Zoom indica em Celular e Smartphone

iPhone 6s Plus ou Galaxy Note 5: escolha seu celular com tela grande

Na disputa acirrada entre phablets, veja se o melhor é o Galaxy Note 5 ou o iPhone 6S Plus.

iPhone 6s Plus ou Galaxy Note 5
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Lançamentos de peso em 2015, o Samsung Galaxy Note 5 e o iPhone 6S Plus são ótimas opções de celular com tela grande, ou phablets, como são chamados os aparelhos com display que fica entre o tamanho de um smartphone e de um tablet.

Caprichados do acabamento ao hardware, esses celulares vêm deixando muita gente na dúvida. Afinal, não são exatamente um investimento baixo. Então, antes de escolher entre o Galaxy Note 5 e o iPhone 6S Plus, é melhor conferir o nosso comparativo para fazer a escolha certa!

 

iPhone 6s Plus

iPhone 6S Plus

Galaxy Note 5

 Samsung Galaxy Note 5

Tela 5,5'' Full HD (1080x1920 pixels) 5,7'' Quad HD (1440x2560 pixels)
Processador Dual core Octa Core
Memória RAM 2GB 4GB
Sistema operacional iOS 9 Android 5.1 (Lollipop)
Acesso à internet 4G, 3G e Wi-Fi 4G, 3G e Wi-Fi
Dual chip Não Não
Armazenamento 16GB, 64GB ou 128GB 32GB
Aceita cartão de memória Não Não
Câmera frontal 5MP 5MP
Câmera traseira 12MP 16MP
Filma em 4K 4K


Leia também: iPhone 6S Plus ou Galaxy S6 Edge+: qual o melhor phablet?

Display com resolução melhor faz Galaxy Note 5 largar na frente

Se tem um ponto que fica fácil dizer qual é o melhor, iPhone 6S Plus ou Galaxy Note 5, é a tela. Isso porque a do smartphone Samsung tem resolução maior e 515 pixels por polegada (ppi), que é uma ótima densidade, permitindo que você enxergue tudo com nitidez e muitos detalhes.

Sem falar que a tela do Galaxy Note 5 é mais brilhante e tem cores mais vivas que a do iPhone 6S Plus. Claro que o iPhone comparado aqui tem um display muito bom, e que seus 401 ppi não decepcionam. Mas se é para dizer qual é o melhor, bem, os números falam mais alto nesse quesito.

Quanto ao tamanho da tela, a do Galaxy Note 5 é maior, é verdade, mas o aproveitamento do display é melhor e, assim, ele consegue ser menor e mais leve que o iPhone 6S Plus. Para você ter uma ideia, as dimensões do Note 5 são 15,3 x 7,6 x 0,76 cm e ele pesa 171g, enquanto o 6S Plus tem 15,8 x 7,7 x 0,73 cm e 192g.

Também não podíamos deixar de citar a proteção Gorilla Glass 4 da tela (e da traseira) do Galaxy Note 5. Em contrapartida, o iPhone 6S Plus é construído em alumínio série 7.000, um material bem resistente, usado até na indústria aeroespacial. E apesar de não divulgar maiores informações, a Apple também garante que a tela do 6S Plus é bastante forte.

 

Leia também: Galaxy S6 Edge+ ou Galaxy Note 5: qual smartphone Samsung comprar?

No desempenho, briga iPhone 6S Plus vs Galaxy Note 5 é acirrada

Agora esqueça os números altos e a sua relação com qualidade. Quando o assunto é desempenho, um smartphone com processador de oito núcleos e 4GB de RAM consegue competir de igual para igual com outro que tem dois núcleos e 2GB de RAM. Pelo menos é isso que acontece nessa comparação entre o iPhone 6S Plus e o Galaxy Note 5.

Você pode até achar estranho, mas a explicação tem muito a ver com o desenvolvimento dos aparelhos. A Apple, por exemplo, usa o sistema operacional próprio, o iOS, que é pensado para funcionar da melhor maneira possível com o hardware dos celulares da marca.

Já a Samsung usa o sistema do Google, o Android, que já chega prontinho para a fabricante, que ainda modifica com a sua interface TouchWiz. Só aí, já se perde um bocado de potência.

Resumidamente, os dois aparelhos são bem rápido, capazes de rodar qualquer aplicativo, incluindo os jogos mais pesados, sem engasgar. Mas alguns testes já mostraram que o iPhone 6S Plus consegue ser um pouco mais rápido que o Note 5, principalmente na multitarefa, uma vez que o aparelho da Samsung recarrega os aplicativos em segundo plano quando você quiser voltar em algum deles, o que não acontece no iPhone em questão.

Ótimas câmeras dos dois lados, mas com características diferentes

Aqui, temos dois sensores poderosos que fazem desses uns dos melhores celulares para fotos, sem falar que ambos são smartphones que filmam em 4K com 30 quadros por segundo (qps).

Deixando de lado a quantidade de megapixels, vamos ao que interessa, que é a qualidade das imagens. Para começar, tanto o Galaxy Note 5 quanto o iPhone 6S Plus têm estabilização óptica, que ajuda a fazer fotos nítidas, sem temidos.

Além disso, os dois fazem imagens com qualidade realmente boa, mas eles entregam resultados um pouco diferentes, e aí você vai ter que escolher qual você gosta mais. O Galaxy Note 5, por exemplo, faz fotos mais brilhantes e com cores mais vibrantes. Já o iPhone 6S Plus entrega cores mais reais. Ah, o aparelho da Apple também se sai um pouco melhor em fotos noturnas.

Câmera do iPhone 6S Plus

Caneta SPen no Galaxy Note 5, 3D Touch no iPhone 6S Plus

Passando agora para os diferenciais desses aparelhos, vamos começar pelo 3D Touch do iPhone 6S Plus. A tecnologia permite que você realize diferentes ações de acordo com o nível de pressão que exerce sobre o display.

Na prática, você pode descansar o dedo sobre uma mensagem de e-mail para dar uma olhadinha, ou pressionar com mais força para ler o conteúdo completo, por exemplo.

Enquanto isso, o aparelho da Samsung traz o acessório que é marca registrada da linha Galaxy Note, a caneta SPen. Quando você a desencaixa, o Comando Suspenso é ativado, oferecendo opções como escrever na tela com a sua própria letra, ou selecionar e copiar a imagem de uma parte do display para compartilhar onde quiser.

Traseira do Samsung Galaxy Note 5

E agora, é melhor comprar o Note 5 ou o iPhone 6S Plus?

Depois de descobrir algumas diferenças entre o iPhone 6S Plus e o Galaxy Note 5, é hora de escolher qual deles é melhor. E nesse caso a decisão deve ser mesmo baseada no uso que você vai fazer do aparelho e, claro, do seu orçamento.

Para começar, o Galaxy Note 5 custa menos que o iPhone 6S Plus e entrega desempenho praticamente igual, faz fotos de qualidade e ainda vem com a caneta SPen, que é ótima para quem usa o smartphone para trabalhar, por exemplo.

Já o iPhone 6S Plus é um verdadeiro símbolo de status. E para os fãs da Apple, fica mesmo difícil convencer a trocar de marca, uma vez que ele compete em par de igualdade com o aparelho da Samsung. E aí, qual deles você prefere, Galaxy Note 5 ou iPhone 6S Plus?

Confira os preços do Galaxy Note 5 e do iPhone 6S Plus:

 

Continue navegando pelo Zoom, conheça outros produtos e compare os preços.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone