iPhone XR: 7 motivos para comprar na Black Friday 2019

Em busca de um iPhone com preço em conta nessa Black Friday? Descubra se o iPhone XR é o modelo ideal para você.

iPhone XR: 7 motivos para comprar na Black Friday 2019
Ricardo BergherEditor(a)

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Vale a pena comprar o iPhone XR na Black Friday 2019? O lançamento de 2018 com preço mais em conta fez bastante sucesso e ainda é uma das melhores opções de iPhone em 2019, mesmo após o lançamento do iPhone 11 – que, diga-se de passagem, é seu sucessor direto.

Entre os prós do iPhone XR, destacam-se o preço mais baixo, quando comparado aos lançamentos Apple deste ano, e o desempenho avançado, garantido pelo mesmo processador do iPhone XS e iPhone XS Max. A seguir, veja mais motivos para comprar o iPhone XR aproveitando os descontos desta Black Friday/Cyber Monday.

Leia também: iPhone na Black Friday 2019: qual modelo comprar?

1. Alto desempenho com chip A12 Bionic

Apesar de ter sido lançado como uma espécie de “versão econômica” do iPhone XS, o iPhone XR conta com o mesmo processador da versão mais cara, o A12 Bionic. O chip é um hexa-core fabricado em arquitetura de 7 nanômetros. Segundo a Apple, ele representa um aumento de 15% em velocidade de trabalho geral e 50% em desempenho gráfico em relação à geração anterior (do iPhone X).

Outro ponto importante é a memória RAM de 3 GB, que para o sistema iOS 13 representa bastante fluidez para rodar aplicativos mais exigentes sem engasgos ou lentidão.

Foto: iPhone XR roda iOS 13. Créditos: Hadrian/Shutterstock
Foto: iPhone XR roda iOS 13. Créditos: Hadrian/Shutterstock

2. Câmera única, mas com bons resultados e Modo Retrato

Em tempos de câmeras duplas, triplas, quádruplas e até de celular penta-câmera, vale a pena ainda apostar em uma câmera única, como é o caso do iPhone XR? Bom, a resposta depende bastante do perfil do usuário.

A grande questão das lentes múltiplas é a versatilidade que elas conferem a quem busca novas formas de fotografar, seja com fundo desfocado, paisagens ou mesmo detalhes próximos. Isso não representa, necessariamente, um ganho em qualidade em imagem.

Portanto, se você não liga tanto para as diferentes lentes disponíveis no mercado, mas sim para o resultado final das imagens, em questão de nitidez, exposição, contraste e cores, o sensor principal de 12 megapixels do iPhone XR é uma boa opção. A lente tem abertura f/1.8 e consegue bons resultados mesmo quando a luz do ambiente não ajuda muito.

Foto: iPhone XR tem câmera única traseira. Créditos: quangmooo/Shutterstock

E, apesar de não contar com câmera dupla, esse aparelho é capaz de fotografar com o Modo Retrato (fundo desfocado) com controle de profundidade graças à inteligência artificial aplicada ao software. Vale a ressalva: neste caso, o efeito só é aplicável a pessoas. Não é possível utilizar o recurso com animais ou objetos.

A câmera de selfie de 7 MP (f/2.2) também faz boas imagens, considerando o perfil da maioria dos usuários. O iPhone XR também filma em 4K a 60 fps.

3. Boa qualidade de áudio

Em geral, este é um detalhe que passa batido na hora em que vamos comprar um novo smartphone, sendo percebido apenas quando você quer ouvir uma música, um podcast ou um jogo usando os alto-falantes do celular. Afinal, um som baixo e com pouca clareza realmente irrita.

No caso do iPhone XR, os alto-falantes estão localizados nas extremidades do aparelho e oferecem um efeito estéreo bem bacana, que promete não decepcionar mesmo se você estiver vendo um filme de ação sem fones.

4. Visual atual

Olhando para a parte frontal do iPhone XR, é difícil perceber diferença estética entre esse modelo e o iPhone 11. Entre as características comuns do design estão bordas mínimas e o notch – aquele recorte que permite aumentar a área do display sem comprometer as dimensões do smartphone.

A tela Retina HD tem tecnologia LCD, e não oferece a mesma eficiência energética das telas OLED vistas em modelos mais caros, como iPhone 11 Pro, mas ainda promete boas cores e experiência imersiva na reprodução de imagens.

Foto: iPhone XR tem tela com notch. Créditos: Hadrian/Shutterstock
Foto: iPhone XR tem tela com notch. Créditos: Hadrian/Shutterstock

O revestimento em vidro, além de dar toque premium ao smartphone, permite o carregamento sem fio. O iPhone XR está disponível nas cores vermelho, amarelo, branco, coral, preto e azul – ideal para quem gosta de evidenciar o estilo até no smartphone.

5. Face ID

Que tal desbloquear o aparelho sem precisar encostar em nada? No iPhone XR, isso é possível graças ao Face ID. O sistema de biometria faz a leitura das características do rosto do usuário de forma muito veloz, bem melhor do que na geração anterior, do iPhone X.

Isso tudo é possível graças à câmera frontal True Depth, que mapeia 30 mil pontos invisíveis no rosto do usuário para oferecer maior precisão e segurança. O recurso também funciona para a autorização de compras e logins em diferentes contas.

6. Bateria para um dia longe das tomadas

Gerações anteriores do iPhone já foram bastante criticadas por conta da baixa autonomia de bateria. Este é um quesito que foi melhorado pela Apple para o iPhone XR, que tem consegue ficar pelo menos 1 hora e meia a mais longe das tomadas do que a do iPhone 8 Plus.

Pode parecer pouca coisa, mas é o suficiente para que o aparelho tenha o seu funcionamento normal durante um dia inteiro sem precisar de uma recarga.

O iPhone XR é compatível com recarga rápida que garante até 50% de bateria em 30 minutos, segundo a fabricante, mas o carregador de 18 W é vendido separadamente.

7. Preço mais em conta (para um iPhone)

O iPhone XR está longe de ser um smartphone barato, e isso a gente entende. Porém, entre os modelos da maçã com visual atual, isto é, sem as bordas largas nas telas, ele é o que tem preço mais em conta.

Para quem curte a tendência já consolidada dos smartphones com maior aproveitamento de tela, e especialmente para consumidores que pensam na revenda posterior do iPhone, para completar o preço de um eventual próximo smartphone, o XR é uma opção mais interessante do que o iPhone 8 Plus, por exemplo.

Se você fizer um exercício de pesquisa e voltar até a matéria do Zoom de outubro de 2018 que anunciava o lançamento do iPhone XR, pode notar que o seu preço de lançamento era de R$ 5.199 (versão de 64 GB). O mesmo smartphone hoje tem um preço cerca de 50% menor. Um prato cheio para fãs dos iPhones.

Ficha técnica do iPhone XR

  • Tela LCD Retina HD de 6,1 polegadas
  • Processador Apple A12 Bionic Hexa-core
  • Sistema operacional iOS 12
  • Armazenamento de 64 GB, 128 GB ou 256 GB
  • Câmera traseira de 12 MP (f/1.8)
  • Câmera frontal de 7 MP (f/2.2)
  • Bateria de 2.942 mAh
  • Reconhecimento facial (Face ID)

Encontre as melhores ofertas para o iPhone XR no Zoom:

Leia também: