O próximo celular premium da Sony deve chegar ao mercado em 2019 e já ganhou uma data de lançamento. A marca fará seu anúncio oficial durante a Mobile World Congress (MWC) 2019, em Barcelona, no dia 25 de fevereiro.

Provavelmente chamado de Sony Xperia XZ4, o modelo ainda não teve muitos detalhes de suas características divulgados. Porém, a marca já anunciou que uma possível versão mais simples, que estava sendo chamada de XZ4 Compact, foi cancelada.

Alguns rumores já circulam na mídia especializada. Entre os destaques, está o processador Snapdragon 855 que deve proporcionar um desempenho nunca visto antes em um telefone com Android.

A seguir, saiba mais detalhes sobre a possível ficha técnica do Sony Xperia XZ4.

Possível traseira do Xperia XZ4

Xperia XZ4 com Snapdragon 855 promete altíssimo desempenho

De acordo com os rumores, o novo celular da Sony teria um dos mais potentes processadores já usados em um celular: o recém-lançado Snapdragon 855. Anunciado pela Qualcomm em dezembro de 2018, o Snapdragon 855 promete ser, pelo menos, duas vezes mais rápido do que seus principais concorrentes.

Testes feitos com o suposto Xperia XZ4 no AnTuTu (serviço que mede o desempenho de smartphones) revelam que, se confirmado, o smartphone será o mais rápido do mercado até o momento, ultrapassando o primeiro colocado Huawei Mate 20 Pro.

Outro ponto relevante em relação ao desempenho do processador é que ele é otimizado com a tecnologia Snapdragon Elite Gaming, que prepara os chipsets para rodar melhor os games mais pesados disponíveis.

Suporte a internet móvel 5G

O Snapdragon 855 também se destaca por ser otimizado para trabalhar com a conexão 5G. No momento, ainda não há conexão de Internet móvel 5G disponível em nenhum lugar do mundo. Porém, as empresas de tecnologia já correm para preparar seus processadores, modens, computadores e outros aparelhos para lidar com ela.

A Qualcomm acredita que o 5G será mais importante para o mercado do que o 3G ou o 4G foram, e esse processador é o resultado disso. Com ele, a empresa toma a dianteira na corrida pelo 5G e já está pronta para servir outras companhias que produzam tecnologias com essa conexão.

Qualcomm Snapdragon 855

Versões com 6 GB e 8 GB de RAM

Fluidez não será um problema para o smartphone top de linha da Sony. Os rumores indicam que o novo Xperia pode ter versões com 6 GB de RAM e 8 GB de RAM.

Como são poucos os smartphones no mercado com essa quantidade, o Xperia XZ4 pode se destacar como uma das máquinas mais potentes do ano que vem, se essas informações forem confirmadas.

Armazenamento de 64 GB a 256 GB expansíveis

Em relação ao armazenamento de dados (como aplicativos, fotos, vídeos e outros tipos de mídia), os rumores indicam que o novo Xperia pode ter de 64 GB a 256 GB de capacidade de armazenamento, expansíveis via microSD.

Xperia XZ4 deve trazer tela inédita com 6,55 polegadas

De acordo com as renderizações vazadas nas últimas semanas, o Xperia XZ4 pode ter incríveis 6,55 polegadas de tela, no formato 21:9, inédito para smartphones até o momento.

Xperia XZ4 deverá ter tela de 6,55 polegadas

O principal objetivo desses formatos é melhorar a experiência ao assistir a vídeos no celular, garantindo maior imersão. A proporção, no entanto, também favorece o aumento da tela sem sacrificar muito suas dimensões, o que favorece a pegada do aparelho.

Design diferenciado

Os rumores apontam para um XZ4 com bordas mais finas, para maior aproveitamento da tela, e sem entalhe (ou notch). Uma boa notícia para quem ainda torce o nariz para a abinha no alto do visor.

Xperia XZ4 deve contar com câmera tripla

Ao que tudo indica, o Xperia XZ4 pode ter três lentes na parte traseira. Seria a primeira vez que a Sony lança um smartphone com essa especificação. Segundo os rumores, seriam duas lentes de 16 MP e uma lente auxiliar de 5 MP.

Na parte frontal, o aparelho teria uma lente grande angular para tirar selfies. Nesse caso, a resolução esperada é de 24 MP.

Xperia XZ4 deverá ter câmera tripla traseira

Sensor biométrico lateral

Por enquanto, não se sabe onde a Sony instalará o leitor de impressões digitais para identificação biométrica do usuário. Alguns rumores apontam que esse sensor ficará na lateral do aparelho, enquanto outros supõem que ele estará na tela do smartphone – uma tendência que pode se popularizar em 2019 e já foi adotada pelo Moto Z3 Play e Galaxy A7 2018.

Maior bateria já vista em um celular da Sony

De acordo com boatos divulgados no Weibo (uma espécie de Twitter na China), o Xperia XZ4 pode ter a maior bateria que a Sony já colocou em um celular.

O rumor aponta que a bateria do aparelho será de 3.900 mAh. O máximo que um topo de linha da Sony já tinha usado era 3.540 mAh. Se essa informação se confirmar, o novo Sony Xperia pode ter uma bateria que fornecerá uma boa autonomia para mais de um dia de uso.

Preço e data de lançamento do Xperia XZ4

A data do anúncio oficial foi confirmada para o dia 25 de fevereiro, durante a Mobile World Congress, em fevereiro, em Barcelona. A apresentação está marcada para 8h30, horário local, ou 5h30 pelo horário de Brasília.

A fabricante ainda não divulgou a data de lançamento do Xperia XZ4 no Brasil, nem o preço do smartphone por aqui.

Ficha técnica do Sony Xperia XZ4 (especulada):

  • Tela de 6,55 polegadas e formato 21:9
  • Processador Qualcomm Snapdragon 855
  • Memória RAM de 6 GB ou 8 GB
  • Armazenamento de 64 GB ou 256 GB (expansíveis via microSD)
  • Câmera traseira tripla 16 MP + 16 MP + 5 MP
  • Câmera de selfies com lente grande angular de 24 MP
  • Android 9.0 Pie
  • Bateria de 3.900 mAh

Com informações: Gizchina e Concept Creator (YouTube)


Leia também:

Mais sobre o /deumzoom: