Zoom indica em Celular e Smartphone

iPhone 4S ou Motorola Razr: um duelo de ponta

A briga entre smartphones poderosos e caros.

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Se você deseja investir em um celular de alta tecnologia, o Motorola Razr e o iPhone 4S são alguns dos smartphones mais modernos no mercado. Os dois aparelhos top de linha trazem um desempenho semelhante, mas diferem em muitos aspectos. Conheça as principais semelhanças e diferenças entre ambos.

 

Motorola Razr

iPhone 4S

Sistema Operacional

Design

Hardware

Câmera

Conectividade

Sistema Operacional

O Motorola Razr roda o Android, plataforma para smartphones criada pelo Google. Ela traz algumas vantagens em relação ao iOS do iPhone, como o fato de ser um sistema operacional aberto. Isso significa, por exemplo, que você pode transferir arquivos como músicas e vídeos facilmente, sem a necessidade de um software no PC ou demais restrições, como acontece no celular da Apple, onde você precisa do iTunes para passar músicas para o celular, por exemplo. Por outro lado, o iPhone 4S vence por ter uma interface mais intuitiva e uma quantidade maior de aplicativos disponíveis para download.

Design

O Motorola Razr possui uma tela consideravelmente maior (4,3 polegadas contra 3,5 do iPhone) e ainda assim consegue ser um mais leve e mais fino que o iPhone 4S. A resolução do smartphone da Motorola, porém, é ligeiralmente inferior: 540 x 960 pixels contra 640 x 960 pixels na tela Retina Display da Apple, que deixa as imagens mais nítidas que no Super AMOLED do Razr. Vale lembrar que a tela touchscreen da Apple é imbatível no quesito sensibilidade.

Hardware

Entre os modelos de iPhone, o iPhone 4S tem um hardware inferior: processador dual core de 800 MHz, com 512 MB RAM. O Motorola Razr, por sua vez, possui um com dois núcleos de 1200 MHz e 1024 MB RAM. Mas isso não significa que o produto da Apple seja mais lento: por ser uma plataforma mais concisa, o iPhone não precisa de uma configuração melhor para ter um desempenho semelhante a muitos aparelhos com Android de configurações técnicas superiores.

Câmera

Ambos os celulares contam com uma câmera traseira de 8 megapixels com capacidade para filmar em alta definição, chegando a até 1080p, Full HD. A câmera dianteira, usada para videoconferências e chats, é melhor no Motorola Razr: 1,3 megapixels, contra a VGA de 0,3 MP do iPhone 4S, uma qualidade abaixo da média do mercado, mas que não prejudica videochamadas rápidas pelo Facetime, aplicativo da Apple para chamadas por vídeo.

Conectividade

Os dois smartphones acessam a internet via Wi-Fi e 3G, além de possuírem entrada para fones de ouvido e suporte ao Bluetooth 4.0, que transfere conteúdo e se conecta a outros dispositivos compatíveis de forma mais eficiente e rápida que muitos celulares do mercado. O iPhone 4S, porém, não permite a entrada de cartões adicionais para aumentar o armazenamento interno. Já entre os celulares Motorola, o Motorola Razr aceita microSD. Mas vale lembrar que a memória já embutida nos iPhones é ótima, variando entre 16, 32 ou 64GB.

Conclusão

A escolha de um vencedor nessa disputa divide opiniões. Para muitos, o iPhone 4S é uma melhor opção por trazer um sistema operacional mais eficiente e uma maior quantidade de aplicativos disponíveis. Outros vão preferir o Motorola Razr, graças a sua plataforma aberta, Android, que permite personalizar e explorar ao máximo os recursos do aparelho, ao mesmo tempo que podem transferir arquivos do computador para o celular com cartão microSD. Sem falar no preço, consideravelmente menor.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone