Zoom indica em Celular e Smartphone

iPhone 8 Plus vs iPhone X: quem vence essa batalha de tops de linha?

Está curioso para saber qual dos dois iPhones leva a melhor? Então confira nosso comparativo!

iphone x vs iphone 8 plus
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

A Apple não poupou esforços ao lançar os mais novos iPhones da marca em 2017. Assim como já é esperado, a gigante americana apresentou a dupla sucessora do iPhone 7, o iPhone 8 e o iPhone 8 Plus, mas também surpreendeu o público ao anunciar o iPhone X, um celular revolucionário – de acordo com a marca – em comemoração aos 10 anos da linha iPhone.

Para essa batalha, escolhemos o mais parrudo da dupla, o iPhone 8 Plus, para bater de frente com o iPhone X (leia-se dez) e, assim, descobrirmos quais foram realmente as inovações de cada modelo.

Está curioso? Então confira as diferenças entre o iPhone 8 Plus e o iPhone X.

 

iPhone 8 Plus

iPhone 8 Plus

iPhone X

iPhone X

Tela 5.5" Retina HD (1920x1080) IPS LCD 5.8" Super Retina HD (2436 x 1125) QLED
Processador A11 Bionic de 64 bits A11 Bionic de 64 bits
Memória RAM Não informado pela fabricante 3GB
Armazenamento 64GB e 256GB 64GB e 256GB
Acesso à internet 4G, 3G e Wi-Fi 4G, 3G e Wi-Fi
NFC Sim Sim
Leitor de digital Sim Não
Reconhecimento facial Não Sim
Resistência à água e poeira Sim (certificação IP67) Sim (certificação IP67)
Câmera principal 12MP + 12MP (f/1.8 e f/2.8) 12MP + 12MP (f/1.8 e f/2.4)
Câmera frontal 7MP (f/2.2) 7MP (f/2.2)
Filma em 4K (60 fps) 4K (60 fps)
Bateria Não informado pela fabricante
Não informado pela fabricante
Sistema operacional iOS 11 iOS 11

Design inovador do iPhone X chama atenção dos fãs da Apple

Seguindo a mesma linha de alguns smartphones tops de linha, como o Galaxy S8, o iPhone X chegou ao mercado com a famosa tela infinita Super Retina HD de 5.8 polegadas, que ocupa praticamente toda a parte da frente do aparelho, e com a tecnologia OLED, que oferece cores mais vivas e pretos mais profundos.

O famoso botão Home (Touch ID) foi extinto para dar lugar a um novo modo de desbloqueio do celular. Apesar de ser um recurso conhecido em outros smartphones, a Apple aperfeiçoou a experiência em reconhecimento facial e entregou um sistema realmente seguro. Com o Face ID, basta olhar para o celular e, pronto! Ele automaticamente vai te reconhecer, mesmo se você estiver usando maquiagem, com cabelo curto, comprido, ou de óculos! E isso tudo graças ao sistema TrueDepth da câmera frontal.

Tela Super Retina HD iPhone X

Já o iPhone 8 Plus não teve muitas inovações: continua com a conhecida tela Retina HD de 5.5 polegadas, e com o botão Home intacto na parte da frente do aparelho, sem deixar de lado o Touch ID. O que chama atenção é a sua traseira de vidro (assim como no iPhone X), que é essencial para o novo sistema de carregamento sem fio.

Empate no desempenho!

Ainda mais rápido e econômico que o A10 Fusion, chipset usado anteriormente, o A11 Bionic – utilizado tanto no iPhone X quanto no iPhone 8 Plus – chama atenção por trabalhar com inteligência artificial. O "neural engine", ou processador neural, é um hardware que foi projetado para aprender com você, ou seja, ele vai "entendendo" sua navegação e, assim, é capaz de reconhecer pessoas, objetos e lugares. Bem louco, não acha?

Além disso, o A11 Bionic é mais econômico e consegue otimizar as tarefas de uma forma que o iPhone fique mais rápido e com menos gasto de energia, característica bem bacana que já tinha sido implementada com o chipset A10 Fusion.

Agora o mais legal mesmo do A11 Bionic é que ele mexe com realidade aumentada, que está ainda melhor! Ou seja, você vai jogar games que utilizam RA, por exemplo, como se estivesse dentro do jogo.

Ah, e não podemos deixar de destacar, também, a certificação IP67 que vem tanto no iPhone 8 Plus quanto no iPhone X. Graças à ela, é possível imergir os celulares em até 1 metro por 30 minutos! Então você não vai precisar se preocupar caso o iPhone caia, sem querer, na água, beleza?

IPhone X e iPhone 8 Plus têm boas câmeras

Começando pelo 8 Plus, ele é mais um celular com câmera traseira dupla, que foi sucesso nos últimos modelos, como no iPhone 7 Plus. Com resolução de 12MP e uma lente grande-angular com abertura f/1.8 (para caber todos os seus amigos na foto) e outra teleobjetiva de f/2.8 (para tirar fotos mais próximas, com zoom), você vai fazer ótimos registros, mesmo em ambientes pouco iluminados. Ah, e as suas câmeras traseiras vêm com zoom óptico e zoom digital de até 10x, além da dupla estabilização óptica de imagem!

A câmera dupla do iPhone X veio um pouco melhor, também com resolução 12MP, mas com a lente teleobjetiva com abertura f/2.4 e a grande-angular de f/1.8. Ou seja, com ele suas fotos vão ficar mais claras e não vão faltar detalhes em seus registros!

A diferença mesmo fica por conta da câmera de selfie. Apesar de terem a mesma resolução de imagem, de 7MP, a câmera do iPhone X se destaca, pois vem com estabilização óptica de imagem e modo Retrato frontal, que todo mundo ama – e que também pode ser encontrado nas câmeras traseiras de ambos os celulares.

Ou seja, para quem curte tirar ótimas fotos tanto com a câmera traseira quanto com a frontal, então a melhor opção é o iPhone X.

IPhone X vem com Animojis, a evolução dos famosos Emojis

Para quem ama enviar emojis, a Apple introduziu uma nova forma para você se divertir com seus amigos: graças à câmera TrueDepth do iPhone X, é possível fazer com que os emojis se movimentem e, com a ajuda do reconhecimento facial e elementos utilizados em computação gráfica, eles vão conseguir te imitar ao se mexer e falar! E o mais legal: é possível adicioná-los nas suas conversas do iMessage!

Animoji do iPhone X

Bateria do iPhone X pode durar até 2h a mais que a do iPhone 7!

A bateria do celular é um quesito muito importante, principalmente quando falamos dos modelos da Apple, já que sabemos que este não é o forte dos iPhones.

A marca não chegou a divulgar a capacidade certa da bateria, mas afirma que o X consegue durar até 2 horas a mais, quando comparado ao iPhone 7. Já o iPhone 8 Plus tem a duração semelhante à do 7 Plus, também de acordo com a marca.

A inovação nesse quesito ficou por conta do carregamento sem fio. Através de bases, conhecidas como AirPower, basta você encostar tanto o iPhone 8 Plus quanto o iPhone X e, pronto! Eles serão recarregados, sem a ajuda de fios. Mas pode ficar tranquilo, pois esses dois modelos ainda vêm com o carregador padrão, que todos já conhecem.

 

Carregamento sem fio do iPhone 8 Plus

E aí, quem levou a melhor?

Bom, já era de se esperar que o iPhone X levasse a melhor na maioria dos quesitos, certo? Ele chegou com uma proposta bem diferente, como um top de linha de luxo da Apple para atender os fãs loucos por tecnologia. O custo/benefício não é lá dos melhores, mas se você procura alto poder de fogo, ótimas câmeras, tela com alta definição de imagem (tecnologia OLED), novos emojis e uma bateria ainda melhor, então o iPhone X é uma boa opção!

Agora, não podemos deixar de citar que o iPhone 8 Plus também vai agradar muita gente. Apesar de só ter melhorado no desempenho, em relação aos seus antecessores, ele é uma boa opção para quem gosta de tela grande, mas não quer gastar uma pequena fortuna. Além disso, ele tem o mesmo processador do X e também vem com boas câmeras.

Veja os preços do iPhone X e do iPhone 8 Plus:

 

 

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone