Logo Buscapé
Logo Buscapé

O iPhone XR é um celular da Apple lançado em 2018. Na ocasião, chegou com a proposta de ser mais acessível e, por isso, fez sucesso. Mas será que em 2023 ainda vale a pena investir nesse modelo? Sabe quais são seus prós e contras? É o que vamos te responder neste artigo!

Vale lembrar que, segundo um estudo feito pela Consumer Intelligence Research Partners (CIRP) em 2018, o iPhone XR foi o modelo com iOS que mais converteu usuários de Android no ano em que foi lançado. E, até hoje, segue muito buscado por quem quer um iPhone em conta.

Depois dele, a Apple ainda lançou as linhas iPhone 11, iPhone 12, iPhone 13 e iPhone 14. Então a pergunta de se o iPhone XR é bom para quem busca um celular em 2023 é muito importante!

Agora, confira as melhores ofertas do iPhone XR no Buscapé e conheça algumas listas e outros conteúdos que podem te ajudar na busca por um celular novo:

iPhone XR: ficha técnica

O iPhone XR foi lançado em 2018, mas ainda faz sucesso (Foto: Hadrian / Shutterstock)
  • Tela: 6,1 polegadas, Retina IPS e resolução 728 x 1792 com True Tone
  • Processador: Apple A12 Bionic hexa-core
  • Memória RAM: 3 GB
  • Armazenamento: 64 GB, 128 GB ou 256 GB
  • Câmera traseira: 12 MP (f/1.8) com estabilização óptica
  • Câmera frontal: 7 MP (f/2.2) + SL 3D
  • Gravação de vídeo: 4K a 60 FPS
  • Bateria: Até 16 horas em navegação no 3G
  • Conectividade: Wi-Fi, 3G/4G, Bluetooth 5, USB, NFC e GPS
  • Sistema operacional: iOS 12
  • Dimensões : 150,9 x 75,7 x 8,3 mm
  • Peso: 194 gramas
  • Cores disponíveis: Preto, vermelho, amarelo, azul, coral e branco
  • Recursos extras: Face ID, proteção IP67, carregamento sem fio e carregamento rápido

iPhone XR: detalhes sobre o aparelho

O iPhone XR ainda traz pontos bastante interessantes para os dias atuais, mas tem alguns fatores negativos que vieram se criando com o decorrer das gerações.

Pontos positivos:

  • Tem um design atrativo, mas um pouco ultrapassado
  • Bateria entrega autonomia de 15 horas
  • Câmera única ainda entrega fotos de boa qualidade
  • Processador mostra um bom desempenho nos dias atuais
  • O iPhone XR foi um dos primeiros a ter Face ID

Pontos negativos:

  • Tela com baixa resolução e sem tecnologias adicionais
  • Não tem entrada P2 para fone de ouvido e nem slot para cartão de memória
  • Não tem o 3D Touch

iPhone XR é a prova d'água?

O iPhone XR é a prova d’água e traz a certificação IP67, que garante proteção contra água em até um metro de profundidade por 30 minutos. É válido lembrar que é uma proteção apenas contra água doce, não sendo recomendado molhá-lo com água salgada.

Design atrativo, mas ultrapassado em relação às novas gerações

O iPhone XR foi um dos primeiros a chegar com o notch (Foto: Kaspars Grinvalds / Shutterstock)

O iPhone XR segue o design dos iPhones X e XS. A estética mais futurista marca o aparelho, que conta com tela de bordas mínimas. O modelo também tem um notch na parte frontal, aquele recorte que permite aumentar a área do display sem comprometer as dimensões do smartphone.

Para quem gosta de personalizações, é possível encontrar o iPhone XR com seis cores diferentes na parte traseira: branco, preto, coral, vermelho, amarelo e azul.

Comparado aos modelos mais recentes, o XR já passa a ter um design um pouco ultrapassado, principalmente devido ao tamanho dos entalhes. Apesar disso, não é uma diferença grande e não deve ser um fator decisivo em uma possível escolha de compra.

Bateria: iPhone XR tem 2942 mAh para mais de 1 um dia de uso

Os iPhones tiveram um histórico negativo em relação às suas baterias durante um tempo, mas as coisas começaram a mudar no iPhone XR. Na época, os fãs já ficaram animados quando a Apple confirmou que o aparelho dura uma hora e meia a mais do que o iPhone 8 Plus.

Na prática, a bateria do iPhone XR permite autonomia de funcionamento por 15 horas seguidas, em caso de navegação via Wi-Fi. Em uso convencional, essa autonomia se converte a um dia de uso sem grandes problemas.

Na hora de carregar, uma carga de apenas 30 minutos garante o uso da mesma forma por 7 horas (com carregador rápido de 30W ou superior, vendido separadamente). O modelo também tem a tecnologia de carregamento sem fio.

Bateria do iPhone XR é duradoura e ainda tem suporte ao carregamento sem fio (Foto: Shutterstock)

Câmera: iPhone XR tem uma lente, mas de qualidade

A Apple vinha apostando em câmera dupla, mas o XR acabou retornando ao modelo de lente única. A câmera do iPhone XR possui um sensor de 12 MP, abertura f/1.8, foco automático por detecção de fase e estabilização óptica, que deixa as fotos e vídeos sem aqueles tremidos naturais.

O aparelho fez 101 pontos na avaliação do DXOMARK, site especializado em fazer testes nas câmeras de celulares. Mesmo com cinco anos de lançamento, a câmera do iPhone XR ainda consegue bons resultados, similar a outros modelos mais recentes.

A câmera do iPhone XR faz bonito na hora de tirar fotos (Foto: Hadrian / Shutterstock)

As fotos ficam nítidas, principalmente, em ambientes com boa iluminação. Ele também faz selfies de extrema qualidade e com o efeito bokeh, que é justamente a técnica de fotografia que deu origem ao Modo Retrato.

Além disso, a qualidade de gravação de vídeos impressiona, já que o aparelho filma em 4K a 60 FPS, resolução que ainda hoje é adotada nos aparelhos mais recentes da Apple.

Processador: iPhone XR é equipado com o A12 Bionic

O processador do iPhone XR é o A12 Bionic, o mesmo utilizado nos modelos mais poderosos da marca lançados naquela época. Esse chip é hexa-core, alcança até 2,5 GHz e tem fabricação em 7 nanômetros, o que o deixa mais rápido e eficiente.

O Apple A12 Bionic tem um bom desempenho e é otimizado pelo iOS 14 (Foto: N.Z.Photography / Shutterstock)

Segundo a Apple, a melhora para a geração anterior, o iPhone 8, foi de 15%. Ao todo, são 2 GB de memória RAM e versões com 64 GB, 128 GB ou 256 GB de armazenamento interno.

O iPhone XR chega com iOS 12 instalado, mas tem suporte já para fazer a atualização automática para o iOS 16, sistema mais atualizado que chega com várias otimizações e novas ferramentas.

Face ID: iPhone XR foi um dos primeiros com recurso

A câmera frontal do iPhone XR se destaca também por conta do Face ID. Suas funcionalidades são aquelas já conhecidas: desbloqueio por identificação facial, além de autorização de compras e logins em diferentes contas.

O Face ID também deixa fazer selfies com o Modo Retrato, já que funciona como um sensor de profundidade, permitindo destacar um objeto ou pessoa do fundo da imagem.

Qual o tamanho da tela do iPhone XR?

O iPhone XR tem uma tela de 6,1 polegadas, um tamanho que ainda é padrão nos modelos “convencionais” de celulares da Apple e tende a agradar os consumidores, pois não é pequeno, mas também não chega a ser “tijolão”, como os usuários gostam de chamar.

A Apple abriu mão da tecnologia OLED no iPhone XR, justificando a adoção da tela de LCD como uma forma de baratear os preços do aparelho. Entretanto, isso acaba implicando em menos tempo de bateria no iPhone XR, já que essa tela gasta mais energia do que os painéis OLED.

Ausência da entrada de fone de ouvido (P2)

iPhone XR tem apenas a entrada Lightning para fones de ouvido (Foto: Shutterstock)

A tradicional entrada P2 não aparece no iPhone XR. Isso significa que você não poderá aproveitar algum fone de ouvido que você já tenha com esse tipo de conexão, a menos que use um adaptador.

O aparelho vem com os earpods tradicionais da Apple. No entanto, apenas com o conector Lightning, a entrada tradicional para carregadores da fabricante.

Sem 3D Touch

Presente nos lançamentos anteriores, o 3D Touch era um destaque nos modelos da Apple. No entanto, o iPhone XR não deu continuidade a essa função. Na prática, o ato de tocar na tela com diferentes níveis de pressão possibilitava comandos inteligentes em diferentes apps.

A empresa acabou substituindo a função pelo toque tátil, que veio sendo aprimorado de lá para cá. Em 2019, a Apple parou de vez com o 3D Touch, mas nunca falou sobre o motivo de ter deixado de implementar essa função.

iPhone XR vem com carregador?

A boa notícia é que o iPhone XR ainda é um dos modelos de celulares da Apple que vem com carregador na caixa. Além do cabo USB e carregador em si, o aparelho também acompanha um fone earpods, manuais, adesivos e chave para abrir a gaveta de chip.

Qual a diferença do iPhone X para o iPhone XR?

O iPhone XR chega com um processador mais moderno e potente, além de uma tela levemente maior. A bateria também é maior, mas como pontos negativos, o aparelho tem uma câmera a menos que o iPhone X, além de ter dado um passo para trás na tecnologia da tela e não contar com o 3D Touch.

Quanto custa um iPhone XR?

Esse é o principal ponto negativo do iPhone XR. Isso porque, mesmo quatro anos após o lançamento, seu preço continua alto. Com o lançamento da linha iPhone 14, em 2022, o valor chegou a cair um pouco, mas ainda está caro para um celular de 2018.

O modelo mais barato do iPhone XR custa *R$ 2.154, um valor muito alto considerando que ele é um aparelho de 2018.

*Alerta de flutuação de preços. Valores coletados em 24/02/2023.

iPhone XR vale a pena em 2023?

Apesar de ainda ser bastante buscado, o iPhone XR não é mais uma indicação. No momento, o iPhone mais antigo que indicamos é o iPhone 12, que tem atualmente o melhor custo benefício da fabricante.

Uma outra opção que se destaca na relação custo-benefício, e que é uma compra melhor que o iPhone XR, é o iPhone SE 3, lançado em 2022. Ele se destaca por ter o mesmo processador usado na linha 13 do iPhone.

Outras opções para quem busca um iPhone

Acima citamos o iPhone 12 e iPhone SE 2022 como modelos para quem busca iPhones com um preço um pouco mais acessível. No entanto, pensando a longo prazo, pode ser uma boa opção investir em opções mais recentes.

A linha de iPhones 13 da Apple traz melhorias consideráveis, principalmente em câmeras, e ainda conta com um processador que é usado até na geração atual.

Outra boa opção é o iPhone 14, lançado em 2022. Esse modelo está mais inteligente, econômico e é uma ótima opção para aqueles que buscam o iPhone mais atualizado do momento.

Ferramentas Buscapé

Se você quer comprar o iPhone XR pelo melhor preço, saiba que o Buscapé tem muitas ferramentas para te ajudar. Primeiro instale a extensão para navegador do Buscapé. Ela te dá acesso ao Cashback, para ter uma graninha de volta para gastar como quiser.

Tem ainda o Histórico de Preços que te deixa por dentro das mudanças de preço do produto, e o Alerta de Preço que te avisa quando o produto estiver com o preço que deseja pagar.

O Buscapé tem também uma página com muitos cupons de desconto para te ajudar a economizar ainda mais, e os especialistas Buscapé para tirar todas as dúvidas antes de finalizar a compra!

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!