Kwai: como funciona e como ganhar dinheiro no app de vídeos

Kwai é uma rede social de vídeos que promete pagar os usuários, mas será que o app é seguro? Veja como funciona o serviço e como ganhar dinheiro no app.

Aline BatistaRedatora

Publicado e atualizado 10 min. de leitura.

Compartilhe:

Kwai é um aplicativo de compartilhamento de vídeos para baixar gratuitamente em celulares Android e iPhone (iOS). O app chinês oferece ferramentas completas para edição e publicação de vídeos curtos, com até um minuto. Mas ele também funciona como uma rede social e permite interação com outros usuários.

Além disso, o Kwai tem uma proposta diferente e promete pagar aos usuários para que eles usem o serviço. Por isso, desde o último ano, tem feito sucesso no Brasil. Mas o Kwai dá dinheiro de verdade? É seguro usar o aplicativo? A seguir, nós explicamos o que é o Kwai e tudo que você precisa saber sobre a rede social.

Kwai é uma rede social de vídeos curtos (Foto: Shutterstock)
Kwai é uma rede social de vídeos curtos (Foto: Shutterstock)

Neste artigo, você vai ler sobre:

  • O que é Kwai
  • Como usar o Kwai
  • Como ganhar dinheiro no Kwai
  • Como usar Kwai no PC
  • Kwai é seguro?

Kwai: o que é?

O Kwai tem origem no aplicativo chinês "Gif Kuaishou". Ele foi lançado em março de 2011 para que os usuários pudessem criar e compartilhar GIFs. Em novembro de 2012, a desenvolvedora Beijing Kuaishou Technology Co Ltd. resolveu transformá-lo em um aplicativo para compartilhamento de vídeos. Dois anos depois, o app foi renomeado para Kwai. Esse nome utilizado é internacionalmente (na China, é chamado de Kuaishou).

Na China, o sucesso do Kwai foi rápido. Em junho de 2015, o app chegou a bater as marcas de 100 milhões de usuários e de 2,6 milhões de vídeos carregados em um único dia. No entanto, seu lançamento internacional ocorreu apenas em 2017.

Aqui no Brasil, a rede social também emplacou rápido. Dois anos após o lançamento, ela já tinha 12 milhões de usuários ativos por dia. Segundo dados de abril de 2021 da publicação LABS, o Kwai registrou 26 milhões de usuários ativos por mês no Brasil, no primeiro trimestre de 2021.

Kwai já tem mais de 26 milhões de usuários ativos por mês no Brasil (Foto: Shutterstock)
Kwai já tem mais de 26 milhões de usuários ativos por mês no Brasil (Foto: Shutterstock)

Kwai vs TikTok

O principal concorrente do Kwai é o TikTok, outra rede social chinesa para compartilhar vídeos curtos. Os apps têm algumas semelhanças. Entre elas, estão a variedade de recursos de edição de vídeos, possibilidade de seguir outras pessoas, realizar desafios e ganhar dinheiro assistindo aos vídeos, como falaremos mais para frente.

No entanto, o app rival ganha no número de usuários ativos por mês, somando mais de 689 milhões. Conhece o principal concorrente do Kwai? Saiba tudo sobre o TikTok.

Kwai: como funciona?

Além de oferecer recursos para criação e edição de vídeos, o Kwai também funciona como uma rede social. Dessa forma, é possível seguir e interagir com outros perfis. Você pode, por exemplo, curtir os vídeos, favoritar as hashtags preferidas e compartilhar as publicações em outras redes, como WhatsApp, Facebook e Instagarm.

Em relação aos vídeos, é possível produzir gravações com até 57 segundos. Dá para fazer pausas para cortar as cenas também. Além disso, o app oferece recursos de edição para melhorar os clipes. Há filtros, músicas, adesivos e ferramenta de texto disponíveis. Também há a possbilidade de publicar apenas uma foto ou criar uma montagem combinando várias imagens.

Algoritmo do Kwai promete distribuir os vídeos de forma mais justa (Foto: Shutterstock)
Algoritmo do Kwai promete distribuir os vídeos de forma mais justa (Foto: Shutterstock)

Um dos diferenciais do Kwai em relação a outras redes sociais é seu algoritmo. Ele promete uma melhor distribuição dos conteúdos. De acordo com a plataforma, até mesmo os produtores de conteúdo com poucos seguidores conseguem atingir um grande número de usuários.

Dessa forma, mais pessoas assistem ao vídeo, e ele tem mais chances de viralizar. Além disso, o sistema de recomendações do app é mais aberto e mostra publicações de diversos tipos para os usuários.

Kwai: baixar o app

O Kwai é um aplicativo grátis. Ele está disponível para celulares Android e iPhone (iOS). Para baixar, basta apenas acessar as lojas de aplicativos ou fazer o download nos links a seguir:

Kwai: baixar app no Android e iPhone é um processo simples e gratuito (Foto: Arte/Zoom)
Kwai: baixar app no Android e iPhone é um processo simples e gratuito (Foto: Arte/Zoom)

Como usar o Kwai

Logo após baixar o Kwai, você já consegue acessar o aplicativo e visualizar os vídeos no feed. Para isso, não há necessidade de fazer login. No entanto, para postar suas publicações e interagir com outros usuários, é preciso se cadastrar.

Como criar conta no Kwai

Para entrar no Kwai, você deve acessar o ícone de conta no canto inferior direito. Então, selecione como você vai fazer login. É possível usar o perfil do Facebook, sua conta Google ou o número de telefone para concluir o cadastro.

Em nossos testes, optamos por fazer login com o número do celular. O aplicativo envia um código de verificação e, depois, você precisa definir um nome de usuário e uma senha para a sua conta.

Em seguida, você deve acessar o seu perfil e tocar em "Editar perfil" para adicionar as demais informações. É possível definir uma foto para seu perfil, adicionar uma bio e incluir links dos seus perfis no Instagram e YouTube. Quanto mais completa estiver a descrição do seu perfil, mais atraente ele vai ficar. Ou seja, mais chances você tem de conseguir novos seguidores.

Você pode usar conta do Facebook, Google ou número de celular para criar um perfil no Kwai (Foto: Arte/Zoom)
Você pode usar conta do Facebook, Google ou número de celular para criar um perfil no Kwai (Foto: Arte/Zoom)

No ícone em formato de casa, na barra inferior, você pode assistir aos vídeos do Kwai. Basta rolar o feed para ir alternando entre as publicações. Uma característica interessante é que a rede social divide as abas entre "Seguindo", com contéudos de pessoas que você segue, e "Descobrir" e "Para você", que permitem conhecer novos influenciadores e vídeos. Você ainda pode usar o botão de lupa para encontrar um perfil específico.

Kwai mostra vídeos de pessoas que você segue, mas também tem conteúdo recomendado (Foto: Arte/Zoom)
Kwai mostra vídeos de pessoas que você segue, mas também tem conteúdo recomendado (Foto: Arte/Zoom)

Como postar vídeos no Kwai

Postar vídeos no Kwai é fundamental para manter seu perfil ativo e engajar seu público. O app oferece todas as ferramentas de edição necessárias para deixar seu conteúdo bem completo e atraente. Só é preciso respeitar o limite de 57 segundos.

Para gravar um vídeo, toque no botão de câmera, na barra inferior. Agora, selecione se você vai fazer uma foto, uma montagem de fotos ou se vai gravar um vídeo curto, de 11 segundos, ou um mais longo, de até 57 segundos.

Depois, toque no botão de obturador e comece a gravação. Se você tocar novamente nesse botão, ele vai parar a gravação. Dessa forma, é possível fazer pequenos cortes entre as cenas. Há ainda as opções de filtros de embelezamento, efeitos divertidos, alterar a velocidade da gravação e trocar a câmera.

Kwai: app oferece recursos de criação e edição de vídeos (Foto: Arte/Zoom)
Kwai: app oferece recursos de criação e edição de vídeos (Foto: Arte/Zoom)

Depois, toque em "Próximo" para fazer os ajustes finais na gravação. Nessa etapa, é possível escolher um filtro para seu vídeo, definir uma música que será usada como trilha sonora, aplicar adesivos e escolher um trecho do clipe que será usado como capa. Além disso, dá para adicionar textos e um mosaico.

Após fazer todas as alterações, toque novamente em "Próximo" e defina os detalhes da publicação. É possível escrever uma legenda, marcar amigos e adicionar hashtags e localização. Por fim, toque em "Compartilhar", na barra inferior do Kwai.

É possível adicionar localização, hashtags e marcar amigos antes de compartilhar vídeo no Kwai (Foto: Arte/Zoom)
É possível adicionar localização, hashtags e marcar amigos antes de compartilhar vídeo no Kwai (Foto: Arte/Zoom)

No Kwai, você pode compartilhar detalhes do seu dia a dia, participar dos desafios, reproduzir memes e soltar a criatividade para explorar os recursos da rede. Vale ressaltar que o app também oferece a opção "Álbum", que permite procurar vídeos e fotos da galeria e fazer as edições a partir deles.

Veja as melhores dicas para editar vídeos no Kwai e também no TikTok:

Kwai: como baixar vídeos

Alguns usuários podem querer baixar vídeos do Kwai para compartilhar com os amigos ou deixar salvo no celular. A vantagem é que o próprio aplicativo oferece esse recurso. Dessa forma, você não precisa recorrer a aplicativos extras para fazer o download.

Para baixar vídeos no Kwai, basta abrir a publicação e tocar no ícone de seta, na parte superior da tela. Depois, o aplicativo vai fazer o download e salvar o vídeo na galeria.

Kwai tem recurso nativo para baixar vídeos (Foto: Arte/Zoom)
Kwai tem recurso nativo para baixar vídeos (Foto: Arte/Zoom)

Do lado do ícone de download, fica um ícone com de WhatsApp que permite compartilhar aquela publicação do Kwai com outras pessoas. Basta tocar para abrir as opções de aplicativos. Você pode enviar o vídeo pelo WhatsApp, Facebook, Instagram, pelo próprio Kwai ou apenas copiar o link.

É possível enviar vídeos do Kwai para amigos por outras redes sociais (Foto: Arte/Zoom)
É possível enviar vídeos do Kwai para amigos por outras redes sociais (Foto: Arte/Zoom)

Kwai: ganhar dinheiro

Um dos fatores que ajudou na popularização do Kwai no Brasil é a possibilidade ganhar dinheiro com o app. Em 2021, o aplicativo lançou uma campanha chamada Kwai Golds, que oferece moedas virtuais para os usuários que completarem as determinadas missões, como assistir a vídeos ou convidar amigos. Essas moedas são trocadas por dinheiro de verdade, que pode ser recebido via Pix ou transferência bancária. Cada 10 mil Kwai Golds equivalem a R$ 1.

Kwai dá dinheiro de verdade?

Sim, o Kwai dá dinheiro de verdade. Contudo, não é tão fácil quanto parece. Para isso, o usuário precisa cumprir algumas missões. Uma delas é convidar outros amigos para o aplicativo. Aliás, essa é a que promete dar mais dinheiro, mas os valores podem variar conforme a campanha em andamento. Cada pessoa tem um código de convite, e os novos usuários devem adicionar esse número para que quem convidou receba seus Kwai Golds.

Além de convidar os amigos e convencê-los a baixar o Kwai, também é preciso fazer com que essas pessoas engajem no app e acessem diariamente. Como já falamos, o valor varia conforme a campanha atual, mas o app chega a prometer até R$ 2.400 se 15 amigos baixarem e usarem a rede social com frequência, cumprindo seus respectivos desafios.

Kwai promete dar dinheiro para usuários que cumprirem as missões (Foto: Shutterstock)
Kwai promete dar dinheiro para usuários que cumprirem as missões (Foto: Shutterstock)

Outras formas de ganhar Kwai Golds incluem fazer check-in no app todo dia, assistir a uma quantidade de vídeos determinada e cumprir os desafios que aparecem no Kwai.

Nas redes sociais, é possível ler relatos de usuários que dizem ganhar muito dinheiro por dia com o aplicativo. Eles ainda fazem questão de divulgar seus códigos de convite para que mais pessoas acessem o Kwai.

Por outro lado, também é possível encontrar diversas reclamações de usuários que tiveram problemas para resgatar o dinheiro e acusam o app de propaganda enganosa. Nós recomendamos que você leia o FAQ, com todas as regras do serviço, para utilizá-lo da melhor maneira.

Para fazer saques, é preciso acumular os seguintes valores: R$ 1,50, R$ 5,00, R$ 10,00 ou R$ 20,00. Além disso, o usuário deve ser maior de 18 anos e ter uma conta bancária em seu nome. Em nossos testes, não chegamos a acumular saldo suficiente para fazer o resgate no Kwai. Também não conseguimos inserir o código de convite de outro usuário no momento de cadastro no app.

Kwai Golds parou de funcionar: o que fazer?

Antes de tudo, você precisa saber que o Kwai Golds tem um limite diário. Ou seja, chega um momento do dia em que ele para de carregar novas moedas. Além disso, o Kwai pode penalizar os usuários que tentarem burlar as regras para conseguir mais dinheiro.

Por isso, se o seu Kwai Golds parou de funcionar, a melhor alternativa é entrar em contato com o aplicativo para entender o que está acontecendo. Você pode fazer isso por meio das configurações do app, na opção "Suporte".

Kwai Golds são as moedas virtuais dos usuários do Kwai (Foto: Shutterstock)
Kwai Golds são as moedas virtuais dos usuários do Kwai (Foto: Shutterstock)

Kwai para PC

O aplicativo do Kwai não está disponível para PC, nem mesmo em versão web. Por isso, para assistir aos vídeos da plataforma pelo computador, é preciso usar um emulador, como o Bluestacks. Esses programas simulam a interface de um celular Android no PC, permitindo acessar apps que só estão disponíveis para smartphone.

Como usar Kwai no PC

Para usar Kwai no PC, primeiro, acesse a página de download do Bluestacks. Faça o download do programa no seu computador. Depois, abra o serviço e faça login na sua conta Google, que pode ser a mesma utilizada no celular Android.

O app vai abrir uma interface muito similar à Play Store. Pesquise por "Kwai" e instale o aplicativo. Depois, é só fazer login no app e usá-lo normalmente, como se estivesse em um smartphone.

Kwai funciona no computador com a ajuda de um emulador (Foto: Shutterstock)
Kwai funciona no computador com a ajuda de um emulador (Foto: Shutterstock)

Kwai é seguro?

Por conta dessa política de dar dinheiro para os usuários, muitas pessoas se questionam se o Kwai é seguro. O que podemos afirmar é que, até o momento, não há registros de que o Kwai tenha sido usado para espionagem ou de que represente algum perigo para a segurança dos seus usuários.

De qualquer forma, quando se trata de internet, todo cuidado é pouco. Por isso, fique atento às informações que você compartilha na rede. Também tome cuidado com golpes que criam falsas expectativas sobre a oportunidade de enriquecer ou ganhar muito dinheiro com o aplicativo. Criminosos podem usar essa possibilidade como isca para conseguir informações pessoais ou bancárias e aplicar golpes.

Se você quiser conhecer outras redes sociais, além do Kwai e do TikTok, já citado anteriormente, recomendamos o Clubhouse, app que permite apenas interações por áudio, e o Skoob, uma rede social para leitores. Os tradicionais aplicativos do Facebook e o Instagram, rede social de vídeos e fotos também são sempre boas opções para se distrair no celular.

Celulares e outros para produzir conteúdo para o Kwai

Se vocêr quer produzir conteúdo para o Kwai, talvez seja importante ter um bom celular no quesito filmagem. Abaixo, algumas listas que vão te ajudar a encontrar o melhor produto para você.

Abaixo, algumas ofertas de aparelhos bons para produzir vídeos para o Kwai em várias faixas de preço:

Veja também outros dispositivos que podem te ajudar a se tornar produtor de conteúdo para o Kwai: