Ainda vale a pena comprar o iPhone 8? Em 2019, dois anos após seu lançamento, já estamos nos preparando para conhecer o sucessor do iPhone XS, mas isso não quer dizer que o modelo antigo não tenha mais seu valor.

Uma grande questão em torno dos lançamentos da Apple é a queda de preço das gerações passadas, fator que torna a compra possível para muitos brasileiros.

Se esse é o seu caso, vale a pena analisar seus objetivos e cada detalhe da ficha técnica do iPhone 8 antes de decidir. Há vantagens e desvantagens em adquirir um celular de dois anos atrás, e a gente te explica tudo nas linhas a seguir.

Vantagens do iPhone 8:

Desempenho avançado

Mesmo tendo sido anunciado em 2017, o iPhone 8 ainda é um smartphone extremamente veloz e bate de frente mesmo com os aparelhos mais recentes. Ele usa o chipset Apple A11 Bionic e 2 GB de memória RAM, que são suficientes para rodar o iOS 12 sem nenhum problema.

Com esse conjunto de hardware poderoso e software leve, o iPhone 8 consegue oferecer uma experiência de uso bastante fluída para os usuários. Será difícil encontrar travamentos ou qualquer tipo de lag com esse dispositivo, mesmo em tarefas mais pesadas como edição de vídeo ou jogos.

iPhone 8 é um bom celular para jogos

iPhone 8 é um bom celular para jogos - Foto: Reprodução/Shutterstock

Câmeras de respeito

Outro ponto que merece destaque no iPhone 8 é o seu conjunto de câmeras. Esse é um smartphone com apenas um sensor principal de 12 MP, mas que é capaz de capturar belíssimas fotos até mesmo em condições desfavoráveis de iluminação. As cores são precisas e o nível de detalhes é alto.

E não poderia ser diferente – a o sensor principal do iPhone 8 é o mesmo encontrada tanto no iPhone 8 Plus quanto no iPhone X. E, além de tirar belíssimas fotos, essa câmera também é capaz de gravar vídeos em resolução 4K a 60 fps, sendo que esse foi um dos primeiros celulares do mundo a contar com essa configuração.

iPhone 8 tem câmera traseira única

iPhone 8 tem câmera única traseira - Foto: Reprodução/Shutterstock

Já na parte frontal, os usuários encontrarão uma câmera de 7 MP para tirar suas selfies. A qualidade excelente da câmera principal não pode ser encontrada nesse sensor, mas não se engane: os resultados não chegam a decepcionar, sendo mais do que suficiente para chamar atenção das pessoas nas redes sociais.

iPhone 8 é à prova d’água (IP67)

A resistência contra água e poeira é algo que já está presente em grande parte dos smartphones – principalmente nos topo de linha. De qualquer forma, é uma ótima característica que deve ser destacada sempre que possível!

O iPhone 8 traz certificação IP67, ou seja, resiste a até 1 metro de profundidade se mergulhado em água doce pelo tempo máximo de 30 minutos.

Mas vale ressaltar: a Apple não aconselha que o smartphone seja mergulhado e alerta que a resistência pode diminuir com o tempo. A fabricante afirma ainda, em seu site oficial, que danos decorrentes de contato com líquidos não estão incluídos na garantia.

iPhone 8 é um celular à prova d´água

iPhone 8 é à prova d’água - Foto: Reprodução/Shutterstock

iOS atualizado

É inegável que a Apple é uma das melhores companhias quando o assunto é atualização de software. A empresa é conhecida por oferecer suporte e novas versões do iOS durante vários anos e por conta disso você não precisa se preocupar com acabar com um smartphone ultrapassado.

Acredita-se que o iPhone 8 irá receber atualizações por pelo menos mais três anos. E com um hardware extremamente poderoso, caso opte por comprar esse smartphone você não deverá pensar em trocar de dispositivo tão cedo, já que estará com um iPhone com ótimo desempenho e os recursos mais recentes da Maçã.

Desvantagens do iPhone 8:

Tela pequena e com muitas bordas

Confira a tela do iPhone 8

Tela do iPhone 8 tem tela de 4,7 polegadas - Foto: Reprodução/Shutterstock

Como nem tudo são flores, o iPhone 8 também conta com alguns “contras” que podem acabar pesando na decisão do consumidor. A começar pelo design, esse é um smartphone que possui um visual muito parecido com o do iPhone 6, que foi lançado lá em 2014. A única grande mudança foi o abandono do metal para uso do vidro como material para a parte traseira.

Dessa forma, o iPhone 8 conta com uma tela de 4,7 polegadas com bordas gigantescas que deixam o dispositivo com quase o mesmo tamanho do iPhone XS, que possui uma tela bem maior, de 5,8 polegadas.

Isso pode incomodar bastante os usuários, até mesmo porque a maioria dos aparelhos lançados recentemente apostam em cada vez menos bordas e o iPhone 8 vai exatamente contra essa tendência, o que passa a sensação de smartphone defasado.

Sem entrada para fone de ouvido

Em 2016, a Apple matou a entrada para fone de ouvido com o iPhone 7 – e repetiu a fórmula no iPhone 8. Agora, em 2019, grande parte dos aparelhos lançados já não contam mais uma entrada padrão para fones de ouvido, porém isso ainda é algo que decepciona bastante o público.

Sem uma entrada de 3,5 mm para fones de ouvido os usuários são praticamente obrigados a usar um adaptador P2-lightning ou a apelar para um fone de ouvido wireless, como os AirPods. Entretanto, essa é uma opção que custa caro, já que os fones de ouvido sem fio no Brasil ainda possuem valores bastante elevados, muitas vezes acima dos R$ 400.

iPhone 8 tem entrada p2 para fones de ouvido

iPhone 8 não tem entrada P2 para fones de ouvido - Foto: Reprodução/Shutterstock

Bateria

A bateria é outro ponto negativo do iPhone 8. A Apple não é conhecida por oferecer smartphones com longa autonomia de bateria e o iPhone 8 não é uma exceção. Esse aparelho dificilmente ficará um dia inteiro fora do carregador até mesmo durante uso moderado, com navegação na internet e uso dos dados móveis.

Dessa forma, você acabará com duas opções: levar um carregador para todos os lados ou comprar uma bateria externa para o dispositivo.

iPhone 8 tem carregador com fio

iPhone 8 com carregador - Foto: Reprodução/Shutterstock

iPhone 8 não tem Modo Retrato

Ao contrário do iPhone 8 Plus, o iPhone 8 não tem câmera dupla. E, diferentemente do que a Apple fez com o iPhone XR, não há Modo Retrato nesse modelo, nem por meio de software.

Desse modo, o smartphone fica de fora da febre das fotos com fundo desfocado que tomaram conta do Instagram nos últimos dois anos.

Conclusão: vale a pena comprar o iPhone 8 em 2019?

O iPhone 8 é um excelente smartphone que ainda é muito poderoso em 2019 e bate de frente com os tops de linha atuais, apesar do seu design ultrapassado. Além disso, por ter sofrido diversas quedas de preço desde quando foi lançado, o iPhone 8 pode ser encontrado atualmente por menos de R$ 3 mil, o que faz dele uma ótima opção para quem quer um dispositivo poderoso que poderá ser usado por vários anos.

Ficha técnica do iPhone 8

  • Tela de 4,7 polegadas
  • Tecnologia Retina HD
  • Chipset Apple A11 Bionic hexa-core
  • Memória RAM de 2 GB
  • Armazenamento de 64 GB ou 256 GB
  • Câmera principal de 12 MP
  • Câmera frontal de 7 MP
  • Leitor de impressões digitais
  • Bateria de 1.821 mAh
  • iOS 12
  • Certificação IP67 de resistência à água e poeira

Se você ficou interessado no iPhone 8, não deixe de conferir abaixo as melhores ofertas para o smartphone:

Smartphone Apple iPhone 8 64GB 4G

Smartphone Apple iPhone 8 256GB 4G

Leia também