A Qualcomm anunciou o lançamento do Snapdragon 855, seu novo processador de 7 nanômetros para celulares. O maior destaque fica por conta da compatibilidade com redes 5G, o que significa que os smartphones que contarem com esse chipset poderão ter acesso às redes mais velozes de internet móvel, quando disponíveis.

Além disso, o componente promete melhor gerenciamento de energia no processamentos de jogos e também deve ajudar a melhorar a experiência de recursos com realidade aumentada e virtual.

Ficou curioso? A seguir, entenda mais sobre as novidades do Snapdragon 855!

Leia também: Galaxy M: conheça os primeiros rumores sobre os novos celulares Samsung.

Internet mais rápida com o Snapdragon 855

O processador da Qualcomm vem com o modem X24 4G LTE embutido para conexões rápidas nas redes atuais. No entanto, as fabricantes de celulares podem combinar o Snapdragon 855 com outro lançamento, o modem X50 5G, obtendo um resultado de velocidade até 20 vezes maior do que os modems atuais. Essa opção também permite que os usuários se conectem simultaneamente a redes 4G e 5G.

Entretanto, vale o alerta: a implementação de redes 5G depende de uma série de outros fatores, como a infraestrutura da região, bem como disponibilidade por parte da operadora. Logo, não adianta apenas comprar um celular com processador compatível e esperar maior velocidade na conexão móvel.

Qualcomm Snapdragon 855

Melhor desempenho para games

O Snapdragon 855 tem oito núcleos de processamento. A CPU Kyro 485 tem velocidade máxima de 2,84 GHz, sendo até 45% superior à geração anterior.

A unidade de processamento visual Adreno 640 está 20% mais rápida e trabalha com tela integrada 4K HDR ou dois monitores externos 4K HDR para vídeos de realidade virtual em 360 graus e resolução 8K.

Com a Realidade Aumentada você pode procurar informativos de restaurantes na região que se encontra e criar histórias em vídeo para seus amigos enquanto edita e escolhe o melhor lugar para comer, tudo em tempo real.

Inteligência artificial aprimorada

O Snapdragon 855 traz a quarta geração de inteligência artificial da Qualcomm que rodará até 7 trilhões de operações por segundo, combinando ações de CPU, GPU e chip Hexagon 690 — três vezes mais potente do que o Snapdragon 845.

Na prática, podemos esperar maior velocidade ao rodar aplicativos que usam tecnologias de IA, como o Google Lens, que identifica lugares, objetos e textos com a câmera do smartphone

Sensor digital sob a tela

Sensor digital ultrassônico

Os primeiros celulares com o 3D Sonic Sensor devem chegar em 2019, permitindo que o leitor de digitais seja implementado sob a tela do smartphone. Uma evolução em relação aos celulares atuais.

A nova tecnologia usa o som para escanear os poros do seu dedo, fazendo uma leitura tridimensional profunda e precisa. Com o passar do tempo, o seu dispositivo reconhecerá os padrões da sua impressão digital, melhorando a velocidade, precisão e identificação.

Fotos e vídeos ainda melhores

Junto ao Snapdragon 855 foi lançado pela empresa o processador de imagem Spectra 380 com visão computacional, melhorando o reconhecimento de profundidade nas fotos e vídeos 4K, rodando 60 quadros por segundo. Assim, os usuários escolhem os objetos que querem deixar desfocados ao fundo depois que tirarem as fotos.

Para formatos de imagem HEIF e HEVC, o acelerador de hardware aceita que o seu celular armazene fotos e vídeos com metade do tamanho do arquivo, várias imagens e vídeos no mesmo arquivo e dados de visão do computador correspondente.

O Cinema Experience, decodificador de hardware avançado da Qualcomm, trabalha melhor com menos consumo de energia, oferecendo experiência de cinema. A economia de energia é de até 7 vezes para assistir vídeos, além de reproduzir conteúdo HDR de última geração (HDR10 +, Dolby Vision) no seu celular.

Para os jogadores online, a tecnologia 5G e Wi-Fi de 60GHz manterá uma conexão estável durante o jogo, pois, o Snapdragon Elite Gaming Experience oferece suporte Vulkan 1.1 e HDR, além de exibir 1 bilhão de cores e redução na queda de frames em 90%.

Tem renderização baseada na física, em que os objetos são recriados imitando a aparência, sensação, profundidade e material da realidade, proporcionando visuais realistas e profundamente dimensionais.

Celulares que usarão o Snapdragon 855

Design do Lenovo Z5 Pro GT

Entre as marcas mais populares, a Lenovo saiu na frente ao apresentar o Lenovo Z5 Pro GT com Snapdragon 855 em dezembro de 2018.

A previsão é de que a maioria dos smartphones top de linha em 2019 venham com esse componente, como, por exemplo, o Samsung Galaxy S10, que tem lançamento previsto para o primeiro trimestre de 2019.

Leia também:

Mais sobre o /deumzoom: