é mais fino e leve do que o iPhone 4. Pode até ser maior em alguns termos, mas pesa menos e ocupa menos espaço no bolso, por exemplo. Os dois telefones são quase equivalentes em termos de bateria. Ambos entregam um dia inteiro de uso regular sem precisar de recarregamento. Lembrando que a rede 3G ligada permanentemente consome a bateria muito mais rapidamente.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone