Zoom indica em Celular e Smartphone

iPhone XR vs iPhone 7: compensa trocar para o novo iPhone?

Está pensando em trocar seu iPhone 7? Descubra se o iPhone XR é a melhor opção!

iPhone XR vs iPhone 7
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

O novo iPhone XR vai chegar às lojas dois anos após o lançamento do iPhone 7, e promete ser uma boa opção para quem quer um smartphone Apple mas não faz questão de ter aparelhos mais avançados da marca, como o iPhone X e o iPhone XS.

Se você está pensando em comprar um novo iPhone, deve ter ficado na dúvida: o iPhone 7 ainda vale a pena? E se você já tem um iPhone 7, vale a pena trocar para o novo modelo?

Para te ajudar a decidir, comparamos as principais especificações dos dois aparelhos. Dá uma olhada!

 

iPhone XR

iPhone XR

iPhone 7

iPhone 7

Tela 6.1" Liquid Retina LCD (1792 x 828 pixels) 4.7" Retina LCD (1334 x 750 pixels)
Processador Hexa-Core (A12 Bionic) com processador neural Quad-core (A10 Fusion)
Memória RAM Não especificada 2GB
Armazenamento 64GB, 128GB ou 256GB 32GB, 128GB ou 256GB
Conectividade 4G, 3G e Wi-Fi 4G, 3G e Wi-Fi
Aceita cartão de memória Não Não
Dual chip Não Não
Resistente à água e poeira Sim (IP67) Sim (IP67)
Leitor de digital Não Sim
Reconhecimento facial Sim Não
Câmera traseira 12MP (abertura de f/1.8) com estabilização óptica 12MP (abertura de f/1.8) com estabilização óptica
Câmera frontal 7MP (abertura f/2.2) 7MP (abertura de f/2.2)
Filma em 4K (60FPS) 4K (30FPS)
Bateria Não especificada 1.960 mAh

Com visual mais moderno e quase sem bordas, iPhone XR ganha em design

O iPhone 7 foi o primeiro smartphone da Apple com proteção contra água IP67 e sem entrada para fones de ouvido, tendência que permanece até hoje. Fora isso, ele é praticamente igual ao iPhone 6S, com estrutura de metal, tela de 4.7 polegadas na proporção 16:9 e bordas grossas na parte da frente.

Já o iPhone XR tem um visual bem mais moderno, com uma tela de quase sem bordas, o polêmico notch e traseira com acabamento em vidro. Nesta versão, o leitor biométrico foi substituído pelo FaceID, reconhecimento facial da Apple.

Design do iPhone XR

Tela grande é um dos destaques do iPhone XR

Falando na tela, outra vantagem do iPhone XR sobre o iPhone 7 é o tamanho do display. O iPhone XR vem com um painel LCD de 6.1 polegadas em proporção 18:9 e resolução 1.792 x 828 pixels, que a Apple chama de "Liquid Retina".

Ela é bem maior que a tela LCD de 4.7 polegadas (1334 x 750 pixels) do iPhone 7, mas ambas têm a mesma densidade de pixels, ou seja, a nitidez das imagens não deve mudar muito.

O iPhone XR vem equipado com um processador mais potente e inteligência artificial

A cada geração de iPhones, a Apple lança um novo processador com mais poder de fogo e melhor gerenciamento de bateria.

Desta vez, não foi diferente: o iPhone XR vem equipado com o poderoso processador A12 Bionic, que vem com uma arquitetura mais recente e um processador neural de oito núcleos dedicado para tarefas de inteligência artificial.

Já o iPhone 7 vem com um processador A10 Fusion, de apenas quatro núcleos, e 2GB de RAM. Até hoje, o aparelho dá conta da maioria dos aplicativos da App Store sem problemas, mas ele tem menos poder de fogo para lidar com tarefas muito pesadas ou games com gráficos muito exigentes.

O pós-processamento é o destaque das câmeras do iPhone XR

No papel, as especificações das câmeras do iPhone 7 e do iPhone XR são bem parecidas: ambos contam com lentes traseiras de 12MP com abertura de f/1.8 com estabilização óptica (OIS), e câmeras frontais de 7MP.

No entanto, o processador mais rápido do iPhone XR promete ajudar bastante no pós-processamento das imagens, com cliques mais rápidos e inteligência artificial para combinar fotos com diferentes exposições, processo chamado de Smart HDR, que deve ajudar em cliques contra a luz do sol ou em outras condições desfavoráveis.

Camera iPhone XR

A inteligência artificial também permite separar o objeto da foto do plano de fundo para fazer o efeito Retrato, .

Além disso, o sensor da câmera do iPhone XR captura fotografias com pixels maiores, de 1.4μm, o que resulta em imagens mais iluminadas.

Outro detalhe legal é que a câmera frontal do iPhone XR vem com o sensor de profundidade, então você pode usar os Animojis e os Memojis para enviar mensagens animadas para os seus contatos.

O iPhone 7 também vai receber o iOS 12!

Uma boa notícia para quem já tem o iPhone 7 é que ele vai receber a atualização para o iOS 12, versão atualizada do sistema operacional da Apple, que vem de fábrica com o iPhone XR.

O software vem com melhorias em desempenho e estabilidade, além de algumas funções interessantes, como atalhos personalizáveis para a assistente pessoal Siri, uma galeria mais inteligente e mais opções para configurar o uso de bateria e o modo "Não perturbe".

E o preço?

Para quem quer comprar o primeiro iPhone, essa é a principal vantagem do iPhone 7. Ele já pode ser encontrado por valores bem mais em conta do que o seu preço de lançamento, e om o lançamento da nova geração de iPhones, a tendência é que o preço caia bastante nas próximas semanas.

Enquanto isso, o iPhone XR foi anunciado por 749 dólares, na versão de 64GB, e ainda não tem preços definidos no Brasil.

E aí? Vale a pena trocar o iPhone 7 pelo iPhone XR ou não?

Depende! Podemos dizer que o iPhone XR promete ser um ótimo aparelho, com design moderno e uma ficha técnica de respeito, e ele leva a melhor sobre o iPhone 7 em vários quesitos. Por isso, se você quer um celular mais potente ou com tela maior, o iPhone XR pode ser uma boa aposta.

Agora, é importante dizer que o iPhone 7 não é um celular ruim! Apesar de ser mais antigo, ele tem desempenho próximo dos smartphones top de linha atuais, câmeras de ótima qualidade e vai receber o iOS mais recente. Por isso, ele pode ser uma boa opção se você quer mudar do Android para o iOS ou trocar um iPhone 5S ou anterior.

Confira os preços do iPhone XR e do iPhone 7:

 

 

 

 

 


Leia também:

iPhone XS vs iPhone X: veja 6 novidades do lançamento da Apple

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone